O que pensar antes de criar um blog
Existem alguns pontos que devemos pensar antes de criar um blog e que vão fazer muita diferença ao longo da sua trajetória. Colocar no ar é simples a questão é o que acontece depois.
Muita gente acorda um belo dia e resolve que vai ter um blog, que quer compartilhar a sua rotina e ainda tem os desavisados que acham que vão enriquecer de um dia para o outro. Se você pensa assim, pode parar, senta aqui e vamos conversar um pouquinho.
O que pensar antes de criar um blog
Qual é o seu objetivo com o blog?
A primeira coisa que você deve ter em mente é o objetivo a ser alcançado. A ideia é ter um projeto profissional que seja rentável ou apenas um hobby onde você vai aparecer e dar pinta de vez em quando?
Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.
Ter clareza sobre os seus objetivos com o blog vai influenciar em diversas outras decisões para frente, que vão desde a escolha do nicho, passando pela plataforma e indo até a sua frequência de posts e possibilidades de monetização.
Seu primeiro passo precisa ser pensar o que você quer com o seu blog.
Comprometimento
Quanto você pretende se dedicar ao seu projeto? O comprometimento de uma blogueira com o seu blog, vai definir o crescimento dele.
A sua meta é ganhar dinheiro? O objetivo é ter um blog profissional e rentável? Então é preciso enxergar como um negócio e dedicar tempo de estudo e trabalho para fazer a coisa acontecer e prosperar.
Plataforma
Em qual plataforma você vai hospedar o seu blog?
A primeira decisão é se você pretende ter um blog no Blogger, Wordpress ou Wix e aquela decisão sobre ser uma página profissional ou um hobby vai influenciar nesta parte.
Não sei como é a experiência com o Wix, mas o Wordpress tem ferramentas que nos possibilitam criar um blog profissional e rentável do que o Blogger.
Pesquise não apenas as informações sobre custos, mas também os benefícios e o suporte de atendimento ao cliente, essas coisas fazem diferença no nosso dia a dia e ter a quem pedir ajuda quando dá algum problema técnico ajuda muito.
Escolha do nicho
Quais assuntos você tem mais afinidade para abordar? Não basta apenas gostar, tem que ser algo que você realmente ame, pois este tema vai estar presente na sua vida 24hs por dia, 7 dias por semana. Hahaha!
O blog é um trabalho em tempo integral, mesmo quando tiramos folga, sempre surgem as ideias, alguma ligação com o que fazemos. Por isso o ideal é que a escolha seja feita baseada nas suas preferências e afinidades.
Não aconselho a escolher um nicho apenas focando financeiro, corre o risco de você cansar e acabar desistindo no meio do caminho.
Linguagem do texto
Que tipo de linguagem você vai usar? Isso é algo que varia de acordo com o seu tema e quem são os seus leitores. Alguns assuntos pedem uma escrita mais formal e outros te permitem ser mais descontraída e coloquial.
O ideal é que seja algo fácil e natural para você, afinal de contas vai se comunicar com pessoas que usem a mesma linguagem e tenham os mesmo interesses.
Esses são pontos importantes a serem pensados e analisados antes de criar um blog, tudo isso vai influenciar não apenas na escolha do nome, mas em outras também.
Faça uma lista, analise todos os pontos e se joga, ter um blog é coisa séria sim, mas também é muito divertido e animado.