Como usar o Pinterest para pesquisar tendências e inspirações para o blog
Se você é uma blogueira sempre em busca dos melhores conteúdos, precisa aprender a usar o Pinterest para pesquisar tendências e inspirações para o seu blog.
O Pinterest é uma plataforma de busca visual que permite aos usuários compartilhar e descobrir ideias, inspirações e tendências, por isso se tornou uma ferramenta poderosa para nós blogueiras e criadoras de conteúdo que estamos sempre em busca de novas inspirações e ideias para nossos projetos. E
Neste post, vou te mostrar como utilizar o Pinterest para pesquisar tendências de conteúdo e inspirações para o blog. Dar dicas de como encontrar conteúdo de alta qualidade, como identificar as tendências e como aplicá-las na hora de criar os seus próprios conteúdos.
Como usar o Pinterest para pesquisar tendências e inspirações para o blog
Comece por uma pesquisa ampla
Antes de começar a procurar inspirações específicas, é importante ter uma ideia geral do que está em alta no Pinterest. Para isso, você pode usar a aba Hoje, a própria plataforma já faz uma seleção dos melhores Pins de acordo com os temas que estão em alta em cada semana.
Como o Pinterest é uma plataforma de descoberta visual, a pesquisa por palavras-chave é muito importante, use as que estão relacionadas com o seu nicho e terá uma lista de imagens relacionadas àquele tema. Analise as imagens que aparecem nos resultados da pesquisa para obter insights sobre o que as pessoas estão procurando.
Analise as imagens
Como estamos falando de uma plataforma visual, as imagens são a principal forma de comunicação entre os usuários. Por isso, é importante analisar as imagens com cuidado para identificar as tendências. Observe as cores, padrões, estilos e elementos visuais presentes nas imagens que estão em alta.
Além dos resultados diretos da sua pesquisa, fique de olho também na lista de Pins relacionados ao conteúdo que você está visualizando. Essa é uma ótima maneira de encontrar inspiração para o seu conteúdo e descobrir tendências.
Use a ferramenta “Tendências”
O Pinterest possui uma ferramenta chamada “Tendências” que mostra quais são as palavras-chave e temas mais populares no momento. Ela ainda é pouco utilizada e se bem aproveitada, vai te ajudar a descobrir quais são as tendências que estão em alta no seu nicho ou área de interesse.
Crie pastas de inspiração e painéis temáticos
Depois de encontrar as tendências e inspirações que mais te interessam, crie uma pasta no Pinterest para salvar essas ideias. Dessa forma, você terá um lugar para reunir todas as suas inspirações e referências em um só lugar.
Ao agrupar Pins relacionados a um determinado tema em um único painel, você pode ter uma visão mais ampla sobre aquilo que está em alta no momento.
Siga influenciadores e concorrentes
Seguir influenciadores e concorrentes do seu nicho pode ajudar a obter insights valiosos sobre o que está em alta no momento e o que as pessoas estão procurando.
Analise os insights do Pinterest
O Pinterest oferece uma seção de insights que pode ser muito útil para blogueiras que buscam informações sobre o comportamento do usuário. Nessa seção, é possível analisar dados sobre o desempenho dos seus Pins e entender o que está funcionando e o que não está.
Acompanhar as métricas do seu conteúdo vai te ajudar a entender como a audiência se relaciona com o que você cria e compartilha, aproveite para investir mais tempo criando o que melhor funciona para com o seu público.
Clique AQUI e veja como usar o Pinterest Analytics.
Quando usamos o Pinterest para pesquisar palavras-chave, explorar Pins relacionados, analisar as tendências de cores, criar painéis temáticos, seguir influenciadores e concorrentes e analisar os insights da plataforma, é possível ter uma visão mais ampla sobre o que o seu público-alvo está buscando e criar um conteúdo que seja relevante e atraente.
Por isso usar o Pinterest para pesquisar tendências e inspirações para o seu blog é uma ótima forma de alinhar o seu conteúdo com o que anda em alta no momento e assim atrair cada vez mais leitores.
E aí? Você tem usado o Pinterest como fonte de pesquisa?