Os 10 mandamentos das blogueiras de sucesso
Depois de alguns anos blogando, estudando e fazendo muitas pesquisas, criei uma lista com os 10 mandamentos das blogueiras de sucesso.
Ser blogueira não é tão fácil como muitos imaginam, nos viramos nos 30 em diferentes momentos da nossa vida para dar conta de tudo e alcançar os nossos objetivos. E, nesta trajetória, devemos nos lembrar sempre de alguns pontos que vão fazer diferença no resultado do nosso trabalho.
Os 10 mandamentos das blogueiras de sucesso
1 – Respeitar os direitos autorais, não copiando o conteúdo da amiguinha.
Inspiração é diferente de cópia e devemos lembrar disso sempre.
É muito bom para o nosso trabalho que tenhamos diferentes inspirações, se forem de nichos diversos então, melhor ainda. Mas isso é diferente de sair por aí copiando o trabalho das pessoas.
Gostou do tema abordado? Da forma como a outra blogueira trabalhou determinado assunto, use como fonte de pesquisa, inspiração e faça do seu jeito, com a sua linguagem, colocando a sua experiência e identidade no conteúdo.
2 – Não se comparar com a fulana, cicrana ou beltrana, cada uma tem a sua jornada.
“A comparação é a métrica da infelicidade.”
Depois que me deparei com esta frase, muita coisa fez sentido na minha cabeça. Quando a gente se compara com alguém, só vemos o que ela alcançou e não pensamos em toda a sua trajetória, em todo o caminho que ela percorreu para chegar até ali e muitas vezes isso nos frustra.
Precisamos lembrar sempre que somos seres únicos, com histórias e experiências individuais e cada uma vai seguir um caminho até alcançar os seus objetivos.
Não fique comparando os seus bastidores com o palco daquela blogueira famosa, faça o seu trabalho, estipule as suas metas e corra atrás dos seus objetivos.
3 – Respeitar os seus leitores
Quem acompanha o seu conteúdo e valoriza o seu trabalho merece respeito, por isso, seja constante com suas postagens, dê atenção para quem está ali te apoiando.
Responda comentários, faça pesquisas para saber o que mais eles gostariam de ver do seu trabalho. Pense em como você gosta de ser tratada por quem segue e faça o mesmo com quem te segue.
4 – Tratar o seu blog como um trabalho e não como um hobby que você só aparece de vez em quando
Entenda que o blog é um trabalho sim e isso precisa partir de você. A gente deseja que as pessoas respeitem o que a gente a faz e para isso precisamos ter uma postura e sermos responsáveis com esta profissão que escolhemos.
Cumpra os prazos estipulados, tenha uma rotina de trabalho, seja profissional ao enviar, responder e-mails e no contato com marcas parceiras.
Não trate o seu blog como um hobby que você só posta quando dá vontade, quanto mais seriedade e compromisso você tiver com ele, maior será o seu crescimento.
5 – Estudar e estar sempre em busca de aprimorar o seu trabalho.
Trabalhamos com a internet, algo que se atualiza e cada segundo e precisamos acompanhar este movimento.
Procure por cursos que possam melhorar o seu trabalho, se atualize lendo as novidades, pense sempre, “como eu posso melhorar meu blog e outras redes”.
Uma coisa que a dança me ensinou foi a sempre dar o meu melhor em tudo o que faço e tenho certeza que vou levar isso para a minha vida.
6 – Não depender de “inspiração divina” para criar conteúdo.
Nem vem com essa de só escrever quando estiver inspirada, pode parar com essa história.
Tenha um banco ideias e o mantenha alimentado, super entendo que em alguns dias as coisas fluem melhor que outros, mas isso não pode ser uma condição para o nosso trabalho.
Quando estiver mais difícil criar conteúdo, tire um momento para respirar, esvaziar a mente e aproveite aquelas ideias que já estão encaminhadas lá no seu baú.
7 – Não usar as suas redes para falar mal e atacar o trabalho de outra pessoa.
Se tem uma coisa que acho muito feio nas redes sociais é quem fica usando o espaço para atacar outras pessoas.
Se você não curte o conteúdo da amiguinha, discorda da opinião dela ou simplesmente não vai com a cara dela, é só não acompanhar. Deixa ela seguir o caminho dela e você segue o seu.
Vamos respeitar as diferentes e fazer a internet um espaço de respeito mútuo e paz.
8 – Não mendigar por parcerias
No início é super comum que a gente fique ansiosa para fechar parcerias e acabamos aceitando qualquer coisa. Por mais difícil que seja recusar algumas propostas, não trabalhe com quem não valoriza o seu trabalho.
Eu já me meti em umas furadas e aprendi a valorizar o meu trabalho. Já fiz trabalho em que gastei mais para fazer o vídeo do que o valor do produto recebido e, em outro trabalho, cheguei a receber áudios em horários impróprios de um parceiro que claramente confunde influenciador com vendedor.
9 – Divulgar o seu trabalho em diferentes redes e plataformas.
Divulgue o seu trabalho sempre, não fique aí sentada esperando as coisas acontecerem como em um passe de mágica.
Use o Pinterest, Instagram Facebook, Youtube, Tik Tok, Twiter… escolha a plataforma onde o seu público alvo se faz mais presente e divulgue massivamente o seu blog.
O Maria na Cozinha começou a ter picos de crescimento depois que entendi que as pessoas usam o Pinterest para pesquisar receitas e investir em crescer na plataforma.
10 – Trabalhe por você e não pelos outros.
Faça por você, trabalhe para alcançar os seus objetivos.
Não crie um blog porque todas as suas amigas tem ou porque está moda, não faça de determinada maneira porque está todo mundo fazendo ou porque alguém falou que seria melhor.
Vamos ter muitas inspirações e pessoas vão nos ajudar em nossa trajetória sim, mas temos sempre que lembrar o porque começamos, quais são os nossos sonhos e objetivos.
Agora me conta uma coisa, você acrescentaria mais algum mandamento nesta lista? Me conte aqui nos comentários qual seria o seu 11° mandamento das blogueiras de sucesso.