erros das empreendedoras
Empreendedorismo

Os 5 maiores erros das empreendedoras iniciantes

Se aventurar no empreendedorismo não é uma tarefa fácil e pensando nisso preparei esta lista com os 5 maiores erros das empreendedoras iniciantes. Vou te confessar que já cometi todos eles.

Comecei as minhas aventuras como empreendedora aos 19 anos, na época assumi as aulas de ballet de uma escola da minha cidade (Niterói-RJ) e digo que tudo aconteceu meio no susto, sem nenhuma preparação. Mas foi bom, muito aprendizado e amadurecimento.

Anos depois comecei a empreender aqui no digital e bora para mais tropeços.

Pensando sobre essa minha jornada como empreendedora e como posso usar a minha experiência para ajudar outras blogueiras e empreendedoras digitais fiz esta lista com alguns erros que cometi e que tenho visto outras pessoas também caírem nestas ciladas e atrasarem o seu crescimento.

Os 5 maiores erros das empreendedoras iniciantes

1 – Acham que podem fazer tudo sozinhas

Se você é uma empreendedora raiz, deve ter começado fazendo tudo sozinha, se virando e jogando nas 11, isso é muito comum e está tudo bem. Mas para crescer de verdade é preciso entender que ninguém é bom em tudo e delegar tarefas vai ser essencial.

Não importa se o seu negócio é físico ou digital, a internet vai estar presente e investir em profissionais para cada área específica só vai te ajudar a chegar mais longe.

No meu caso por exemplo, eu mando bem quando o assunto é blog e Pinterest, mas não entendo nada de tráfego, meus designs são simples e a minha copy é falha, sabe o que fiz, me juntei com outras pessoas que entendem desses assuntos e nos ajudamos.

Mesmo que você ainda não tenha muito dinheiro para investir, fazer permuta de serviços pode ajudar você e seus parceiros a crescerem.

2 – Perdem tempo seguindo as dicas e conselhos de muitos gurus diferentes ao invés de focar em 1 método

Duas perguntas: Quantos gurus diferentes você segue em busca do crescimento da sua marca? Eles seguem a mesma linha de raciocínio ou cada um fala uma coisa diferente?

Um erro muito comum é olharmos todo mundo que cresceu no nosso nicho e sair copiando tudo o que o povo faz sem focar em um único método. Sabe o que vai acontecer? Nada! Você vai criar uma Estratégia Frankestein, cheia de pedaços diferentes, que não se comunicam e, pode até ser que o seu negócio cresça, mas vai demorar muito mais.

Palavras de uma pessoa que seguia tantas dicas diferentes que passei até a me sentir perdida, cada hora fazia um negócio diferente, seguia um caminho, e o pior, acabava fazendo coisas que não tinham nada a ver comigo só porque deu certo com fulano ou cicrano.

3 – Tem medo de investir no marketing do seu negócio

Você tem medo de investir no marketing do seu negócio, acha que não vale a pena que não vai trazer frutos? E ainda complemento que seu maior medo deve ser o de colocar dinheiro no tráfego de anúncios. Pode parar com isso.

Não estou falando para sair fazendo tudo de qualquer de jeito, atirando para todos os lados, mas aprenda a usar as estratégias certas, ou contrate alguém que saiba, e use o marketing digital a seu favor. A internet nos dá a possibilidade de divulgar o negócio de graça, e, mesmo quando pagamos, sai muito mais barato do que colocar um outdoor na rua que quase ninguém vai ver.

Esquece esse medo e invista tempo e dinheiro no marketing da sua marca.

4 – Não investem em conhecimento

Um dos maiores erros das empreendedoras é não investir em conhecimento. Com o avanço da internet, tem muita gente compartilhando conteúdo bom e que vai te ajudar, inclusive eu, mas você só vai ter acesso a certas informações se pagar e isso faz parte do trabalho do nosso trabalho.

Se o seu sonho é ter um negócio lucrativo, ser reconhecida no seu nicho, investir em estudos vai essencial. É preciso investir em cursos de atualização da área em que já atua, aprender sobre como gerir o seu negócio e outros temas que estejam relacionados com o seu empreendimento.

Ficar só nas dicas gratuitas gera dois problemas, o primeiro é que você só vai consumir conteúdo raso e nunca se aprofundar em nada e o segundo é o tal gatilho da reciprocidade, ao valorizar o trabalho de outros profissionais, mais pessoas vão passar a valorizar o seu. O nome disso é fluxo de prosperidade, quanto mais você investe em você e no seu negócio, mas você cresce.

5 – Não acompanham os números do seu negócio

Se tem uma coisa que muitas empreendedoras iniciantes falham é na hora de acompanhar as métricas, e não estou falando só das suas redes sociais, mas de tudo.

Você vende um produto físico, sabe exatamente de qual canal consegue fazer mais vendas? E qual produto vende mais em cada época do ano?

Está capturando leads para uma campanha? De onde estão vindo a maioria dos inscritos? Qual foi a postagem mais visualizada no último mês?

Faça uma planilha e, pelo menos, acompanhe aquelas métricas que mais impactam no negócio, fique de olhos nelas, esses números valem ouro e nos mostram coisas surpreendentes.

Pensa rápido, qual desses erros você já cometeu ou está cometendo?

Ninguém aqui nasceu sabendo tudo e errar faz parte do processo de crescimento, mas o que eu quero é te ajudar a encurtar este caminho e alcançar o seu sucesso mais rápido. Você não precisa perder muito tempo cometendo todos esses erros das empreendedoras iniciantes, já foge logo deles e vamos rumo ao sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sabotadores do Emagrecimento: Os Hábitos que Impedem seus Resultados Cuidado! Esses hábitos estão te impedindo de ser feliz Liberte o Poder do seu Subconsciente: 8 Passagens para Reflexão 5 Dicas Para Incorporar a Leitura na Sua Rotina e Ler Todos os dias Se você trabalha em casa, essas dicas vão te ajudar a melhorar a sua gestão do tempo