O que é taxa de rejeição e como ela pode influenciar no crescimento do seu blog
Você sabe o que é taxa de rejeição e como ela pode influenciar no crescimento do seu blog e até nos seus ganhos com o Google Adsense?
Muitas blogueiras iniciantes não se preocupam em entender as métricas do Google Analytics, mas não se ligam que esses números podem nos ajudar a entender o que está funcionando e o que é preciso dar mais atenção, criar novas estratégias e fazer o blog crescer.
O que é taxa de rejeição?
Para começar, você precisa saber qual é a definição de “taxa de rejeição”, de acordo com o Google.
“Taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que saíram do seu site após visualizar uma única página sem realizar nenhuma ação adicional” (Google)
Basicamente falando, são aquelas pessoas que chegam no seu blog e visitam apenas uma página, elas não clicam em nenhum link, seja para ir em outras páginas ou se inscrever na sua lista de e-mails.
Concorda comigo que isso não é o ideal? Que o nosso objetivo é mantermos a pessoa navegando pelo nosso conteúdo pelo maior tempo possível?
Como este número influencia o desempenho do blog
Se a sua taxa de rejeição está alta, significa que estão faltando atrativos para manter o visitante por ali e isso vai fazer com que o seu blog demore um pouco mais para atingir números altos de visualizações. O ideal é que este número esteja abaixo abaixo de 80%, se estiver acima disso, está na hora de ligar o alerta e pensar em algumas coisas para mudar isso.
Lembrando que, quanto mais visualizações e quanto maior o tempo que uma pessoa passa em uma página sua, maiores as suas possibilidades de lucrar com o Google Adsense.
O que fazer para diminuir a taxa de rejeição do seu blog
Links internos
A primeira providência que você precisa tomar é colocar mais links internos nos seus posts para manter as pessoas passeando pelo seu conteúdo por mais tempo. Essa prática também vai ajudar a melhorar o seu SEO, o que ajuda ainda mais na entrega do Google.
Revisar os posts
Pode ser também que os seus posts não estejam tão interessantes assim, o visitante chega por causa de uma boa chamada, mas não fica entretido com o conteúdo. Releia, pesquise e faça uma análise.
Melhorar velocidade de carregamento
Está aí um problema técnico que acaba afastando as pessoas do seu site, a velocidade do carregamento.
Eu duvido que você passe muito tempo em uma página que demore muito para carregar, isso também acontece com quem chega no seu blog.
Para melhorar este desempenho existem alguns plug-ins que melhoram a velocidade de carregamento e otimizam o layout para versões mobile. Eles vão te ajudar.
Outro ponto que também costuma deixar o carregamento da página mais lento é o “peso” das imagens utilizadas, para isso também utilizam plug-ins que otimizam isso.
Evite Pop-ups
Excesso de pop-ups também podem atrapalhar a experiência de quem visita o seu blog e acabar espantando o leitor.
Limite a quantidade no seu perfil do Google Adsense, e se estiver utilizando um próprio, com chamada para sua lista de e-mail, limite as aparições nas configurações. Não precisa excluir todos os pop-ups, mas é bom usar com moderação.
Capriche no call to action
Você usa chamadas para ação nos seus posts? Chama o leitor para clicar e conferir um post relacionado? Se inscrever na sua lista de e-mails? Comentar sobre o que acabou de ler?
As famosas CTAs também nos ajudam a reter os visitantes por mais tempo em nosso blog, diminuindo o percentual da taxa de rejeição.
Agora me conta, como anda a sua taxa de rejeição? Tem acompanhado essa métrica no seu perfil do Google Analytics?
Caso o seu blog ainda seja novinho e tenha poucas publicações, é normal ter uma taxa mais alta, pois as pessoas acabam tendo menos conteúdo para consumir.