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O que deve ter na barra lateral de um blog de sucesso

Você quer ter um blog de sucesso? Ter uma barra lateral estratégica vai fazer muita diferença no desempenho do seu blog e te ajudar a manter os visitantes por mais tempo no seu site.

Para começar, você sabe o que é barra lateral? É aquela famosa sidebar, que fica na lateral direita ou esquerda do seu blog, uma parte muito importante do site e ter alguns itens estratégicos ali vai te ajudar a melhorar o SEO do seu site e ainda manter o leitor por mais tempo com você.

Infelizmente algumas blogueiras ainda ignoram os poderes da barra lateral e acham que ela só funciona para incluir anúncios, deixando de aproveitar as diferentes possibilidades que temos ao incluir os links e banners certos.

O que deve ter na barra lateral de um blog de sucesso

Caixa de pesquisa

A caixa de pesquisa vai ajudar o seu leitor a já fazer as pesquisas e encontrar resultados que o ajudem a ir direto no assunto que estão procurando.

Vou te falar que já entrei em blog que não tinha caixa de pesquisa e fui embora porque me deu até preguiça de procurar o que queria. Não deixe isso acontecer, facilite o máximo possível a experiência do leitor para que ele fique com você por horas e ainda volte sempre.

“Sobre mim”

O “sobre mim” já mantém ali um pequeno resumo sobre você e, ao chegar, já sabemos quem está criando aquele conteúdo. Desta forma, a pessoa não precisa ir até a página sobre para já ter informações básicas sobre quem está do outro lado.

Funciona como se fosse a bio do Instagram e ajuda muito.

Links para redes sociais

No mesmo plug-in que faço o “sobre mim” já incluo os links para meus outros canais, como Instagram e Pinterest. Você pode colocar todas as suas redes e usar outros plug-ins que dão até mais destaque para estas informações.

O importante é mostrar que tem outros canais de contato e já deixar o link disponível para o leitor, quanto mais a pessoa se relacionar com você e consumir seu conteúdo em diferentes plataformas, melhor.

Web-stories

Os Web-stories são os novos queridinhos do Google, uma versão um pouquinho diferente do Instagram e que é ótimo para divulgar os posts do blog e atrair uma audiência que consome o aplicativo do Google.

Além de publicar na rede, você também tem a opção de incluir este widget na sua barra lateral e deixar mais um formato de conteúdo disponível para o leitor consumir.

É claro que devemos aproveitar essa visibilidade, usar a criatividade e criar carrosséis incríveis para divulgar ainda mais o nosso trabalho.

Categorias do blog

Tenha uma lista com as categorias do seu blog já ali na barra lateral, isso vai ajudar o leitor a chegar com mais facilidade nos assuntos que ele tem interesse.

No caso do meu blog de receitas, o Maria na Cozinha, já deixo bem a mostra que a pessoa pode escolher só visualizar as receitas com frango, frutos do mar, bebidas e outras. Isso é algo que facilita a vida de quem chega e a ajuda a diminuir a temida taxa de rejeição.

Link de inscrição para lista de e-mails

Vamos entender uma coisa, em tempos digitais, quem tem leads é rico, então, ter um banner com link para uma isca digital ajuda a atrair mais leads para a sua lista de e-mails, esse contatos valem ouro.

Você também pode ter uma caixa básica já dizendo que é para a pessoa se inscrever na lista de e-mails e pronto, o importante é ter algo que leve a pessoa a te dar o e-mail dela.

Links para vendas de produtos (próprios ou como afiliada)

Está vendendo algum produto ou é afiliado? Deixa logo um banner bem bonito com o link para a página de vendas na sua barra lateral. Vamos ser claras, blogueira não vive de luz e devemos aproveitar todas as oportunidades para vender nossos produtos e bancar a vida cara que merecemos.

Você também pode incluir outras informações na sua barra lateral do seu blog, como tags, posts mais visitados, feed do Instagram e Pinterest, mas estes que listei acima são essenciais. Além de levar as pessoas para links estratégicos, estes itens também melhoraram a experiência do leitos, mantendo ele por mais tempo no seu conteúdo e até melhorando o seu ranqueamento nas ferramentas de buscas.

Quanto mais tempo um usuário passa navegando pelas suas páginas, mais o Google, e outras ferramentas, entendem que o seu conteúdo é relevante e aumentam a entrega nos resultados das pesquisas.

Agora me conta, como está a barra lateral do seu blog? Precisando acrescentar novas informações para ela ficar mais completa?

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