O Ano em que disse sim
O Ano em que Disse Sim é um livro da Shonda Rhimes (autora de Grey’s Anatomy, Scandal e outros sucessos) em que ela conta como dizer “SIM” mudou a sua vida.
Eu sou fã da Shonda e das suas séries, acompanho o seu trabalho há alguns anos e quando a Amazon me indicou o livro, resolvi comprar e ver o que ela tinha a dizer. Só posso falar que amei e me fez refletir sobre várias coisas.
Para começar ela mostra que é uma mulher comum, como a gente, que tem problemas normais, medos, frustrações e aprendeu a enfrentar essas coisas da melhor maneira possível. É comum colocarmos algumas pessoas em um pedestal e pensar que a vida do outro é incrível, que é perfeita, a famosa expressão “a grama do vizinho é mais verde”. Mas esta autora incrível vem e mostra, com relatos divertidos e que nos fazem ver, que todo mundo tem batalhas a enfrentar no dia a dia.
O Ano em que Disse Sim
Era dia de Ação de Graças e uma das irmãs da Shonda observou que ela nunca dizia “sim” para nada, que sempre recusava todos os convites. Aquilo ficou em sua cabeça, por um bom tempo, até que no seu aniversário (13 de janeiro), ela resolve que iria dizer “sim” a tudo e qualquer coisa que a apavorasse, ou seja, iria enfrentar os seus monstros por um ano. Ela percebeu que…
- “Dizer “não” me trouxe até aqui.
- Aqui é uma droga.
- Dizer “sim” pode ser o caminho para algum lugar melhor.
- Se não for o caminho para um lugar melhor, será ao menos para um lugar diferente.”
Isso já nos faz refletir sobre a nossa vida, quantas oportunidades você recusou por medo? Medo do desconhecido, de uma situação diferente, de se expor, ou de se colocar em um lugar de vulnerabilidade. É comum termos medo do que não conhecemos e acabamos desperdiçando oportunidades incríveis.
Depois que tomou esta decisão, a vida dela mudou, passou a aceitar convites para participar de programas, dar palestras, fazer discursos, começou a cuidar da própria saúde e ainda reviu algumas relações tóxicas. Muita coisa aconteceu em sua nova vida.
Não foi nada fácil, e isso é muito bem mostrado no livro, não é o tipo de coisa que acontece do dia para noite, ninguém acorda uma nova pessoa. É um processo e cada um lida com ele da sua maneira. Este pode ser um ótimo estímulo para você sair da zona de conforto, enfrentar os seus “leões” e ser mais feliz!
Alerta spoiler!
No final do livro a Shonda nos conta como se sentiu depois de O Ano em que Disse Sim!
“Com 157 quilos a menos.
Mais leve por dispensar várias pessoas tóxicas.
Mais próxima da família.
Uma mãe melhor.
Uma amiga melhor.
Uma chefe mais feliz.
Uma líder mais forte.
Uma escritora mais criativa.
Uma pessoa mais honesta – tanto comigo quanto com todos em minha vida. Mais aventureira. Mais aberta. Mais corajosa. E mais gentil. Com os outros. Mas também comigo mesma. A crueldade com que eu me tratava não é mais tolerada.”
Você também quer se sentir assim? Pode começar lendo este livro ou algum outro de desenvolvimento pessoal, eu aprendi a olhar para mim, descobrir quem eu sou foi incrível!
Que outro livro sobre o tema você me indicaria? Deixe a sua sugestão nos comentários!
2 comentários
Rei do crime morreu
Não tem jeito posso ler em outros sites, mas sempre volto
aqui para confirmar se a informação esta correta. Obrigado
pelas informações.
Maria
Fico muito feliz em saber disso, obrigada pela confiança no meu trabalho.