Como Ter uma Rotina que Contribua para o Desenvolvimento Pessoal
Uma das coisas que tem me ajudado muito nos últimos anos foi criar uma rotina que contribua para o meu desenvolvimento pessoal e neste artigo vou te mostrar como você pode fazer isso aí na sua casa.
Ser mulher na sociedade moderna exige multitarefas e responsabilidades. Entre trabalho, família, vida social e obrigações pessoais, eu sei muito bem que encontrar tempo para o desenvolvimento pessoal pode parecer um desafio.
No entanto, pequenas mudanças na rotina podem fazer toda a diferença e por isso decidi compartilhar essas dicas que vão te ajudar a criar uma rotina que te auxilie a se tornar a melhor versão de si mesma. São hábitos simples, mas que fazem a diferença.
Como Ter uma Rotina que Contribua para o Desenvolvimento Pessoal
Autoconhecimento
Antes de qualquer coisa, precisamos nos conhecer melhor, ter clareza sobre quais são nossos valores, sonhos, objetivos e necessidades. É muito comum que a gente esqueça dessas coisas com o tempo e acabe vivendo a vida de outras pessoas, seguindo sonhos que não são de fato nossos.
Tire um tempinho e reflita sobre seus sentimentos, emoções, seus sonhos, onde e como você quer estar daqui 1 e 5 anos.
Separe na sua semana alguns momentos para praticar o tal do amor próprio, faça pelo menos uma coisa para você e por você. Aqui eu separo, toda semana, um tempinho para fazer as minhas unhas, é algo que me faz bem.
Defina de metas de desenvolvimento pessoal
Quais são as suas metas? Defina aquelas que vão te levar a alcançar seus objetivos e realizar os seus sonhos. Mas lembre-se de estabelecer metas que sejam reais e alcançáveis, para não correr o risco de abandonar o barco no meio do caminho.
Uma coisa que me ajuda é dividir as metas do ano em 4 etapas de 3 meses, desta forma o caminho parece ser menor, mais fácil de alcançar e ainda comemoro cada etapa com orgulho de ter atingido o marco estabelecido.
Outro ponto importante e que vai te ajudar a alcançar as metas criar um plano de ação para cada uma delas, o que você vai fazer para que cada uma seja cumprida.
Para te ajudar com as metas indico o livro “Metas – Como criar um plano de 90 dias para planejar e executar as suas metas de forma eficiente” do Gabriel Morais.
Criação de hábitos
Identifique quais são os hábitos que vão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e comece a incluir na sua rotina. Minhas sugestões são: leitura, podcasts, exercícios e estudos.
Vá incluindo estes hábitos de uma forma gradual, até o dia que você já faça de forma natural, como escovar os dentes. Sim, isso é possível, mas já aviso que precisamos querer de verdade.
Você também pode usar aplicativos e planners com controles de hábitos para te ajudar a listar e cumprir essas tarefas diárias.
Otimizar o tempo
Ouso dizer que aprender a otimizar o tempo é uma das coisas importantes na hora de organizar uma rotina que contribua para o seu desenvolvimento pessoal. Vamos pensar juntas, hoje em dia a maioria das pessoas reclama da falta de tempo, e, se você quer criar novos hábitos, vai precisar aprender a otimizar as 24hs do dia.
Para essa otimização, o meu primeiro conselho e planejar a sua semana e dividir as tarefas ao longo dos dias, querer fazer tudo de uma vez vai fazer com que você não faça nada direito e ainda fique cansada.
Outro ponto muito importante é aprender a dizer não, o que para muitas pessoas é a parte mais difícil. Aprenda a dizer para aquilo que não vai te agregar valor, para aquelas pessoas que estão sempre te pedindo favores que na verdade só tiram o seu foco e para as tentações que só te deixam mais longe dos seus objetivos.
Aprendizagem contínua
O desenvolvimento pessoal é um aprendizado contínuo e por isso devemos estar sempre em busca de diferentes conhecimentos. Ficar por dentro de diferentes assuntos vai te mostrar que muitas coisas estão interligadas e ainda abrir novas portas.
Por isso, tenha diferentes momentos de “estudos” ao longo da semana, leia diferentes livros e artigos, ouça podcasts, faça cursos, participe de workshops, palestras e eventos. Aproveite que a internet é uma facilitadora e encontre conteúdos que vão agregar no seu dia a dia.
Cuidados com a saúde física e mental
Não tem para onde fugir, se você quer se desenvolver como pessoa, vai precisar fazer exercícios físicos sim e ainda aconselho a fazer musculação. Ah, mas eu não gosto, pensa que é remédio.
A musculação não vai apenas trabalhar os seus músculos e cuidar da estética do seu corpo, mas também vai te dar mais disciplina, disposição para outras tarefas e fortalecer a sua mente. Pode parecer bobagem, mas aquela última repetição que parece que estamos morrendo, vai te deixar mentalmente mais forte.
Cuide da sua alimentação, aprenda a fazer boas escolhas e consumir alimentos que de fato vão contribuir para a sua saúde. Uma alimentação saudável aliada com a prática de exercícios vão te ajudar a dormir melhor, o que vai te deixar mais produtiva e com a mente funcionando melhor. Tudo isso vai te ajudar a absorver ainda mais conhecimento.
Incluir práticas de relaxamento na sua rotina também vai te ajudar a esvaziar a mente e descansar.
Relacionamentos saudáveis
Infelizmente, muita gente acaba não conseguindo mudar hábitos e incluir o desenvolvimento pessoal na rotina por causa das pessoas com quem convive e isso é um fato. Eu já vivi algumas relações que me atrasavam, e isso não vale apenas para relações amorosas, mas para amigos e familiares também.
Procure se cercar de pessoas positivas e que realmente te apoiam. Sabe aquele amigo que fica falando para você faltar ao treino, ou questionando suas comidas saudáveis? Sinto lhe informar, mas ele não é seu amigo de verdade. Amigo de verdade crescer junto!
Busque construir relacionamentos saudáveis com sua família, amigos e colegas de trabalho, esteja perto de quem busca as mesmas coisas que você e compartilha os mesmos valores.
Fuja de pessoas tóxicas e negativas!
Feedback e autoavaliação de desenvolvimento pessoal
Faça uma autoavaliação regularmente, lembra da história das metas, ao final de cada trimestre, analise quais foram atingidas, quais não foram e porque não foram. Isso vai te ajudar reavaliar não só os marcos que foram estipulados, mas também quais ações precisam ser revistas.
Comemore suas conquistas e reveja seus erros, aprenda com a sua experiência para continuar evoluindo a cada dia.
Você também pode pedir feedbacks de pessoas que te conhecem bem e que querem a sua evolução.
Esses são pontos que me ajudam diariamente a manter uma rotina que contribua para o meu desenvolvimento pessoal e espero que também te ajudem a fazer o mesmo. Aprender a se priorizar e se valorizar vai te ajudar a ter uma vida mais feliz.
Comece hoje mesmo a criar a sua rotina ideal para o desenvolvimento pessoal!