Aprenda a usar os Web-stories do Google e atraia mais visitantes para o seu blog
Você já conhece os web-stories do Google e como ele pode te ajudar a atrair mais visitantes para o seu blog?
Não é nenhum segredo que a internet está sempre se atualizando e trazendo novos formatos de conteúdo, o que funciona segue e acaba sendo adaptado por diferentes plataformas e o que não dá certo some. Temos inúmeros exemplos disso e o maior deles é o formato do Snapchat, O Instagram criou os stories e isso mudou muita coisa no mundo digital, aí o Pinterest veio com o Idea Pin e o Google com o Web-story.
Cada plataforma foi adaptando o formato para a sua realidade e claro que o Google não deixaria isso passar, e, nós como blogueiras devemos buscar maneiras de explorar isso de uma maneira que esteja alinhada com o nosso nicho e a maneira como compartilharmos nosso conteúdo. Não saia por aí imitando o que não tem nada a ver com você.
O que são os Web-stories do Google?
São cards no mesmo formato dos stories do Instagram e o objetivo é melhorar a experiência do usuário ao consumir o conteúdo, principalmente para quem navega em dispositivos móveis.
Diferente dos stories do Instagram, o objetivo aqui não é mostrar toda a sua vida e bater papo, mas sim compartilhar os seus conteúdos em um outro formato e atingir um maior número de pessoas que possam estar interessadas no assunto.
Como funciona
Ficou claro então que os web-stories são um formato visual de mostrar o seu conteúdo para os possíveis interessados, então capriche nas imagens, faça com que as pessoas tenham vontade de visitar o seu blog.
Para isso você pode criar as imagens na plataforma de edição que preferir, inclusive no plug-in que uso no Wordpress existem até alguns modelos disponíveis para você personalizar, colocar as suas informações e links.
Após criar a arte, você vai publicar os cards, como um carrossel, em seu blog, assim como um post.
Pronto, a sua História foi publicada na internet e pode ser apresentada aos utilizadores do Google que se interessem por temas relacionados ao seu. Normalmente esta entrega acontece no Google Discover, que é conhecido como “a pesquisa sem pesquisa”, é a timeline de conteúdos visível na home de aplicativo Google em dispositivos móveis.
Atraia mais visitantes para o seu blog
Agora vamos pensar de uma maneira estratégica…
Os web-stories vão aparecer para as pessoas que navegam pelo aplicativo do Google e esta é a sua oportunidade de mostrar o seu conteúdo para pessoas que já tem interesse no seu nicho.
Mas como vou fazer isso Maria?
Você vai criar imagens que sejam atraentes e que tenham informações relevantes, mas que deixem aquele ponto de curiosidade para a pessoa ter vontade de clicar e ir no seu blog buscar mais informações sobre o tema.
Além de atrair com boas imagens e informações, também deve lembrar do SEO e usar as palavras-chave de maneira inteligente para que o Google entregue o seu conteúdo para quem realmente se interessa pelo tema.
Minha experiência
Comecei a usar os web-stories com regularidade em fevereiro de 2022 nos meus blogs e nos blogs dos meus clientes, o resultado tem sido muito bom, fazendo com que o número de visitas cresça de uma forma orgânica.
Para os meus blogs eu adapto o conteúdo dos posts para o formato de carrossel e uso tanto nos web-stories como nos Idea Pin.
No blog de uma das minhas clientes temos aproveitado os carrosséis que são criados para os Instagram, redimensionamos para o formato adequado e uso tanto no Web-stories como no Idea Pin, também temos um resultado super satisfatório.
Bora começar a usar os Web-stories do Google e atrair cada vez mais visitantes para o seu blog.