6 Passos para Mudar Hábitos e Ter uma Vida Mais Saudável
Quer mudar hábitos para ter uma vida mais saudável e não sabe nem por onde começar? Então fica aqui comigo que estes 6 passos vão te ajudar.
Mudar hábitos e conquistar uma vida mais saudável é um desejo que muitas mulheres compartilham, vejo isso diariamente, não só na academia, mas nas perguntas que recebo em meu Instagram também. E, como alguém que tem mudado muitos hábitos nos últimos meses, sei que essa jornada pode ser desafiadora, especialmente quando tentamos fazer muitas mudanças ao mesmo tempo.
Por isso, pensando em ajudar outras mulheres a também terem uma vida mais saudável e produtiva, que decidi compartilhar aqui estes 6 passos simples e eficazes que me ajudam a mudar seus hábitos de forma gradual e sustentável, alcançando uma vida mais saudável e feliz.
6 Passos para Mudar Hábitos e Ter uma Vida Mais Saudável
1. Mude um Hábito por Vez
Primeiro de tudo, não tenha pressa e comece com pequenas mudanças, isso vai aumentar as suas chances de sucesso. Para isso, escolha um hábito que você realmente deseja mudar e concentre seus esforços nele, depois de consolidar esta mudança, passe para o próximo hábito.
Uma coisa que eu fiz foi começar pelo hábito do exercício diário, fui testando não apenas tipos de exercícios, mas também o horário que pratico. Hoje eu faço exercícios funcionais todos os dias de manhã, é o meu primeiro compromisso do dia, esta mudança me motivou a mudar outros hábitos, já que passei a dormir mais cedo e a me alimentar melhor porque percebi a diferença que fazia para os meus treinos.
Um hábito saudável influencia o outro e você vai ver como eles vão funcionando em um ciclo quase que natural.
2. Pense em Soluções Possíveis
Para cada hábito que você deseja mudar, identifique os obstáculos que te impedem de alcançar seu objetivo e elimine. A ideia neste caso é dificultar a repetição dos hábitos que quer abandonar e facilitar aqueles que quer adotar.
Vamos pensar na alimentação para exemplificar, se o seu objetivo é diminuir o consumo de comidas cheias de açúcar e gordura e se alimentar de uma forma mais saudável, os primeiros passos são mudar as compras do supermercado e desinstalar o app de delivery.
Pare de comprar as famosas guloseimas, invista mais em frutas, legumes, verduras e proteínas e se organize para preparar as refeições com antecedência. Se você mora com mais pessoas, o ideal é que todo mundo adote os novos hábitos alimentares, isso vai ser bom para todos.
3. Estabeleça uma Meta e uma Recompensa
Escolheu qual novo hábito irá adotar? Agora estipule uma meta que seja realista para ele e uma recompensa para quando atingi-la. Mas atenção com essa recompensa, comida não pode ser uma recompensa para quem busca emagrecer.
Comece com metas pequenas, comemore cada uma delas e vá aumentando gradualmente, quanto mais difícil de alcançar a meta, melhor pode ser a recompensa.
Estipule um tempo para alcançar cada meta também, uma coisa que eu fiz foi dividir as metas do meu ano em trimestres e a cada 3 meses, revejo o que foi conquistado, comemoro e estipulo novas metas.
Se você quer aprender mais sobre metas, indico o livro METAS: Como Criar um Plano de 90 Dias para Planejar e Executar as suas Metas de Forma Eficiente, graças a ele mudei a minha relação com as minhas metas anuais e finalmente consegui começar a cumprir aquelas “promessas” que fazemos todos os anos.
4. Anuncie a Mudança
Compartilhe seus objetivos com amigos, familiares e colegas de trabalho, eles podem inclusive ter as próprias metas e todos trabalharem juntos em busca de seus objetivos. O apoio social ajuda muito na manutenção da motivação.
5. Registre os Processos
Anote as suas metas e os progressos, sejam diários ou mensais, acompanhar o desempenho ajuda a nos manter focadas a alcançar a meta. No meu caso, uma das metas envolve um número específico de treinos no ano e a cada treino vou compartilhando os números no meu perfil do Instagram.
6. Não Desista Quando os Obstáculos Aparecerem
É mais do que normal encontrarmos obstáculos nesta jornada de mudar hábitos e é muito importante que você não desista no primeiro desafio. Aceite as dificuldades e deslises, aprenda com eles, caso seja necessário, faça ajustes no plano, e, volte para sua trajetória em busca dos novos hábitos.
Quer exemplos? É pra já!
Não conseguiu malhar todos os dias que estavam planejados para a semana? Sem problemas. Só volta para a rotina e siga em frente.
Falhou na alimentação em final de semana? Nada de drama, beba muita água e volte para a rotina.
O que você precisa, é ter em mente que mudar hábitos é um processo gradual que exige tempo, paciência e persistência. Não é uma coisa que vai acontecer de um dia para o outro e os resultados não vão aparecer como se fosse mágica.
Dicas Extras Que Vão te Ajudar a Mudar Hábitos
- Comece com pequenas mudanças: substitua bebidas açucaradas por água, inclua uma porção de frutas em suas refeições, faça uma caminhada leve de 20 minutos por dia.
- Encontre um parceiro de mudança: ter alguém com quem compartilhar seus objetivos e desafios te motiva e aumenta as chances de sucesso.
- Procure ajuda profissional: um nutricionista ou profissional de educação física pode te ajudar a criar um plano personalizado para você.
- Não se compare com outras pessoas: cada pessoa tem seu próprio ritmo de mudança e as comparações só vão atrapalhar o seu desempenho.
- Celebre cada conquista: cada passo em direção ao seu objetivo é motivo de comemoração.
Mudar hábitos e conquistar uma vida mais saudável é possível para todas nós, mas precisamos querer de verdade, por nós e não pelos outros. E para se aprofundar mais no assunto, você pode ler “O Poder do Hábito”, este livro me ajudou a entender muitas coisas e até facilitou o processo de mudança de hábitos.
Compartilhe nos comentários quais hábitos você deseja mudar e como este post te inspirou.
Juntas, vamos construir uma vida mais saudável e feliz!
2 comentários
Lift Detox Black
Aqui é a Larissa Ferreira De Araujo, gostei muito do seu
artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Maria
Obrigada Larissa