4 Livros de Marketing Digital para as blogueiras
Você começou a empreender no digital, ou já empreende há algum tempo, e precisa aprender mais sobre vendas e marketing? Uma coisa que tem me ajudado muito são os livros de marketing digital, tenho aprendido tanta coisa com eles
Eu entrei nesse mundo do empreendedorismo digital em abril de 2018 quando resolvi profissionalizar o meu primeiro blog, o Maria na Cozinha. Passei um bom tempo muito preocupada no que fazer para aumentar as minhas visualizações e focada em “receitas de bolo”, aquela coisa de seguir um determinado passo a passo que tudo vai dar certo. Mas não é tão simples assim. Eu consegui sim melhorar os números, aprendi a usar algumas ferramentas, o Pinterest é um grande aliado, até que eu comecei a perceber que precisava aprender a “me vender”, já que eu sou a cara do meu negócio.
Comecei 2020 com esta missão, preciso aprender mais sobre vendas, me indicaram alguns vídeos para assistir antes de gastar dinheiro e investir em cursos, com paciência e pesquisa é possível encontrar bons conteúdos. Aí veio a quarentena infinita e me vi em casa, dando aulas online (eu também era professora de ballet) e com muito mais tempo para investir nos meus projetos digitais. Primeiro virei a louca consumidora de conteúdo e aprendi bastante coisa, em abril eu comecei a perceber resultados mais interessantes na minha página e redes sociais.
Depois virei a louca dos livros e aí coisa começou a melhorar, vi em um perfil de marketing digital a indicação de alguns livros e resolvi que ia comprar 2 deles para começar, fiquei curiosa mesmo e decidi me jogar na aventura e estudar mais sobre marketing digital.
4 livros de marketing digital
Atenção: O maior atrativo do mundo
Este foi o primeiro que livro que li sobre assunto, já fui atraída pelo título que diz muita coisa, nós temos que aprender a atrair a atenção do nosso público alvo, e a minha questão era como fazer isso.
No início do livro o Samuel diz uma frase que amei “O dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas”. A mais pura verdade, e aí ele vai te ensinar diferentes maneiras de como atrair e conquistar a atenção da sua audiência. De acordo com o livro, temos que pensar nas soluções que a nossa audiência busca e direcionar a comunicação para falar exatamente o que ela quer ouvir.
Aprendi a pesquisar melhor sobre as dores da minha persona e como resolver os problemas delas, agora quero te ajudar a ter um blog que traga resultados.
Como usar a internet para alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do zero
Este é um livro do Erico Rocha e sei que muita gente não gosta dele, mas eu li um outro dele sobre empreendedorismo e gostei muito, então resolvi investir neste e também gostei bastante.
Uma coisa bem interessante que ele trata neste livro é sobre os diferentes tipos de clientes e em quais devemos focar. Isso ajuda muito na hora de planejar estratégias e qual o tipo de marketing utilizar para atingir o público desejado. A proposta do Erico é que você leia, assista os vídeos complementares, faça anotações (inclusive existem espaços específicos para isto no livro) e vá aplicando as lições no seu dia a dia.
Marketing 4.0 – do tradicional ao digital
Este eu ainda estou lendo, gostando bastante e já aprendi uma coisa muita boa sobre quem são os grandes influenciadores da era digital, uma ótima informação. Não vou fazer mistério, o autor explica que os jovens, as mulheres e os nitizens (cidadãos da internet) “detém a chave para o marketing na economia digital”.
Então, caso você esteja pensando em ter um influenciador digital que seja a cara da sua marca, invista nestes grupos, cada um da sua maneira, são capazes de influenciar as decisões de compra e consumo das outras pessoas. Invista em você, somos mulheres e, de acordo com o autor, merecemos “os títulos de diretoras financeiras, supervisoras de compras e gerentes de ativos da família”.
Uma coisa muito boa que este livro já me ensinou também foi o porque todo mundo massacra que temos que nos conectar com o público. Ele explica o porque esta conexão influencia nas vendas de uma marca.
Gatilhos Mentais – o Guia completo com estratégias de negócios e comunicações aprovadas para você aplicar
Depois de tanto ler e estudar sobre o marketing digital e o que fazer para atrair a atenção do meu público, eu queria entender mais sobre os tais gatilhos mentais e como acertar em cheio o “coração” da minha persona.
Te indico o investimento, daqueles livros que moram na cabeceira e volta e meia vamos ali dar uma pesquisada e conferida em algum gatilho para estratégias de venda.
Estes são os livros de marketing digital que estão me ajudando a melhorar os meus blogs e outros projetos, coincidência, ou não, depois que comecei a ler e estudar mais o Maria na Cozinha cresceu e coloquei no ar o Maria Mandarino. Também leio bastante sobre outras coisas e desenvolvimento pessoal é algo que eu gosto bastante e percebo que me ajuda muito nesta caminhada.