empreender no digital
Empreendedorismo

12 princípios para quem quer empreender no digital

Cada vez mais pessoas começam a empreender no digital e se você também quer ter sucesso por aqui é bom que entenda alguns princípios que precisam fazer parte da sua vida. Se liga nesta lista que preparei para você.

Lembro da minha adolescência, fui da geração do Fotolog, ICQ e Mirc, a coisa estava começando, não imaginávamos que seria possível trabalhar com a internet de tantas maneiras diferentes. Sou filha de uma programadora e aposentada e naquela época achava que trabalhar em frente ao computador era algo chato e maçante. Fui até fazer faculdade de dança porque sonhava com uma vida mais leve, sem precisar passar os meus dias trancada em um escritório.

O tempo passou, a vida mudou e alguns bons anos depois terminar a faculdade, decidi começar a empreender no digital e criei meu primeiro blog, o Maria na Cozinha. Foi quando comecei a pesquisar mais sobre este mundo e todas as milhões de possibilidades de fazer dinheiro por aqui. Descobri tanta coisa que nem imaginava e assim fui me apaixonando.

Eu já era uma empreendedora do mundo físico, na época era dona de uma Escola de Dança, e logo entendi que precisaria aplicar os mesmo princípios por aqui, para fazer o blog dar certo era preciso enxergar ele como um negócio, o meu novo trabalho. Com tempo, também entendi que outras coisas precisariam entrar nessa lista, até chegar nestes 12 itens que fazem parte da minha vida.

12 Princípios para quem quer empreender no digital

1 – Acreditar no seu negócio

Para fazer a coisa dar certo, você precisa acreditar nela. Concorda? Então, seja a primeira pessoa a acreditar no seu negócio e defendê-lo com unhas e dentes.

Em diferentes momentos você vai precisar falar sobre o seu trabalho e como ele pode ajudar outras pessoas, tanto em situações profissionais como sociais, tem gente que vai apenas querer entender como funciona (muitas pessoas ainda não fazem ideia de tudo o que acontece na internet) ou para questionar mesmo.

Faça um exercício e liste o porque você acredita no seu negócio.

2 – Ter paciência e saber que nada acontece do dia para a noite

Tenha paciência, ninguém viraliza ou fica milionário de um dia para o outro. Aquela pessoa que você acha que cresceu rápido, chegou até ali com muito esforço e percorreu um bom caminho até conquistar o que vemos nas publicações.

Ainda acrescento na sua lista que é preciso ter paciência, resiliência e perseverança para ter sucesso em qual empreendimento, seja ele digital ou físico.

3 – Ter ética e profissionalismo no trabalho

Preciso dizer porque você precisa ter ética e profissionalismo?

Quer fazer as coisas do jeito errado? Ok. É a sua escolha, a sua consciência, mas saiba que um dia a conta chega.

Se tem muita coisa que me incomoda são as famosas falsas promessas de enriquecimento rápido, dinheiro fácil, isso sem falar de coisas que vejo no nicho do emagrecimento.

4 – Compartilhar seu conhecimento para o maior número de pessoas

Aprenda a compartilhar o seu conhecimento, inclusive esta é a melhora maneira de escalar o seu faturamento.

Ser um infoprodutor, vender cursos e produtos que realmente ajudem as outras pessoas é uma ótima maneira de ganhar dinheiro no digital.

5 – Saber que sempre correrá riscos e mesmo assim seguir em frente

Empreender é arriscado e pronto!

Quer a tal “segurança”? Faz como muitos aconselham, um concurso público e fica lá. Mas lembre-se que você vai sempre trabalhar para outras pessoas e ainda ficar refém das oscilações políticas do país.

6 – Saber receber críticas construtivas

Primeiro você precisa aprender a distinguir o que são críticas construtivas e o que são palpites sem sentido de quem só quer falar abobrinha e se meter na vida alheia.

Separou as duas coisas? Agora pegue as críticas construtivas e ouça com atenção, como aquilo pode te ajudar a melhorar o seu negócio? O que você pode aplicar?

7 – Ter organização e planejamento

Organização e planejamento é a alma do negócio, sinto lhe informar, mas se você não tiver isso, vai ser difícil chegar em algum lugar.

8 – Estabelecer metas reais e alcançáveis

Você tem metas? Elas são reais e alcançáveis?

Estabelecer metas é muito importante e nos ajudam a organizar, planejar e crescer, mas é preciso que elas sejam alcançáveis, que você consiga realizar.

Pegue aquela sua meta grande, divida em partes e vá subindo cada degrau para alcançar os seus sonhos, o seu sucesso.

9 – Não ter vergonha do seu trabalho

Tá aí umas das coisas que aprendi sendo professora de ballet, não podemos ter vergonha do nosso trabalho. Eu chegava em ambientes com advogados, analistas financeiros, médicos, empresários, promotores públicos e enchia a boca para falar, sou professora de ballet. Era o meu trabalho, amava aquilo.

Hoje eu digo, sou blogueira, criadora de conteúdo, além dos meus projetos pessoais também sou parte importante em uma equipe grande.

10 – Estudar e investir no seu negócio

Nunca pare de estudar e investir no seu negócio. Empreender no digital é precisar estar sempre de olho nas novidades e tendências, as coisas mudam a cada segundo e não podemos ficar para trás.

11 – Seja você mesma

Lembre-se sempre de quem você é, não se meça pela régua do outro ou faça coisas que não gosta porque todo mundo está fazendo.

Eu já passei por isso, fiz várias coisas aqui no digital que não tem nada a ver comigo, mas que todos diziam que era preciso fazer para crescer. Não, sempre tem alguma forma de fazer do seu jeito e pessoas que vão se conectar com isso, encontre a sua tribo.

12 – Manter o foco

Mantenha o foco em seus objetivos, onde quer chegar e o que fazer para alcançar seus objetivos.

Não adianta sair atirando para tudo quanto lado, isso não vai te levar em lugar nenhum. Foque e faça uma coisa de cada vez.

Esses são os 12 princípios que fui aprendendo, entendendo e aplicando desde 2017, alguns eu entendi na marra, outros trouxe comigo da minha experiência de empreender com a dança.

Muita gente não sabe, mas comecei nessa vida de empreendedora aos 19 anos, no susto, aos trancos e barrancos e sou muita grata por tudo. Ser responsável por um espetáculo de dança ainda na adolescência, me fez aprender a enxergar a coisa como um todo, desde a captação de verba, passando pela escolha da história, elaboração de roteiro, edição musical, criação de coreografias e muito mais.

Esta experiência me faz olhar para os meus blogs e os projetos dos meus clientes como partes de um todo, o meu trabalho como blogueira.

Agora me conta, você acrescentaria mais algum princípio nesta lista? Qual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 Segredos que vão te ajudar a ser mais criativo 6 Lições da Série La Casa de Papel Para Você Aplicar na Vida Real 5 Motivos para você comprar um Kindle Paperwhite 5 Motivos para você ter uma agenda produtiva e destravar a sua produtividade 6 Hábitos das Pessoas Bem-Sucedidas: Como Transformar Sua Vida