seo para blog
Blog

SEO para blog – Dicas para novas blogueiras

Você chegou agora no mundo dos blogs e não faz ideia do que fazer com este tal de SEO? Calma, eu já passei por isso e para te ajudar criei este guia de SEO para blog com as principais dicas para novas blogueiras.

A primeira coisa que você precisa saber é que a sigla SEO é uma abreviação de Search Engine Optimization, que significa otimização de sites para mecanismos de busca. Ele é o nosso melhor amigo na hora de ranquear o nosso blog nas buscas, mas também é a nossa maior dor de cabeça.

Basicamente falando, é um conjunto de técnicas que quando bem aplicadas aumentam as nossas probabilidades de que o nosso site apareça de maneira orgânica nos resultados das buscas. Existe sim a possibilidade de pagar ao Google para ele te colocar entre os primeiros da lista, mas não é isso que estamos querendo no momento.

SEO para blog

Estruturas do blog

Ao organizar o seu site de maneira que o visitante tenha uma melhor experiência e consiga encontrar tudo o que está procurando é uma maneira de otimizar para os mecanismos de buscas.

Escolher um layout que seja funcional e fácil de ser usado, ajudando assim os leitores a encontrarem as publicações de maneira simples e intuitiva são práticas que também ajudam as ferramentas de buscas a rastrearem as páginas mais visitadas com uma melhor fluidez. Ponto para você!

Tenha um blog Mobile Friendly

Maria do céu, o que é isso?

Nada mais é do que ter um blog que seja otimizado para ter um bom desempenho em celulares e tablets e não apenas em computadores.

Hoje em dia muita gente acessa sites e faz pesquisas usando os telefones, é a informação na palma da mão, e você não pode desperdiçar essas visitas. Não importa de qual dispositivo o usuário esteja acessando as suas páginas, cada visualização conta e quanto mais o seu conteúdo for visto, mais relevante ele será considerado e mais vezes será entregue nos resultados das pesquisas.

Esta prática não é exatamente uma técnica de SEO, mas é um conselho do próprio Google, então a gente obedece e segue.

Palavra-Chave

As palavras-chave são aqueles termos que você digita no Google e em outras ferramentas de busca quando está fazendo as suas pesquisas. Por isso é tão importante que cada texto do seu blog tenha uma palavra-chave definida e que ela seja realmente buscada por outras pessoas.

As palavras-chave devem aparecer no título e em um subtítulo das publicações, na introdução e mais algumas vezes ao longo do texto, na meta tag, nas imagens no Alt (texto alternativo) e no título de cada uma delas e, por último e não menos importante, na URL do post.

Meta tags

Uma espécie de pequeno resumo dos seus artigos, são aqueles micro textos que aparecem abaixo de cada link quando você faz alguma pesquisa no Google.

Eles são de muita importância pois esta é uma das maneiras que você tem de mostrar às ferramentas de busca o que tem nos seus posts e assim melhorar as suas chances de ser encontrada.

É importante que as meta tags tenham as palavras-chave do texto.

Links Internos

Colocar links internos nada mais é do que inserir ao longo do texto links que levem os visitantes para outras publicações, que estejam relacionadas, do seu blog. Ao fazer referências a outras páginas mostramos aos buscadores que elas tem importância e isso também ajuda a manter os leitores por mais tempo nas nossas páginas.

Uma dica é usar estes links na primeira metade do texto, pois nem todo mundo vai ler tudo até o final.

Nomear imagens

A primeira prática aconselhável é nomear as imagens com a palavra-chave do texto antes mesmo de inserir no blog, o Google também faz buscas por imagens e essa prática vai te ajudar bastante.

Você também deve inserir as palavras-chave no Alt (texto alternativo) e título, como já falei acima.

Frequência

Assim como nas redes sociais, a frequência também é importante no blog, mas isso não quer dizer que você precise postar todos os dias insanamente. Organize, planeje e defina um cronograma de postagens.

O Google também valoriza novos conteúdos e quanto mais atualizações o seu site tiver, mais vezes o Googlebot (programa que rastreia novas páginas) vai visitar o seu blog.

Estas são as práticas mais básicas de SEO para blog e usá-las já vai ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site e se você usa o Wordpress, tem um plug-in que vai te ajudar bastante nessa missão.

Mas lembre-se que a internet está sempre se atualizando, a todo momento surgem novidades por aí e usá-las é sempre muito bom. Uma boa blogueira mantém-se informada e antenada com as novidades!

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 Segredos que vão te ajudar a ser mais criativo 6 Lições da Série La Casa de Papel Para Você Aplicar na Vida Real 5 Motivos para você comprar um Kindle Paperwhite 5 Motivos para você ter uma agenda produtiva e destravar a sua produtividade 6 Hábitos das Pessoas Bem-Sucedidas: Como Transformar Sua Vida