Idea Pin e Pin Padrão, qual devo usar?
Você é criadora de conteúdo, começou a usar o Pinterest e a dupla Idea Pin e Pin Padrão andam confundindo a sua cabeça? Fica sem saber o que usar e em qual momento? Fica aqui comigo que vou te ajudar!
Uma dúvida que sempre recebo em meus canais de comunicação é sobre a diferença dos Pin, além dos formatos, eles também tem objetivos diferentes e isso acaba confundindo quem está começando a usar o Pinterest como estratégia de marketing digital.
Pensando, nisso preparei este post para esclarecer as suas dúvidas e te ajudar a elaborar uma estratégia que te ajude a conquistar os objetivos esperados.
Idea Pin e Padrão, qual devo usar?
Idea Pin
Os Idea Pins foram criados para que possamos compartilhar nossas paixões, inspirar e mostrar ideias usando algum tipo de narrativa. É um formato que funciona muito bem para tutoriais e formatos passo a passo, o objetivo é colocar a ideia completa no Pin.
Você tem a opção de subir o arquivo pronto (sejam imagens e/ou vídeos) pronto para a plataforma ou fazer a edição usando a ferramenta que o próprio Pinterest oferece, neste caso é preciso usar o app pelo telefone. Diretamente pelo celular, você pode criar o seu Idea Pin utilizando vídeos, imagens, música, gravação de voz, ferramentas de texto e muito mais.
Outra informação muito importante é que os Idea Pins tem tido um maior alcance e são uma ótima maneira de aumentar as suas visualizações mensais e atrair mais pessoas para o seu perfil.
Pin Padrão
Este é o formato clássico do Pinterest, quando comecei só existia ele, depois que as coisas foram se diversificando.
Os Pins padrão são compostos por imagens, que podem ser criadas em alguma outra plataforma ou usar o que já está no seu rolo de câmera.
Este formato é o ideal para quem tem o objetivo de levar tráfego para o site e/ou blog, é composto por uma imagem, título, descrição e link. Capriche na imagem, tenha um título atrativo, faça as pessoas clicarem no seu Pin, se a descrição também estiver seduzente, a pessoa vai clicar no seu link e chegar na sua página.
O Pin padrão também nos dá a possibilidade de fazer o agendamento para o dia e horário que queremos publicar, isso é feito dentro da própria plataforma. Inclusive, uma das estratégias que uso é agendar pelo menos 2 por dia, faço isso a cada semanas e já tiro uma preocupação da minha cabeça.
E aí? Esclareci as suas dúvidas? Conhecer os tipos de Pins vai te permitir testar quais formatos de conteúdos mais fazem sentido para o seu público e assim organizar o seu calendário editorial para crescer na plataforma.
Eu sempre aconselho os meus clientes e alunos a terem uma estratégia que inclua Idea Pin e Pin padrão, explorar os dois formatos vai te permitir crescer o perfil e divulgar o seu trabalho em outras plataformas.
Este conteúdo te ajudou? Me conta aqui qual é a sua maior dúvida sobre o Pinterest!