Como usar o plug-in Yoast SEO no seu blog
Estou sempre repetindo que para termos um blog de sucesso é preciso usar técnicas de SEO e o plug-in Yoast SEO é um grande aliado para quem usa o Wordpress, assim como eu.
Desde que resolvi levar a sério a vida de blogueira, a sigla SEO passou a fazer parte dos meus dias e a minha primeira providência foi estudar melhor isso, foi quando fiz o Curso de SEO da SEO Master, é gratuito e vale muito a pena.
Logo depois descobri o plug-in Yoast SEO e ele virou um dos meus melhores amigos na hora de aplicar tudo o que aprendi no curso. A ferramenta faz uma espécie de varredura no post do blog e mostra o que está bom e o que é preciso melhorar. Inclusive usa um esquema de sinal com as marcações em verde, amarelo e vermelho para mostrar se aplicamos todas as técnicas ou não.
Como usar o plug-in Yoast SEO no seu blog
Após escrever o seu texto e inserir as imagens, continue rolando a tela para baixo e irá encontrar o quadro do plug-in Yoast SEO para preencher e ele dirá como está o seu post.
Palavra-chave
O primeiro campo que vai aparecer para ser preenchido é o da palavra-chave, é assim que vai começar a sua análise.
É aconselhável usar a palavra escolhida no título do post, no primeiro parágrafo, em pelo menos um subtítulo, na URL, na meta descrição, como texto alternativo das imagens e mais algumas vezes ao longo do texto.
Caso você use a palavra-chave em exagero ou menos vezes do que deveria, o plug-in vai sinalizar isso e até dar sugestões.
Slug
Logo abaixo vai aparecer a Slug (URL), normalmente este campo é preenchido automaticamente com o título do post, mas você pode editar como quiser. Lembre-se de usar a palavra-chave.
Meta descrição
Abaixo da slug vai ter o quadro “descrição”, famosa meta descrição, é aquele pequeno texto que aparece abaixo do título e do link de uma página quando fazemos uma pesquisa no Google. É um fragmento do texto e sua função é resumir o que o seu post aborda, é uma forma de mostrar para o leitor que vale a pena clicar no seu link.
O plug-in Yoast SEO também vai sinalizar o tamanho da sua descrição e se você usou, ou não, a palavra-chave.
Análise de SEO
Abaixo da caixa da descrição encontramos a análise de SEO que o plug-in faz e nos indica o que está bom e o que é preciso melhorar.
É nesta lista que você vai encontrar as sinalizações sobre ter usado imagens, links internos e externos, o comprimento do seu texto, quantas vezes usou a palavra-chave e todas as outras técnicas. Basta seguir o maior número possível de “sugestões” que o sinal do seu post vai ficar verdinho e você feliz por ter feito um bom trabalho.
Curtiu? Essas dicas te ajudaram?
Usar o plug-in Yoast SEO não é uma tarefa tão difícil e com o tempo você vai pegando prática e já fazendo o post de uma maneira que já preencha os requisitos para o sinal ficar verde.
Agora me conta, você já usa este plug-in? E como tem sido a experiência por aí?