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Como criar uma linha editorial sem mistérios

Quantas vezes você já ouviu que um blog ou rede social precisa ter uma linha editorial que esteja alinhada com os interesses dos seus leitores?

Navegando pelas redes encontramos inúmeras publicações diferentes sobre este tema e vou te falar que já boiei muito com tanta informação diferente. Até que fiz um curso influência digital e pela primeira vez entendi o que realmente é uma linha editorial e como fazer para organizar.

Não precisa mais se sentir perdida, hoje vou te mostrar como criar uma linha editorial sem mistérios

O que é uma linha editorial?

Primeiro você precisa entender de uma vez por todas o que é uma linha editorial e vou explicar de uma maneira bem simples. Foi assim que tudo clareou na minha mente.

Pense em um canal de TV, que tipo de programas ele exibe? Essa é a linha editorial dele.

A tá Maria, então eu tenho que falar de tudo? Já que o canal de TV tem muitos programas diferentes? Não!

Pensa em um canal que seja específico de culinária, de música ou de esportes, existem vários programas diferentes, mas todos relacionados a um mesmo tema, direcionados para um tipo de público.

Como criar uma linha editorial

Aconselho a pegar papel e caneta e anotar algumas informações.

Qual é o seu nicho? Eu, por exemplo, tenho um blog de culinária e outro sobre criação de conteúdo, achei melhor separar para não juntar temas tão distintos. São pesquisas bem diferentes que fazem as pessoas chegarem nas minhas publicações.

Agora, pare um minuto e pense quais temas estão inseridos no seu nicho? O que os seus leitores estão buscando saber?

Esta lista são os seus subtemas, podem até ser as categorias do seu blog, cuidado para não exagerar na quantidade. Neste blog por exemplo, o tema principal é “blog” (a categoria com mais postagens), e meus subtemas são “redes sociais”, “Pinterest” e “Lifestyle”. Muitos chamam esta divisão de “temão” e “teminhas”.

Agora que você já sabe sobre qual tema pretende escrever, vamos voltar ao exemplo do canal de TV, cada programa tem o seu dia e horário para ir ao ar. Certo? Você pode fazer a mesma coisa com o seu blog e redes sociais. Cada tema e subtemas podem ter um dia e horário para serem postados. Isso vai te ajudar a saber exatamente sobre o que escrever em cada dia e/ou semana.

Um exemplo é que no meu instagram tem dica de receita toda quinta-feira, o que faz uma ligação com o meu blog Maria na Cozinha e mantém comigo muitas pessoas que chegaram por causa delas e ficaram porque se identificaram comigo.

Outra sugestão é buscar sempre alternar os temas para não ficar muito do mesmo, no Maria na Cozinha eu busco variar as categorias das receitas para não ficar tudo muito parecido, só receitas com carne ou só sobremesas. Levando por este lado, pense em variar o cardápio, sem fugir dos temas que fazem parte do seu nicho.

Viu como não é um bicho de sete cabeças criar uma linha editorial e programar as suas postagens? Desta forma fica até mais fácil de fazer um planejamento a longo prazo e prever o que pretende postar nas próximas semanas.

Agora vem comigo que vou te mostrar 5 dicas para criar um calendário editorial de maneira fácil e prática.

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