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Como criar um calendário editorial para blog

Quer ser uma blogueira de sucesso? Então fica aqui comigo que vou te mostrar como criar um calendário editorial para blog de uma maneira fácil e que funciona.

Se você é uma blogueira ou criadora de conteúdo, já deve saber como é importante ter um fluxo constante de conteúdo para manter sua audiência engajada. Mas, infelizmente, muitas vezes fica difícil de manter um ritmo de publicação consistente sem um planejamento adequado e é aí que entra o calendário editorial.

O famoso calendário editorial (que quase todo mundo fala no marketing digital) é uma ferramenta essencial para manter o controle do conteúdo que será publicado no blog, redes sociais e outras plataformas. Ele ajuda a gente a mantermos um fluxo constante de posts e garante que o conteúdo seja relevante e de alta qualidade.

Ter um calendário editorial para blog que seja bem estruturado, vai te ajudar a planejar com antecedência as postagens que irá criar e publicar, além de ter uma visão clara do que já foi publicado. Isso permite que você se mantenha organizada, evita a procrastinação e, o mais importante, garante que você esteja sempre criando conteúdo relevante para a sua audiência.

Como sei que muitas blogueiras acabam tendo dificuldades nesta parte, principalmente que está começando, decidi fazer este post e compartilhar dicas valiosas para ajudar você a criar um calendário editorial para blog que seja eficaz e fácil de fazer.

Vou te mostrar desde como definir suas metas até como escolher os tópicos certos para as postagens, você ver como é mais fácil do que imagina criar um calendário editorial sólido e manter seu blog sempre atualizado.

Como criar um calendário editorial para blog

1. Identifique seu público-alvo

É importante que você entenda quem é sua audiência e o que eles estão procurando. Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, mais fácil será criar conteúdo que eles irão gostar e compartilhar.

Clique AQUI e confira o que é Público-alvo e como definir o seu.

2. Defina seus objetivos

Antes de começar a criar um calendário editorial para blog, é importante ter em mente quais são seus objetivos e o que você espera alcançar com o conteúdo que está produzindo. Esses objetivos podem ser aumentar o tráfego, aumentar as vendas de um produto ou serviço, estabelecer-se como especialista em um determinado assunto ou simplesmente fornecer conteúdo útil e relevante para sua audiência.

Este também é o momento em que você define quais são as categorias do seu blog e qual vai ser o fluxo de postagem de cada uma delas. Um exemplo é este meu blog que os assuntos Blog e Pinterest são os principais e por isso acabam tendo mais conteúdos do que outras categorias.

3. Pesquise ideias de conteúdo

Agora que você sabe quem é seu público-alvo e quais são seus objetivos, é hora de começar a pesquisar ideias de conteúdo. Use ferramentas como o Google Trends e o Buzzsumo para descobrir o que as pessoas estão procurando e quais são os tópicos populares em seu nicho.

Neste momento aproveite que já está fazendo as pesquisas e crie um banco de ideias, isso vai te ajudar a economizar tempo na hora de criar conteúdo.

Clique AQUI e veja como criar e manter um banco de ideias sempre alimentado.

4. Crie um calendário editorial

Com suas ideias de conteúdo em mãos, é hora de criar um calendário editorial. Você pode usar uma planilha do Excel, um calendário online ou uma ferramenta específica de calendário editorial. Certifique-se de incluir a data de publicação, o título do post, as palavras-chave e as redes sociais em que você irá compartilhar o post.

5. Agende seus posts

Assim que você tiver criado seu calendário editorial, é importante agendar seus posts com antecedência. Para quem usa o Wordpress, já conseguimos deixar os conteúdos agendados na própria plataforma, aquela famosa “mão na roda”.

6. Revise e atualize regularmente seu calendário editorial

É importante que você revise e atualize regularmente seu calendário editorial. Certifique-se de que suas ideias de conteúdo ainda sejam relevantes e atualize seu calendário com novas ideias e datas de publicação.

Também vale lembrar que seu calendário também deve estar alinhado com os seus objetivos do momento, vai lançar um curso ou um novo produto? Inclua posts que promovam o que vai ser vendido.

Com todas essas dicas você já pode sentar e criar o seu calendário editorial para blog de uma forma eficaz e que vai te ajudar a alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo, já que este é um tipo de conteúdo que se mantém rodando por mais tempo do que as redes sociais.

Lembre-se de que a criação de um calendário editorial eficaz requer tempo, esforço e paciência. Mas, uma vez que você começa a usá-lo e a se acostumar com o processo, o calendário editorial se tornará uma parte essencial do seu fluxo de trabalho.

Agora me conta, você já tem um calendário editorial para o seu blog?

Se sim, conta aqui como você criou o seu calendário e se ele tem sido útil para o seu blog. Se ainda não tem um, comece agora mesmo a criar o seu calendário editorial para o seu blog e veja como isso pode ajudar você a manter a consistência do seu conteúdo e a crescer o seu blog.

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