blog é um investimento
Blog

Blog é um investimento a longo prazo

O blog é um investimento a longo prazo e todo mundo que cria um precisa ter isso muito claro na cabeça para não se frustrar.

Ao contrário do que muita gente acredita, ter resultados realmente bons no digital não é algo que aconteça de um dia para outro, até existem aqueles casos de pessoas que viralizam, mas isso é a exceção. No geral, as pessoas precisam de um tempo para colher os frutos e quando falamos de blog, este tempo pode ser um pouco maior, mas, em compensação, costuma ser bem mais duradouro.

Por isso, gosto de explicar para as pessoas que ter um blog é um investimento a longo prazo, mas é investir em um conteúdo que não vai ficar esquecido em poucos horas, é um trabalho que vai durar anos, que vai continuar te trazendo retorno por um tempo indeterminado.

Com tempo, e aplicando as técnicas de SEO, a entrega imediata cresce e um conteúdo pode sim alcançar o topo dos resultados de buscas em algumas horas. Mas é preciso trabalhar antes e ir mostrando para as ferramentas que o seu conteúdo é bom e as pessoas gostam dele.

No meu blog de receitas (Maria na Cozinha), tenho conteúdos de 2017 que continuam me trazendo visitas e gerando monetização até hoje. Também tenho receitas que alcançam bons resultados já nos primeiros dias que estão no ar. Isso acontece porque desde o início comecei a aplicar as técnicas de SEO e usar o Pinterest para atrair novos visitantes e mostrar para as ferramentas de buscas que o meu conteúdo é bom.

Blog é um investimento a longo prazo

Quer saber porque eu quis falar isso?

Porque estamos na era do imediatismo e se você for ficar ansiosa, esperando resultados instantâneos, é melhor procurar outros canais. Algumas redes sociais podem sim fazer com que você seja vista mais rápido, mas não tenho como te dizer como será o futuro.

Para fazer o seu blog crescer, vai ser preciso estudar, testar, aplicar e não desistir na primeira vez que ficar desanimada ou quando precisar enfrentar os obstáculos que aparecem.

O que posso te falar é que vale a pena o esforço, novembro foi um mês bem fraco para o Maria na Cozinha e mesmo assim eu tive mais de 12k de visualizações no blog. São milhares de pessoas do mundo inteiro acompanhando as minhas receitas sem eu nem falar sobre elas no Instagram, uso apenas o Pinterest como canal de divulgação.

Outro exemplo muito bom também de retorno do blog é o caso de uma cliente minha, ela vende um curso de massagem online, faz grandes lançamentos na internet, com um investimento muito alto de anúncios para Instagram e Youtube. Em dezembro de 2021 colocamos o seu blog no ar, 3 conteúdo são publicados por semana e ao longo do ano ele foi crescendo apenas com tráfego orgânico, nunca teve nenhum direcionamento de ADS para ele.

O que aconteceu foi que no lançamento que aconteceu no início de dezembro de 2022, um ano depois, conseguimos atingir uma taxa de conversão de 10%, isso quer dizer que de cada 10 pessoas que se inscreveram no evento através do link do blog, uma comprou o curso. Uma taxa de conversão maior do que os canais em que foram investidos milhares de reais em anúncios.

Então, o que posso te dizer é que o blog é um investimento a longo prazo sim, mas que vale a pena tanto para criadores de conteúdo quanto para infoprodutores. Comece com pouco, faça o mínimo de investimento financeiro e coloque a sua energia para fazê-lo crescer e funcionar. Vai valer a pena.

Clique AQUI e descubra como começar um blog gastando pouco.

Agora me conta, como eu posso te ajudar a ter um blog de sucesso?

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sabotadores do Emagrecimento: Os Hábitos que Impedem seus Resultados Cuidado! Esses hábitos estão te impedindo de ser feliz Liberte o Poder do seu Subconsciente: 8 Passagens para Reflexão 5 Dicas Para Incorporar a Leitura na Sua Rotina e Ler Todos os dias Se você trabalha em casa, essas dicas vão te ajudar a melhorar a sua gestão do tempo