8 Insights do livro Roube como um artista
Li, amei e decidi compartilhar com vocês 8 insights do livro Roube como um Artista que tem mudado a minha maneira de me relacionar com o meu trabalho.
Adoro ler e estou sempre de olho no que a galera anda indicando nas redes, claro que depois de ver algumas pessoas indicando o “Roube como um Artista“, lá fui eu atrás do livro. Primeiro encontrei a versão digital, gostei tanto que comprei a física para poder folhear e consultar sempre.
O livro me fez pensar em várias coisas relacionadas ao meu trabalho e tenho percebido algumas mudanças em como organizo a minha rotina, lido com as adversidades e meus projetos. Tive um milhão de insights, cada vez que releio vem algo novo e por isso decidi trazer os 8 que mais me fazer refletir.
8 Insights do livro Roube como um Artista
1 – “Se estivermos livres do fardo de ser completamente originais, podemos parar de tentar construir algo do nada e abraçar a influência ao invés de fugirmos dela.”
Quem foi que disse que precisamos inventar a roda e sempre sermos altamente originais? Já percebeu o quanto isso te trava? Eu venho da dança e cresci vendo pessoas surtando porque se obrigavam de ser originais, é cansativo demais.
Ao invés disso, escolha boas influencias e pense em como fazer aquilo do seu jeito.
2 – “Ninguém nasce com um estilo ou uma voz. Não saímos do útero sabendo quem somos. No começo, aprendemos fingindo que somos nossos heróis. Aprendemos copiando. “
Como você aprendeu a andar? Copiando alguém? O aluno copia o professor fazendo e na criação de conteúdo é a mesma coisa. Quem são os seus exemplos? Quem você acompanha?
3 – “Copie seus heróis. Perceba onde você fica aquém. O que existe aí que o torna diferente? Isso é o que você deveria ampliar e transformar em seu próprio trabalho. “
Aprendeu a copiar aquelas pessoas que te inspiram? Agora você vai começar a perceber como é a sua forma de fazer as coisas, dar a sua cara a sua personalidade para a coisa.
Não é nada fácil, mas uma coisa que aprendi com uma das pessoas que me inspiram é que quanto mais a gente faz, repete, melhor fica. Então minha amiga, coloca a mão na massa e vai trabalhar!
4 – “Desenhe a arte que você quer ver, comece o negócio que quer gerir, toque a música que quer ouvir, escreva os livros que quer ler, crie os produtos que quer usar – faça o trabalho que você quer ver pronto.”
Já pensou em criar o conteúdo que você gostaria de consumir? Isso mesmo! às vezes a gente perde muito tempo pensando em criar algo que vá fazer o público se interessar, ou que atraia uma maior audiência e esquecemos do que realmente gostamos de ver, ler e ouvir.
Foi graças a este capítulo do livro que criei coragem e tirei a ideia deste blog do ar, é o tipo de conteúdo que eu gostaria de ter encontrado quando comecei no digital, coisas que não encontrei de maneira fácil e tive que juntar muitas peças para montar o meu quebra-cabeça.
A gora para e pensa, você seguiria o seu perfil?
5 – “Saia da frente da tela.”
Pelo bem da sua saúde física, mental e criatividade, arrume coisas para fazer que não sejam em frente a uma tela de computador. Você pode achar que não, mas as nossas melhores ideias vem quando nem estamos pensando em trabalho!
6 – “Reserve tempo para se distrair. Perca-se. Sonhe. Nunca se sabe aonde isso vai levar.”
Inclua na sua rotina um tempo para descansar, relaxar a mente e o corpo, não fazer absolutamente nada. Sei que é difícil, muitas vezes eu me sinto até culpada de fazer isso. Mas o resultado depois é incrível.
7 – “Se você tem duas ou três paixões, não sinta como se precisasse escolher entre elas e ficar com uma. Não descarte. Mantenha todas as suas paixões na sua vida.”
Você não precisa se limitar a apenas uma paixão na sua vida digital e este é mais um ponto que tem me feito pensar bastante. Não preciso abandonar a minha paixão pela cozinha para poder ajudar vocês a criarem blogs incríveis e divulgarem seus trabalhos.
Encontre uma maneira de manter todas as suas paixões, faça com que elas dialoguem e aproveite isso para mostrar mais sobre você. Eu estou buscando a minha maneira de fazer isso e em breve volto para contar sobre.
8 – “Você será tão bom quanto as pessoas das quais você se cerca. No espaço digital, isso significa seguir as melhores pessoas online – as pessoas que são muito mais espertas e melhores que você, as pessoas que estão fazendo trabalhos realmente interessantes. Preste atenção nos assuntos sobre os quais eles falam, o que estão fazendo, o que estão compartilhando.”
Já ouviu a expressão de diz que “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”? Isso também acontece no digital, que tipo de conteúdo você anda consumindo? Quem são as pessoas que estão te influenciando?
Este é aquele momento que a gente para e pensa …
Não vou contar aqui quais são os perfis que mais acompanho, mas eu já andava mais seletiva com essas escolhas e muitas coisas mudaram na minha vida em 2021.
Estes são alguns dos insights que tive ao ler o livro Roube como um Artista, mesmo que você não trabalhe diretamente com criação de conteúdo, vale a pena ler. Esse é um daqueles livros que indico para todo mundo.