5 Sinais de que você não leva seu blog a sério
Você sonha em ser uma blogueira profissional? Poder viver do seu blog? Sinto lhe informar, mas para isso acontecer é preciso tratar ele com profissionalismo e algumas atitudes vão fazer muita diferença. Leia este post até o final e depois me diga: você leva o seu blog a sério?
Quando o assunto é trabalhar na internet, vejo muita gente falando que quer, mas poucas pessoas que realmente levam a coisa a sério. E, sabe o que acontece com esse povo? Ainda tem a cara de pau de dizer que as outras pessoas é que tiveram sorte ou que para elas foi fácil. Não, tudo por aqui é resultado de muito esforço e trabalho, só que isso acaba ficando nos bastidores.
Para te ajudar a entender se você está levando o seu blog a sério, ou não, preparei esta lista que vai dizer mais sobre a sua relação com o seu projeto do que você imagina.
5 Sinais de que você não leva o seu blog a sério
Você não posta com frequência
Fica esperando a tal da inspiração aparecer e só posta quando a escrita flui e isso pode acontecer por 2 vezes esta semana, aí fica uma sem criar nada, posta 3 vezes na outra e some por umas 3 semanas porque tem outras coisas para fazer.
Crie um calendário editorial, uma rotina de trabalho e mantenha uma frequência nas suas publicações, isso vai fazer com que o Google te leve mais a sério.
Não conhece seu público
Você não sabe para quem está escrevendo, não conhece as dores, desejos e sonhos dos seus leitores.
Uma coisa que me ajudou a entender isso, foi quando li o livro “Roube como um Artista” e ele fala para criarmos o conteúdo que gostaríamos de consumir. Quando você começou a fazer o que faz, que tipo de conteúdo teria te ajudado? O que você gostaria de consumir naquela época? Com certeza tem outras pessoas que estão na mesma situação e precisando deste tipo de conteúdo.
Aplico isso aqui, quando crio os posts que teriam me ajudado lá em 2017 quando comecei e tive que juntar informações que encontrava em diferentes lugares e no Maria na Cozinha, compartilho as receitas que faço em casa e teriam me ajudado na época em que saí da casa da minha mãe e ficava perdida na hora de variar o cardápio da minha semana.
Você só olha para os números
Você só quer saber quantas visualizações o seu blog teve em cada dia, mas não observa quanto tempo eles ficaram ali consumindo o seu conteúdo, se voltaram ou se fizeram a inscrição na lista de e-mails.
Mais importante do que números de visualizações de páginas únicas, é aumentar o tempo de permanência em cada post, diminuir a sua taxa de rejeição, aumentar a sua lista de e-mails e fazer com que as pessoas voltem para acompanhar tudo o que você posta. Crie este relacionamento, faça com que seus leitores gostem de estar ali e queiram saber a sua opinião sobre as coisas.
Você não divulga seu trabalho
As pessoas precisam conhecer o seu trabalho e quanto mais você divulgar melhor, use o Pinterest, as suas redes sociais, e-mail marketing.
Quanto mais você atrair leitores para o seu conteúdo, mais o Google vai entender que ele é relevante e aumentar a sua entrega no orgânico. Uma coisa puxa a outra e vai ajudar a acelerar o seu processo de crescimento.
Você não investe em conhecimento
Para profissionalizar o seu blog, você precisa conhecer a ferramentas a fundo e aplicar no seu negócio. Sinto lhe contar, mas as melhores informações não estão disponíveis no gratuito, é preciso pagar por elas.
Outra coisa que também acontece, é a lei da reciprocidade, quando você valoriza o trabalho de outra pessoa e paga por ele, as pessoas valorizam o seu trabalho e vão pagar por ele também. Você até pode achar isso besteira, mas realmente acontece.
E aí? Depois de tudo isso… Você está levando o seu blog a sério ou não?