7 Tipos de conteúdo para Instagram profissional
Não sabe o que postar nas suas redes sociais? Então confira estes 7 tipos de conteúdo para Instagram profissional e organize um calendário editorial que seja a sua cara.
Uma das coisas mais comuns que acontecem quando decidimos usar as redes sociais de uma maneira profissional é aquela dúvida sobre o que postar e como organizar o calendário editorial. Cada guru fala uma coisa e vou te falar que o ideal é focar em apenas um método e não sair por aí misturando tudo.
Em busca de informações que fizessem sentido para mim, não gosto dessa coisa de receita de bolo, todo mundo seguindo “regras” e com os perfis todos iguais, acabei fazendo vários cursos diferentes e entre eles um dividiu os conteúdos em categorias e isso iluminou muita coisa na minha cabeça. Desta forma eu consegui entender melhor para quê serve cada tipo de conteúdo.
7 tipos de conteúdo para Instagram profissional
Posicionamento
Posts que mostrem o seu diferencial, como você faz o seu trabalho, também pode compartilhar depoimentos dos seus clientes. Para os stories você também pode abrir caixinhas do tipo “como posso te ajudar” e mostrar as dores do seu mercado através das dúvidas dos seguidores.
Humanização
Vamos esclarecer aqui que humanizar um perfil não é sair colocando fotos aleatórias suas.
Use este tipo de conteúdo para compartilhar os seus porquês, a sua essência, sua história, seus bastidores, aqueles “posts de respiro” e quebra de padrão também super cabem nesta categoria.
Nos seus stories, mostre um pouco da sua rotina, bastidores, rituais, se quiser, pode mostrar um pouco da sua família, pets, amigos.
Interação
Faça posts que os seguidores vão querer salvar, comentar, compartilhar … mas lembre-se de não pedir tudo de uma vez, cada tipo de conteúdo vai gerar um tipo de reação e devemos ter isso bem claro na hora de postar.
As enquetes e perguntas não precisam ficar restritas apenas aos stories, você pode muito bem levar isso para o feed e estimular que os seguidores respondam suas perguntas ou até indiquem outros perfis.
Inspiração
O que te inspira? Como você pode inspirar outras pessoas?
Compartilhe com os seus seguidores dicas de filmes, séries e livros que te inspiram, poste alguma frase que toque você e que possa ajudar outras pessoas de alguma forma.
Informação
Informação vale ouro e usar o seu Instagram para ensinar é uma ótima maneira de atrair novos seguidores.
Mostre para as pessoas como usar o seu produto, convide especialistas relacionados com o seu nicho, responda as dúvidas dos seus seguidores. Também pode fazer posts com listas e tutoriais do seu nicho.
Entretenimento
Redes sociais são um local de relacionamento, como o próprio nome já diz, e o entretenimento faz parte e vai te ajudar a se aproximar do seus seguidores.
Mostre o que te faz rir, situações engraçadas da sua rotina, aproveite os stories para contar sobre os perrengues e mostrar que nem tudo são flores. Mas atenção, não use o seu Instagram como muro das lamentações, nada de ficar reclamando da vida, conte como resolveu os seus BOs, como superou determinada situação.
Vendas
O que você vende? Um serviço, produto, estilo de vida? Mostre o seu trabalho e crie posts estratégicos de vendas sim.
Agora que você já sabe dividir os seus tipos de conteúdo em categorias bem definidas acha que vai ficar mais fácil organizar o calendário editorial?
Explore todas as ferramentas que o Instagram te oferece para criar as suas postagens, não deixe um tipo de conteúdo preso a um formato específico, varie sempre. Vale lembrar que cada pessoa prefere consumir o conteúdo de uma maneira e quanto mais você variar, maiores as possibilidades de interagir com diferentes pessoas.