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8 Fatores que influenciam o ranqueamento no Google

Se você quer que o seu blog seja encontrado pelos leitores vai precisar ter um bom ranqueamento no Google e alguns fatores influenciam muito nisso.

Uma das coisas que sempre repito é que não adianta escrever um texto inspirador ou ter fotos incríveis no seu site para que as ferramentas de buscas entendam que o seu conteúdo é relevante e entregue para quem está pesquisando. É preciso otimizar todo o blog, é aí que as estratégias de SEO entram na jogada e você precisa aprender a usar pelo menos as mais importantes.

Para quem usa o Wordpress, assim como eu, já aconselho a instalar o plug-in Yoast SEO, a versão gratuita já é ótima, e ir seguindo todas as suas orientações. Desde quantas vezes a palavra-chave aparece no texto até a quantidade de imagens, os subtítulos e a inclusão de links.

Mas, além disso também é preciso ter atenção com a velocidade de carregamento das suas páginas e a otimização para outros aparelhos além dos computadores, tem muita gente que só usa o celular para acessar a internet e isso faz muita diferença.

Para te ajudar a ficar de olho em tudo isso, preparei esta lista com os 8 fatores que influenciam o ranqueamento no Google e você deve ficar de olho se sonho em ter o seu blog no topo das pesquisas.

8 Fatores que influenciam o ranqueamento no Google

Velocidade de carregamento do site

A preocupação com a velocidade de carregamento do blog não é apenas para gerar uma boa experiência para o visitante, as ferramentas de buscas também levam este fator em consideração. Se o site anda demorando para carregar, e isso pode acontecer por diferentes fatores, o ranqueamento vai ser prejudicado.

Busque por plug-ins que otimizem as imagens, e todo o blog, para ter uma boa velocidade de carregamento. Alguns sites também fazem análises e até mostrar o que está precisando melhorar.

Não deixe que este fator te impeça de chegar ao topo dos resultados de pesquisas.

Otimização para celulares e tablets

O seu blog precisa ser Mobile Friendly! Na hora de fazer a pesquisa, o Google também vai conferir a versão mobile do seu site, e, se ela estiver desconfigurada, impossibilitando que o visitante tenha uma boa experiência, as suas chances de aparecer entre os primeiros resultados vai diminuir bastante.

Para blogs em Wordpress também existem bons plug-ins que já fazem esta otimização automaticamente, você pode inclusive conferir o resultado e fazer as alterações necessárias antes de publicar.

Fique sempre atento a este fator, muitas pessoas só acessam a internet pelos celulares e isso vai fazer muita diferença no sucesso do seu blog.

Links internos

Incluir links internos nos posts nos ajudam a manter o leitor por mais tempo em nosso blog e isso faz com que o Google entenda que o conteúdo é bom e relevante. Já que o visitante passa bastante tempo navegando por ali.

Direcione o público para outros conteúdos que estejam relacionados ao tema do post, sejam outros posts ou páginas.

Títulos e subtítulos

A estrutura e organização do seu texto também é outro fator que vai influenciar muito no seu ranqueamento no Google.

O Título (H1) só pode ter um no texto, já os subtítulos (H2, H3, H4…) devem ser usados de maneira estratégica e conter as palavras-chave na medida certa. Além de sinalizar para o Google qual é o tema daquele conteúdo, eles também devem organizar o texto e facilitar a leitura do público.

Meta descrição

Esta é aquela pequena descrição que o Google mostra abaixo do título do post e deve ser otimizada e conter as palavras-chave para que o seu conteúdo possa estar entre os primeiros resultados nas buscas.

Outra informação importante é que o nosso amigo Pinterest também usa a meta descrição como um fator de ranqueamento.

URL/Slug

A URL (endereço na internet) de cada post deve ser simples, conter a palavra-chave e não ser muito longa.

Nas configurações do blog, você já coloca quais informações vai querer que apareçam na URL e a minha sugestão é que use o nome do blog e o título do post (se for grande, deixe apenas a parte mais importante). Algumas pessoas colocam a data de postagem e/ou a categoria referente, mas usar o título com a palavra-chave vai ajudar a melhorar o seu ranqueamento no Google.

Texto alternativo

Toda vez que adicionamos imagens nos posts do blog podemos acrescentar mais algumas informações para otimizá-las e ajudar que elas apareçam nos resultados de pesquisas por imagem do Google, mas uma maneira de aparecer para a internet que não deve ser desperdiçada.

Muita gente acredita que o importante é fazer uma boa legenda, mas se enganam e acabam desperdiçando o poder do “texto alternativo” (alt text). Você deve preencher esta informação com a palavra-chave do post, só não exagere, faça isso em 75% das imagens do seu post.

Qualidade do conteúdo

Isso mesmo, a qualidade do seu conteúdo vai influenciar no ranqueamento do seu blog no Google.

Aí você me pergunta, mas como o algoritmo vai saber se o meu conteúdo é bom ou não? Uma das coisas que vai sinalizar isso é o tempo de permanência dos visitantes nas suas páginas, quanto mais tempo as pessoas passarem navegando pelo seu site, significa que estão gostando e o algoritmo vai guardar esta informação.

Por isso, todos os outros fatores são importantes, pois além de mostrar para o Google qual é o tema do seu post, também vão ajudar a manter as pessoas no seu conteúdo por mais tempo. Vamos dizer que é uma bola de neve do bem e devemos usar tudo isso a nosso favor para melhorar o ranqueamento no Google.

Agora me conta, você já anda de olho nestes fatores ou atem algum que está precisando de mais atenção?

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