Sabemos que uma boa gestão do tempo é fundamental para otimizar tarefas, aumentar a produtividade e, consequentemente, alcançar melhores resultados.
Mas, para quem trabalha em casa, uma das maiores dificuldades é justamente melhorar a gestão do tempo e aqui vou te mostrar como é possível fazer isso com algumas estratégias e ajustes na rotina.
Crie uma lista de tarefas diárias ou semanais, priorizando as atividades mais importantes, aquelas que de fato vão te deixar mais próxima de alcançar seus objetivos.
Como diz o gato do filme Alice no País das Maravilhas, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.
Use a Matriz de Eisenhower para visualizar e organizar suas tarefas, desta forma terá mais clareza sobre o que é importante e urgente, importante e não urgente, urgente mas não importante e não urgente e não importante.
Evite realizar várias tarefas ao mesmo tempo, isso não só pode diminuir sua produtividade como aumentar o risco de cometer erros.
Não adianta nada colocar intervalos muito curtos, se atrasar e embolar todo o dia, ou, colocar prazos muitos longos e passar longos períodos sem fazer nada porque terminou uma tarefa e ainda não está na hora de fazer a próxima.
Crie um ambiente de trabalho livre de distrações, como notificações do celular, televisão e conversas.
Seu corpo não é uma máquina e você precisa fazer pausas curtas a cada hora para descansar a mente e corpo.
Trabalhar em casa pode ser uma experiência gratificante, mas exige disciplina e organização, sem essa dupla você se perde pelo caminho e não consegue alcançar seus objetivos.
E, tenha em mente que melhorar a gestão do tempo é um exercício diário e por isso você deve se sentir livre para experimentar diferentes técnicas e descobrir quais funcionam melhor para a sua realidade.