Livros

Por que Fazemos o que Fazemos?: 7 Reflexões para Transformar Sua Vida Profissional

Você anda se questionando sobre a sua vida profissional e não sabe nem por onde começar uma possível mudança? Então você precisa ler o livro “Por que fazemos o que fazemos?” do Cortella, ele vai te ajudar!

Mario Sergio Cortella é um dos maiores filósofos brasileiros e suas obras, como “Por que Fazemos o que Fazemos?”, nos convidam a uma profunda reflexão sobre o sentido do trabalho e da vida. Não é sobre fazermos só aquilo que gostamos, mas encontrar um sentido no que fazemos e o quanto isso impacta em nossos resultados.

Neste livro, Cortella aborda questões existenciais que nos levam a questionar nossas escolhas profissionais e a encontrar um propósito maior em nossas vidas. Sim, a gente precisa do dinheiro para pagar as contas, mas a vida não é só isso e ter um propósito nos ajuda a trabalhar melhor e mais feliz.

Ler este livro me fez questionar algumas coisas sim, mas também me ajudo a reafirmar e ter mais certeza sobre coisas que eu acredito e resultados que quero alcançar com o meu trabalho. E, como um dos meus objetivos é fazer você também pensar, trouxe aqui 7 passagens do livro “Por que fazemos o que fazemos?” e vamos conversar sobre como elas podem nos ajudar a encontrar mais significado e realização em nossas carreiras.

Por que Fazemos o que Fazemos?: 7 Reflexões para Transformar Sua Vida Profissional

“Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço.”

Essa frase nos convida a uma profunda reflexão sobre o sentido de nossas ações. Quando entendemos o porquê de nossas escolhas, seja no trabalho ou na vida pessoal, encontramos um propósito que nos motiva e nos impulsiona a seguir em frente.

É sobre pararmos, pensarmos e entender o porque tomamos cada decisão e como isso impacta em nossas vidas. Essa reflexão também nos ajuda a encontrar maneiras de melhorar ainda mais o que fazemos e assim melhorar nossos resultados. Um exemplo é o trabalho, se o objetivo é único e exclusivamente ganhar dinheiro, o que você pode fazer então para ser uma profissional ainda melhor e ganhar mais dinheiro?

“Temos de trabalhar! Podemos fazê-lo para mera obtenção da sobrevivência ou também como um modo de marcar nossa presença no mundo!”

O trabalho vai além da mera subsistência. Ele pode ser uma forma de expressão, de realização pessoal e de deixar um legado. Ao transformarmos nosso trabalho em uma missão, encontramos mais significado e satisfação.

Infelizmente, eu sei que a maioria das pessoas trabalham com o objetivo de ganhar dinheiro, muitas vezes entrando até em um modo de piloto automático e nem prestam mais atenção no que fazem. Mas será que não dá para parar e pensar em como o seu trabalho impacta a vida de outras pessoas e usar isso para fazer um trabalho melhor? Que tipo de marca você quer deixar na vida daqueles que estão a sua volta?

Dar um significado ao que fazemos não só fortalece o nosso trabalho, mas também nos dá até mais motivação para fazer. Eu, por exemplo, quero que o meu conteúdo gere um impacto positivo na vida de quem lê (ou assiste), quero que outras mulheres se sintam inspiradas a cuidarem mais de si mesmas e buscar uma vida melhor. E, sim, este livro me ajudou a ter mais clareza sobre isso.

“Não acredito, de maneira alguma, que a pessoa que sofra demais com a chegada da segunda-feira esteja apenas cansada. Na verdade, ela não está se encontrando naquilo que faz, precisa rever os propósitos que tem para aquilo que está fazendo.”

A insatisfação com o trabalho pode ser um sinal de que algo está errado. Quando não encontramos sentido no que fazemos, a rotina se torna um fardo e a motivação diminui. É hora de refletir sobre nossos objetivos e buscar um trabalho que nos faça sentir realizados.

E aí? Como é a sua relação com a segunda-feira? Muito antes de ler este livro, eu já tinha feito as pazes com as segundas e passado a vê-las como um recomeço, novas oportunidades de trabalhar pelo meu negócio e pelos meus sonhos, e, isso aconteceu quando eu decidi abandonar a dança e dedicar 100% ao meu trabalho no digital.

Desde que passei a gostar das segundas muita coisa aconteceu, além dos meus projetos, também trabalhei em muitos outros, e, mesmo quando estava em momentos com uma rotina mais cansativa e estressante, eu continuei vendo as temidas segundas com bons olhos. Isso porque estou em paz com as minhas escolhas e feliz com o que faço.

“Motivação é uma atitude interna. Quais são as minhas razões para fazer o que faço? A resposta revelará a fonte da minha motivação.”

A motivação não vem de fora, mas sim de dentro de nós mesmos. Ao identificar nossas razões para trabalhar, encontramos a força para superar os desafios e alcançar nossos objetivos.

Vamos parar de buscar motivações externas? As razões pelas quais você faz as coisas estão aí dentro e você precisa encontrar. Como? Aí vou te indicar ler e estudar mais sobre autoconhecimento, quando a gente passa a se conhecer mais, é como se acendêssemos uma luz em um quarto escuro e tudo passa a fazer mais sentido. Paramos de esbarrar nas coisas e passamos a dialogar e nos movimentarmos melhor com aquilo que está a nossa volta.

“Uma pessoa motivada faz algo decisivo: ela procura excelência. A expressão latina excellens significa “aquilo que ultrapassa”, “aquilo que vai além”.”

A busca pela excelência é um dos pilares da motivação. Quando nos desafiamos a ir além e a dar o nosso melhor, encontramos mais significado e satisfação em nosso trabalho.

Esta passagem nos mostra que após encontrarmos a motivação para fazermos o que fazemos, a busca pela excelência passa a ser algo natural, simplesmente porque a tal motivação nos faz ter o desejo de sermos cada vez melhor.

Ah, e isso não se aplica apenas ao trabalho, mas a tudo o que fazemos em nossas vidas. É aquela pessoa que você vê na academia e que todos os dias busca evoluir em algum ponto, ela tem motivação para estar ali e busca fazer cada vez melhor.

“Não existe decisão sem abdicação. Não existe escolha sem exclusão. Se eu entendo a minha vida como resultante de opção livre, consciente, deliberada, intencional, todas as vezes que escolho, sei que deixo outras coisas de lado.”

As escolhas que fazemos moldam nossas vidas. Ao tomar uma decisão, estamos abrindo mão de outras possibilidades. É importante ter consciência das consequências de nossas escolhas e assumir a responsabilidade por elas.

Essa é para a gente parar com aquela história de querer tudo e aceitar que toda escolha vem com uma renúncia. Pelo amor de Deus, isso faz parte da nossa vida e precisamos lidar com isso de forma madura. É como a pessoa que quer emagrecer, mas não quer fazer exercícios e nem abrir mão de determinadas comidas que são mais gordurosas.

É a pessoa que melhorar os resultados em um determinado esporte, mas não quer abrir mão das coisas para passar mais tempo treinando. Não temos como ter tudo e sempre que escolhemos alguma coisa, abrimos mão de outra.

“caminhamos para o futuro, com propósito, esforço e alegria, sabendo que ciladas e sobressaltos exigem de nós paciência na turbulência e sabedoria na travessia…”

A vida profissional, assim como a vida pessoal, é uma jornada repleta de desafios. É preciso ter paciência, persistência e sabedoria para superar os obstáculos e alcançar nossos objetivos.

Precisamos ter disciplina e aprender a abrir mão de prazeres momentâneos para fazer grandes colheitas no futuro.

Como deu para ver, as reflexões de Mario Sergio Cortella nos convidam a questionar nossos valores, nossos objetivos e a encontrar um propósito maior em nossas vidas profissionais e pessoais. Ao entendermos o porquê de nossas escolhas, podemos transformar nosso trabalho, e vida social, em uma fonte de realização e felicidade.

Como aplicar essas reflexões em sua vida profissional:

  • Faça uma autoanálise: Qual é o seu propósito de vida? O que te motiva? O que te faz feliz?
  • Avalie seu trabalho: Seu trabalho está alinhado com seus valores e objetivos? Você se sente realizado?
  • Busque desenvolvimento: Invista em sua educação e em seu desenvolvimento profissional.
  • Construa relacionamentos: Relações interpessoais positivas no trabalho são fundamentais para o bem-estar e a produtividade.
  • Encontre um equilíbrio: Não se esqueça de cuidar da sua saúde física e mental.

Essas passagens te fizeram refletir? Agora te convido a ler “Por que fazemos o que fazemos?” e encontrar um propósito em seu trabalho, algo que te faça trabalhar com mais motivação, que faça com que você tenha vontade de buscar a excelência, fazer as pazes com a segunda-feira e ser mais feliz.

Clique AQUI e compre o livro!

Maria

Recent Posts

Glam: Muito Mais do Que Uma Simples Caixa de Beleza

Você conhece a glam? Se você já ouviu falar sobre caixas de beleza, provavelmente já…

20 horas ago

Técnicas de Relaxamento para Melhorar o Sono: Noites Mais Tranquilas

Quer saber como ter noites mais tranquilas e acordar com mais disposição no dia seguinte?…

2 dias ago

Como Sobreviver ao Calor do Verão Brasileiro: Dicas para Enfrentar os Dias Quentes

Quer saber como sobreviver ao calor do verão brasileiro? Eu sou de Niterói, no Rio…

3 dias ago

Atividade Física e Saúde Mental: Uma Combinação Poderosa para o Bem-Estar

Você sabia que atividade física e saúde mental estão diretamente ligadas? E que é cada…

4 dias ago

A Inteligência Emocional como Antídoto para o Estresse

Nos últimos anos a rotina se tornou cada vez mais acelerada e exigente e por…

5 dias ago

Alimentação e Produtividade: O Combustível Certo para o Seu Dia a Dia

Você sabia que alimentação e produtividade estão diretamente ligadas e esta pode ser a chave…

6 dias ago