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Quer saber quais são as principais diferenças entre Pinterest e Instagram e como isso vai influenciar na sua criação de conteúdo? Fica aqui comigo que essas informações são valiosas.
Não é segredo para ninguém que sou uma apaixonada pelo Pinterest, sua política de bem estar, todas as suas possibilidades de criação de conteúdo e a entrega orgânica que funciona. Mas também reconheço o poder do Instagram com sua conexão e possibilidades de vendas.
Por isso, preparei este post para te mostrar quais são as reais diferenças de cada plataforma e como você pode usar isso a seu favor na hora de divulgar o seu trabalho.
A primeira coisa que você precisa entender é que o Pinterest é uma plataforma de buscas e o Instagram é uma rede sociai. São coisas diferentes e com funcionalidades distintas. Além disso, as outras grandes diferenças entre Pinterest e Instagram são:
Conteúdo
O Instagram é mais focado em fotos e vídeos criados pelos usuários, a ideia é mostrar o que estamos vivendo naquele momento. Enquanto no Pinterest compartilhamos fotos e vídeos que inspirem ideias e projetos, nichos DIY (faça você mesmo), moda, decoração e culinária são muito populares sim, mas é possível encontrar de tudo lá dentro.
Público-alvo
Embora ambas as plataformas sejam populares entre mulheres, o público-alvo do Instagram é mais amplo, incluindo homens e mulheres de todas as idades. Já o Pinterest tem uma base de usuários predominantemente feminina e não vemos muitos adolescentes por lá.
Compartilhamento
No Instagram, os usuários podem compartilhar conteúdo diretamente em seu feed de notícias ou nos stories, e é possível adicionar hashtags para aumentar a visibilidade do post.
No Pinterest, o compartilhamento de imagens e vídeos é feito como Pin Padrão ou Idea Pin e é preciso ter uma conta business para criar seus próprios conteúdos, nos perfis pessoais é possível apenas salvar e compartilhar.
Uso comercial
O Instagram é amplamente utilizado por marcas e empresas como ferramenta de marketing, com opções de publicidade e recursos para vendas online.
Já o Pinterest é muito conhecido por ser utilizado por criadores de conteúdos e empresas para gerar tráfego orgânico para seus blogs e sites. E, de um tempo para cá a plataforma tem investido cada vez mais em novas ferramentas, agora já é possível montar um catálogo para vender seus produtos físicos e os criadores de conteúdo também já estão fazendo Pins em parcerias com marcas, as famosas publis chegaram ao Pinterest e assim trouxeram mais uma maneira de monetizar conteúdos digitais.
Resumindo, enquanto o Instagram é uma rede social mais focada em conteúdo visual e que gere conexões entre os usuários, o Pinterest é uma plataforma de descoberta e inspiração de ideias, com um público mais específico e uma abordagem diferente para o compartilhamento de conteúdo.
Pensando em mundo ideal, uma ótima estratégia é usar o Instagram para compartilhar bastidores, mostrar processos e criar conexões com o seu público, e, usar o Pinterest para mostrar como o seu trabalho pode ajudar e inspirar outras pessoas e atrair tráfego orgânico para o seu site.
E aí eu te pergunto: Pinterest e Instagram, qual deles você mais usa para divulgar o seu trabalho?
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