As postagens no Pinterest são chamadas de pins e hoje vou te mostrar como criar…
Quer saber o que é essa tal de Persona que todo mundo fala aqui na internet? Fica aqui comigo e vou te ajudar a desvendar este segredo e definir a sua.
Imagine criar uma obra-prima, mas sem saber para quem a está criando, seu blog e conteúdo são suas obras-primas, e sua audiência é seu público. Por isso, se você sonha em ser uma blogueira de sucesso, o primeira passo é entender quem é sua audiência e a persona é a chave para desvendar esse enigma.
Uma persona é uma representação semi-ficcional do seu público ideal, é uma criação com base em dados reais e hipotéticos que vão te ajudar a entender melhor quem são seus leitores, as pessoas para quem você cria os conteúdos. A persona é uma peça vital de qualquer estratégia de marketing, pois direciona todo o seu conteúdo, mensagens e esforços para atender às necessidades e interesses do seu público.
A persona é o alicerce de todas as decisões de marketing e conteúdo, ela ajuda você a:
Definir uma persona envolve pesquisa e reflexão, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e para te ajudar, preparei um passo a passo:
Passo 1: Coleta de Dados
Comece coletando dados demográficos, como idade, sexo, localização geográfica e nível de educação. Isso fornece uma base sólida.
E se você se pergunta se essas informações importam, sim, elas importam. Basta pensarmos o quanto as diferenças de sexo, idade e região onde moramos impactam na forma em que vivemos e nas nossas escolhas de consumo.
Passo 2: Comportamento Online
Analise o comportamento online do seu público. Onde eles passam seu tempo? Em quais redes sociais eles são ativos? Isso ajuda a determinar os canais de marketing mais eficazes para você divulgar o seu conteúdo e atrair mais leitores para o seu blog e clientes que vão contratar seus serviços ou comprar seus produtos.
Passo 3: Necessidades e Desafios
Entenda as necessidades e desafios da sua audiência. O que os mantém acordados à noite? O que eles estão buscando online? Isso ajuda a identificar como você pode ajudar a sua audiência e quais os tópicos de conteúdo relevantes.
Passo 4: Objetivos e Valores
O que sua persona deseja alcançar? Quais são seus objetivos a longo prazo? Quais são seus valores e crenças? Isso ajuda a moldar suas mensagens de marca, como você se comunica com essas pessoas é uma coisa que vai influenciar diretamente no sucesso, ou não, do seu projeto.
Passo 5: Criar a Persona
Com base nos dados coletados, crie sua persona. Dê a ela um nome, uma foto (encontrada online ou de uma coleção de imagens de banco) e uma história. Torne-a o mais realista possível, isso vai te ajudar na hora de criar conteúdos e traçar metas.
Em alguns casos, você pode ter mais de uma persona. Segmentar seu público ajuda a criar conteúdo altamente direcionado. Por exemplo, se você tiver um blog sobre saúde, pode ter uma persona para entusiastas de exercícios e outra para mães ocupadas que procuram dicas rápidas de bem-estar. Um outro exemplo é este blog, eu falo com blogueiras e com empreendedoras que criam seus conteúdos.
Sua persona deve orientar todas as decisões de marketing e conteúdo:
As pessoas mudam, e sua persona também deve evoluir, por isso, regularmente, revisite suas pesquisas e faça ajustes. À medida que seu blog cresce e se transforma, você muda e a sua audiência deve refletir essas mudanças.
Definir e usar uma persona é uma prática fundamental para qualquer blogueira, funciona como um guia que ajuda a entender melhor e atender às necessidades da sua audiência. Afinal de contas, vamos lembrar que o sucesso não é apenas sobre o que você cria, mas também para quem você cria. É sempre sobre pessoas.
Com uma persona sólida, você pode criar um conteúdo mais relevante e eficaz, construir conexões mais fortes com seus leitores e alcançar seus objetivos de negócios.
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