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O home office é uma coisa que super funciona para mim, mas nem sempre foi assim, aprendi muito e hoje vou compartilhar aqui os maiores erros de quem começa a trabalhar em casa. Passei por todos esses momentos.
Assim como muita gente, eu tive que aprender a trabalhar em casa de um dia para o outro por causa da pandemia. Em um dia a rotina era super agitada, me dividia entre o blog Maria na Cozinha e as aulas de ballet e no outro tive que passar a fazer tudo em casa. Confesso que o cérebro deu uma bugada.
As coisas foram acontecendo, fui me adaptando e aproveitei a oportunidade para migrar de vez para o digital e parar de me dividir tanto.
Já passei por algumas fases trabalhando em casa em tempo integral, hoje tenho um escritório em casa e uma rotina que funciona, consigo trabalhar, cuidar da minha saúde e ter momentos de lazer. Mas até chegar neste ponto, cometi alguns erros e é sobre eles que quero falar.
Se você está começando a trabalhar em casa agora, presta atenção, não precisa passar pelos mesmos perrengues que passei.
Sempre fui muito ativa e nunca achei que correria o risco de me tornar uma pessoa sedentária, mas infelizmente isso aconteceu por uns meses e atrapalhou bastante o meu desempenho trabalhando em casa.
Talvez você não saiba. mas eu era professora de ballet e sempre fiz muitas aulas, até que veio a pandemia e tudo mudou. Não me adaptei a fazer exercícios sozinha em casa, e ainda caí na cilada de achar que quanto mais tempo passasse sentada trabalhando, melhores seriam os meus resultados. Engano total, se a saúde não está boa, nada mais funciona.
Como parei de dançar e já tinha visto que só trabalhar sentada não funcionaria, fui buscar soluções para movimentar o meu corpo e hoje sou muito feliz fazendo aula de funcional de segunda a sexta. Eu durmo melhor e isso melhora a minha concentração e produtividade.
Se você é do tipo que diz que não gosta de fazer nenhum exercício, aconselho a experimentar de tudo até descobrir algo que pelo menos consiga fazer com regularidade. Não precisa virar atleta, mas movimentar o corpo pelo menos 3x na semana é fundamental para cuidar da sua saúde. E vale lembrar que quanto melhor você estiver se sentindo, mais produtiva vai ser.
Muita gente fala que para trabalhar em casa precisa ter disciplina, eu acho que precisa é de rotina.
Organize o seu dia, a sua semana e estipule horários, acordar, comer, trabalhar, descansar, se exercitar, coloque cada coisa no seu tempo e siga uma rotina.
Não precisa pular da cama às 5:00 da manhã, eu até acordo cedo, mas antes de o sol nascer já acho um exagero, é o tipo de coisa que não funciona para mim. Como você acha melhor começar o dia? Para mim o ideal é fazendo exercícios ou usar a parte da manhã para estudar.
Faça as suas refeições sempre nos mesmos horários, isso também te ajuda a ter momentos de pausa, o que faz muito bem.
Inclua os exercícios nesta rotina e seja fiel a ele, nada de inventar desculpas. Sei que imprevistos acontecem e está tudo bem, mas a gente sabe muito bem quando é apenas uma historinha para deixar de fazer.
Se for preciso, escreva a sua rotina em um quadro e vá seguindo, no começo pode ser difícil, mas com o tempo o corpo se acostuma. Observe as pessoas que você considera disciplinadas, vai perceber que normalmente elas seguem algum tipo de rotina. A diferença é que para elas isso acontece naturalmente e pode ser que você precise se dedicar um pouco mais para a coisa acontecer.
Não é porque trabalhamos em casa que estamos livres o dia inteiro para resolver tudo para todo mundo.
Você mora com outras pessoas? Deixe claro quais são os horários em que você está trabalhando e que só pode ser interrompida se for algo realmente urgente.
Você tem amigos cheios de tempo livre? Explique você tem responsabilidades e prazos a cumprir no seu trabalho e que não dá para ficar de papo o dia inteiro ou sair para dar vários rolês.
Trabalhar em casa nos permite sim um certo jogo de cintura para remanejar as coisas e poder tirar um dia de folga no meio da semana, ou tomar um café com aquela amiga que não vê há muito tempo. Mas estas devem ser exceções e não a regra. Lembra da tal da rotina?
Você planeja tudo o que precisa ser feito? Não digo apenas de planejar as suas postagens, falo de tudo o que vai fazer no dia, semana, mês.
Uma coisa muito ruim para quem trabalha em casa é acordar e não saber tudo o que precisa ser feito naquele dia, é assim que prazos são esquecidos e perdemos dinheiro.
Cada um se entende melhor de uma forma, eu adoro um planner de papel e escrevo nele tudo o que é preciso ser feito. Em quais conteúdos vou trabalhar no dia, se tenho alguma reunião, live importante de cliente, conteúdos que vão ao ar. Registro tudo e inclusive vou dando em check conforme vou finalizando as tarefas.
Tenho uma amiga que coloca tudo na Agenda do Google, os lembretes de contas a pagar eu coloquei no Notion e tem funcionado muito bem.
Estes são os erros que mais atrapalharam quando passei para o home office, espero de coração que você não precise vivenciar todos eles para aprender.
Você já trabalha em casa? O que você sente que mais atrapalha o seu trabalho?
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