Uma das coisas que o empreendedorismo nos dá é o poder de escolha e neste…
Se você quer se tornar uma empreendedora, se acredita que este é um caminho para uma vida melhor, existem algumas coisas que você precisa saber antes de empreender e que podem até influenciar na sua decisão.
A minha vida profissional sempre foi empreendendo, em diferentes nichos, faço isso há quase 20 anos e uma coisa que sempre observei foi que o mundo do empreendedorismo é frequentemente romantizado, pintado como um caminho de liberdade, realização e sucesso instantâneo. Lindo né?! Mas a realidade é muito mais complexa e exige uma certa maturidade emocional, organização e planejamento para quem deseja trilhar essa jornada.
Ao longo desses anos, adquiri muita experiência com tudo o que vivi e por isso decidi desvendar aqui alguns mitos e apresentar os desafios e recompensas que te esperam ao abrir seu próprio negócio. Meu objetivo é te ajudar a ter expectativas que sejam mais realistas e estar preparada para enfrentar os obstáculos que surgirão no caminho. Sim, muitos obstáculos vão passar pelo seu caminho e isso faz parte do seu crescimento e do seu negócio.
Primeiro de tudo, diga adeus à estabilidade de um salário fixo no fim do mês. Como empreendedora, sua renda estará diretamente ligada ao seu desempenho e à lucratividade do seu negócio. Haverá meses fartos e outros mais magros, e você precisará se adaptar a essa instabilidade financeira.
Inclusive, quando estamos falando de começar um negócio, é preciso estar preparada para nem ter lucro nos primeiros meses. Por isso é tão importante ter um planejamento financeiro.
Empreender exige dedicação integral ao seu negócio, diga adeus ao horário de trabalho das 8 às 5 horas, isso não te pertence mais. Você provavelmente trabalhará muitas “horas extras”, principalmente no início do negócio, quando as responsabilidades recaem sobre seus ombros.
Sobre trabalho, também vale lembrar daquele ditado que diz que “o olho do dono que engorda o gado”, mesmo tendo funcionários, você vai precisar estar presente e trabalhar para o negócio prosperar.
Haverá momentos em que você questionará suas decisões, duvidará de suas capacidades e se sentirá tentada a desistir. É super normal sentir-se desanimada, mas lembre-se: os momentos mais desafiadores são os que te impulsionam para o crescimento.
E, para estes momentos de desânimo, gosto de fazer duas coisas, primeiro é me lembrar do porquê comecei, e, depois, é lembrar do caminho que já percorri, valorizar onde já cheguei. Essas duas ações são ótimas para resgatar aquela motivação inicial e seguir em frente.
Sinto lhe informar, mas, nem todos acreditarão em seu sonho, prepare-se para enfrentar críticas, dúvidas e desconfiança, inclusive das pessoas mais próximas. A chave é manter o foco em seus objetivos e usar a descrença como combustível para provar que todos estão errados.
Você precisa ser a primeira pessoa a acreditar no seu negócio e nos seus sonhos, as outras pessoas, elas vão começar a te apoiar no momento em que os resultados começarem a aparecerem.
Nem tudo são espinhos no caminho da empreendedora. Haverá momentos de grande alegria e satisfação, como quando você alcançar uma meta importante, fechar um novo negócio ou receber o reconhecimento por seu trabalho.
Aproveite estes momentos para recarregar as baterias da sua motivação e ter ainda mais força e vontade de continuar em frente.
Com certeza, a maior recompensa de se tornar uma empreendedora é a realização dos seus sonhos. É ter a liberdade de trabalhar com o que você ama, construir algo do zero e fazer a diferença no mundo são sentimentos indescritíveis.
Eu sempre compartilho sobre como sou muito grata por ter a liberdade de poder organizar a minha rotina da maneira que melhor funciona para mim, sem ter que depender do horário de outras pessoas.
Com todas esses pontos, é possível perceber que empreender não é para todos. É preciso ter resiliência, paixão, foco e uma mente aberta para os desafios. Se você está disposta a se dedicar de corpo e alma, se adaptar às mudanças e superar os obstáculos, o mundo do empreendedorismo pode te oferecer uma vida plena e recompensadora.
Mas tenha sempre em mente que, assim como em outras profissões, terão momentos bons e momentos ruins, os desafios eram aparecer.
Empreender é uma jornada desafiadora, mas também extremamente gratificante. Se você está preparada para os desafios e disposta a se dedicar de corpo e alma, o mundo do empreendedorismo te espera de braços abertos.
Acredite em seus sonhos, trabalhe duro e persista, e você estará no caminho certo para alcançar o sucesso e realizar seus objetivos.
Você conhece a glam? Se você já ouviu falar sobre caixas de beleza, provavelmente já…
Quer saber como ter noites mais tranquilas e acordar com mais disposição no dia seguinte?…
Quer saber como sobreviver ao calor do verão brasileiro? Eu sou de Niterói, no Rio…
Você sabia que atividade física e saúde mental estão diretamente ligadas? E que é cada…
Nos últimos anos a rotina se tornou cada vez mais acelerada e exigente e por…
Você sabia que alimentação e produtividade estão diretamente ligadas e esta pode ser a chave…
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.
Ler mais