Quando falamos de empreendedorismo e marketing de conteúdo, eu admiro e me inspiro em algumas…
O marketing de conteúdo pode ser usado de muitas formas diferentes e aqui vou te explicar exatamente o que é e como aplicar no seu negócio.
Para início de conversa, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que se concentra na criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair e fidelizar um público-alvo específico. Seu objetivo é construir um relacionamento duradouro com o público, gerando confiança e autoridade, e, consequentemente, impulsionar as vendas e o crescimento do negócio.
Viu como ele vale para blogueiras, influenciadoras e empreendedoras que vendem seus próprios produtos? O que você precisa é encontrar a melhor maneira de encaixá-lo na sua realidade e proposta de negócio.
E, para te ajudar, preparei este guia com tudo o que precisa saber sobre como usar o marketing de conteúdo de forma estratégica para alcançar seus objetivos seja como blogueira e/ou empreendedora.
O marketing de conteúdo vai além da simples criação de conteúdo, é uma estratégia que visa atrair, engajar e converter leads em clientes. E, quando falamos em conteúdo, ele pode ser um artigo de blog, ebooks, vídeos, infográficos, podcasts, webnars e as postagens das redes sociais.
Investir neste tipo de conteúdo pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, como: aumentar o tráfego para o seu site ou blog, gerar leads e aumentar as vendas, fortalecer sua marca e posicionamento como especialista, criar um relacionamento mais duradouro com seu público e até aumentar o ROI (retorno sobre investimento) da sua empresa.
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar a alavancar o seu negócios, é preciso saber como criar conteúdos estratégicos e que vão ajudá-la a alcançar os objetivos desejados.
Para começar, a primeira coisa que você precisa é saber quem é o seu público-alvo, quem são as pessoas que você deseja alcançar com o seu conteúdo. Para isso, uma coisa que pode te ajudar é criar algumas personas, que funcionam como “personagens” que representem os principais tipos de clientes (ou seguidores) que você deseja atrair.
Feito isso, vamos para o segundo passo que é definir seus objetivos, aquilo que você deseja alcançar com seu marketing de conteúdo.
Já sabe quem é o seu público e quais os objetivos deseja alcançar, então está na hora de pesquisar por temas que sejam relevantes para a sua audiência e que se conectem com a mensagem que você deseja passar. Uma dica, conteúdo bom é aquele que ajuda o público de alguma forma, nem que seja fazendo a pessoa rir ou parar para refletir sobre alguma coisa.
Agora organize a sua pesquisa e crie um calendário editorial com todas essas ideias que reuniu, aproveite e faça um planejamento não só de quando vai postar, mas também de quando vai produzir. Se tem uma coisa que faz diferença no marketing de conteúdo é o planejamento, quando temos tempo, conseguimos produzir com mais calma e melhor.
Conteúdo feito, é hora de divulgar e você pode fazer isso de diversas formas possíveis, além do canal onde vai publicar, ainda aconselho a divulgar em outras plataformas. Um exemplo, os conteúdos aqui do blog, eu também divulgo no Pinterest, Instagram e crio Web-stories, tudo com o objetivo de atrair o maior número possível de leitores.
A grande questão do marketing de conteúdo é saber aproveitar todas as suas possibilidades e para isso tenho algumas dicas que me ajudam bastante e também já ajudaram muitos clientes com os quais trabalhei.
Primeiro de tudo, seja autêntica e mostre a sua personalidade, essa coisa de ficar tentando imitar fulana ou cicrana não funciona e uma hora o personagem cai. Pense também em usar uma linguagem que seja clara e objetiva, não adianta querer encher linguiça e enrolar a audiência, as pessoas se cansam.
Use e abuse do poder do storytelling e conte histórias que se conectem com o seu público, podem ser histórias suas, dos seus clientes ou até situações com as quais você se identificou. Aproveite também estes momentos para gerar mais interações com o seu público, traga eles para a conversa e sempre responda os comentários e mensagens.
E, por último, lembre-se de usar as ferramentas de análise de cada plataforma para entender o que performa melhor, ou não, com o seu público. Avalie e reorganize a estratégia sempre que considerar necessário.
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa que pode ajudar blogueiras e empreendedoras a alcançar seus objetivos de negócios. E, ao seguir essas dicas e criar um conteúdo estratégico, você aumentará as suas possibilidades de atrair novos clientes, fidelizar os já existentes e construir um negócio de sucesso.
Comece hoje mesmo a implementar o marketing de conteúdo em seu negócio!
Compartilhe nos comentários quais são seus objetivos com o marketing de conteúdo e quais ferramentas você pretende usar.
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