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O que deve ter na barra lateral de um blog de sucesso

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Você quer ter um blog de sucesso? Ter uma barra lateral estratégica vai fazer muita diferença no desempenho do seu blog e te ajudar a manter os visitantes por mais tempo no seu site.

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Para começar, você sabe o que é barra lateral? É aquela famosa sidebar, que fica na lateral direita ou esquerda do seu blog, uma parte muito importante do site e ter alguns itens estratégicos ali vai te ajudar a melhorar o SEO do seu site e ainda manter o leitor por mais tempo com você.

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Infelizmente algumas blogueiras ainda ignoram os poderes da barra lateral e acham que ela só funciona para incluir anúncios, deixando de aproveitar as diferentes possibilidades que temos ao incluir os links e banners certos.

O que deve ter na barra lateral de um blog de sucesso

Caixa de pesquisa

A caixa de pesquisa vai ajudar o seu leitor a já fazer as pesquisas e encontrar resultados que o ajudem a ir direto no assunto que estão procurando.

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Vou te falar que já entrei em blog que não tinha caixa de pesquisa e fui embora porque me deu até preguiça de procurar o que queria. Não deixe isso acontecer, facilite o máximo possível a experiência do leitor para que ele fique com você por horas e ainda volte sempre.

“Sobre mim”

O “sobre mim” já mantém ali um pequeno resumo sobre você e, ao chegar, já sabemos quem está criando aquele conteúdo. Desta forma, a pessoa não precisa ir até a página sobre para já ter informações básicas sobre quem está do outro lado.

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Funciona como se fosse a bio do Instagram e ajuda muito.

Links para redes sociais

No mesmo plug-in que faço o “sobre mim” já incluo os links para meus outros canais, como Instagram e Pinterest. Você pode colocar todas as suas redes e usar outros plug-ins que dão até mais destaque para estas informações.

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O importante é mostrar que tem outros canais de contato e já deixar o link disponível para o leitor, quanto mais a pessoa se relacionar com você e consumir seu conteúdo em diferentes plataformas, melhor.

Web-stories

Os Web-stories são os novos queridinhos do Google, uma versão um pouquinho diferente do Instagram e que é ótimo para divulgar os posts do blog e atrair uma audiência que consome o aplicativo do Google.

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Além de publicar na rede, você também tem a opção de incluir este widget na sua barra lateral e deixar mais um formato de conteúdo disponível para o leitor consumir.

É claro que devemos aproveitar essa visibilidade, usar a criatividade e criar carrosséis incríveis para divulgar ainda mais o nosso trabalho.

Categorias do blog

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Tenha uma lista com as categorias do seu blog já ali na barra lateral, isso vai ajudar o leitor a chegar com mais facilidade nos assuntos que ele tem interesse.

No caso do meu blog de receitas, o Maria na Cozinha, já deixo bem a mostra que a pessoa pode escolher só visualizar as receitas com frango, frutos do mar, bebidas e outras. Isso é algo que facilita a vida de quem chega e a ajuda a diminuir a temida taxa de rejeição.

Link de inscrição para lista de e-mails

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Vamos entender uma coisa, em tempos digitais, quem tem leads é rico, então, ter um banner com link para uma isca digital ajuda a atrair mais leads para a sua lista de e-mails, esse contatos valem ouro.

Você também pode ter uma caixa básica já dizendo que é para a pessoa se inscrever na lista de e-mails e pronto, o importante é ter algo que leve a pessoa a te dar o e-mail dela.

Links para vendas de produtos (próprios ou como afiliada)

Está vendendo algum produto ou é afiliado? Deixa logo um banner bem bonito com o link para a página de vendas na sua barra lateral. Vamos ser claras, blogueira não vive de luz e devemos aproveitar todas as oportunidades para vender nossos produtos e bancar a vida cara que merecemos.

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Você também pode incluir outras informações na sua barra lateral do seu blog, como tags, posts mais visitados, feed do Instagram e Pinterest, mas estes que listei acima são essenciais. Além de levar as pessoas para links estratégicos, estes itens também melhoraram a experiência do leitos, mantendo ele por mais tempo no seu conteúdo e até melhorando o seu ranqueamento nas ferramentas de buscas.

Quanto mais tempo um usuário passa navegando pelas suas páginas, mais o Google, e outras ferramentas, entendem que o seu conteúdo é relevante e aumentam a entrega nos resultados das pesquisas.

Agora me conta, como está a barra lateral do seu blog? Precisando acrescentar novas informações para ela ficar mais completa?

Maria

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