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Estou sempre buscando leituras que ajudem o meu desenvolvimento pessoal e profissional, e, o livro Mostre seu Trabalho do Austin Kleon me fez refletir sobre muitas coisas, inclusive a maneira como compartilho meu trabalho aqui na rede.
Ao longo dos 10 capítulos, o autor fala sobre temas que fazem parte do universo das blogueiras como o medo das críticas, o processo de evolução do trabalho e a quantidade de seguidores. Posso dizer até que ele dá tapas na nossa cara, aquelas famosas verdades que precisam ser ditas.
Separei 10 passagens que considerei marcante, para você parar por um minuto e também pensar sobre como tem feito o seu trabalho.
“Você não tem que ser um gênio”
Quem foi que disse que precisamos ser um gênio em determinado assunto para falar e ensinar sobre ele? Temos que entender que ninguém sabe tudo e sempre tem alguém que sabe menos que a gente e quer aprender. Compartilhe o seu conhecimento e quando se deparar com algo que ainda não saiba, pesquise e estude sobre o tema.
“O processo é uma bagunça”
Tanto o processo criativo quanto o de evolução, não são linhas retas e sim um emaranhado de caminhos que se embolam.
Não tem essa de caminho de curto e direto, a gente se perde sim, para, pensa e se reinventa, empreender é isso precisamos aprender com cada etapa do processo.
“Ensinar não diminui o valor do que você faz, pelo contrário, aumenta. Quando ensina alguém, você está gerando mais interesse em seu próprio trabalho.”
Infelizmente muita gente ainda tem medo de compartilhar o que sabe por medo de que possam copiar o seu trabalho ou até perder valor de mercado. Mas isso é uma bobagem sem tamanho.
Uma maneira honesta de ganhar dinheiro na internet é cobrando para ensinar à outras pessoas o que você sabe e não precisa ter medo das cópias, ninguém vai fazer exatamente igual a você. Cada um que reproduzir o conhecimento que você passou para a frente vai dar a própria personalidade à ele.
“Se você quer ter, tem que dar. Se quer ser notado, tem que perceber. Cale a boca e ouça de vez em quando. Seja cuidadoso. Seja atencioso.”
Vejo muita gente reclamando que ninguém interage com o conteúdo, que falam sozinhas … mas será que essas pessoas dedicam algum tempo para consumir conteúdo e realmente prestar atenção nas pessoas?
Assim como a vida real, a internet também é uma via de mão de dupla e se você quer ser ouvida, acho melhor começar ouvindo. Inclusive, quando paramos para ouvir a nossa audiência, temos a oportunidade de criar o conteúdo que as pessoas querem consumir.
“Pare de se preocupar com a quantidade de seguidores que você tem na internet e comece a se preocupar com a qualidade deles.”
De que adianta ter um milhão de seguidores se as pessoas não consomem de fato o seu conteúdo?
Quando o assunto é público, o mais importante é qualidade e não quantidade, é um ótimo exemplo disso tem sido o fato de muitas empresas passarem a investir cada vez mais em nano influenciadores, pois o contato com o público acaba sendo mais próximo e qualificado.
“Ser bom no que faz é a única maneira de se tornar influente e fazer contatos.”
Seja boa no que você e as pessoas interessadas no seu conteúdo vão te encontrar, mesmo que isso demore um pouco mais do que gostaria.
“O medo é muitas vezes apenas a imaginação fazendo uma curva errada. Uma crítica ruim não é o fim do mundo.”
Quantas vezes você já deixou de fazer alguma coisa por causa do medo do que os outros poderiam falar? À partir do momento que decidimos compartilhar nosso trabalho com o público, estamos expostos a todos os tipos de críticas e não podemos fazer disso o fim do mundo.
Virão críticas construtivas e que te ajudarão a crescer, e também terão aquelas de quem nunca construiu nada e só sabe falar besteiras. Ignore e siga em frente, não se deixe abalar por este tipo de gente.
“Se gasta sua vida evitando se sentir vulnerável, você e seu trabalho nunca se conectarão verdadeiramente com outras pessoas.”
A vulnerabilidade conecta, nos faz humanos e não devemos ter medo das nossas fraquezas.
Não vá sangrar em tanque de tubarões, só compartilhe aquilo que você consegue lidar, mas lembre-se de mostrar para as pessoas que você é humana, comete erros e possui defeitos.
“Todos temos que superar o romantismos do ‘artista faminto’ e a ideia de que o dinheiro uma vez tocado corrompe intrinsecamente a criatividade.”
Para com essa história de que todo artista é pobre e que não podemos cobrar pelo nosso trabalho, ninguém vive de luz.
Você pode, e deve, cobrar pelo sua arte e isso não vai afetar a sua criatividade.
“Uma vida criativa precisa de mudanças – avançar, correr os riscos, explorar novos horizontes. ‘O risco real é não mudar’.”
Quer criar coisas novas? Sair do lugar comum e se destacar na multidão? Se arrisque, deixa esse medo de lado e se joga no desconhecido.
Estes são alguns dos pontos do livro Mostre seu Trabalho que me fizeram refletir e fiz o link direto com a minha rotina de trabalho que situações que já passei como blogueira.
Assim como o outro livro do Austin Kleon, Roube como um Artista, este também mora no meu escritório e volta e meia dou uma folheada em busca de novas ideias para criar conteúdo.
Ainda não conhece o livro? Clique AQUI e compre agora mesmo o seu exemplar!
Você também já leu o livro? Me conta aqui alguma coisa que aprendeu com ele.
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