A internet não para e devemos estar sempre buscando maneiras de como melhorar o blog,…
Independente de qual seja a plataforma que você use para hospedar o seu site, seja ela paga ou gratuita, tem algumas ferramentas gratuitas que vão te ajudar a melhorar o blog em diversos aspectos.
Se você decidiu levar a sério o seu trabalho como blogueira, é preciso estar sempre atenta com a qualidade do seu conteúdo, o ranqueamento nas plataformas de buscas e a relação com seus leitores. Por isso, preparei uma lista com as ferramentas que mais me ajudam na rotina como criadora de conteúdo, elas são fáceis de usar, você não paga nada e ainda vão te ajudar a otimizar seu tempo.
Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave é algo imprescindível para o sucesso do nosso trabalho e ter aprendido a usar o Ubersuggest logo no início do Maria na Cozinha foi algo que com certeza fez muita diferença para mim.
Antes de começar a escrever o seu artigo, dá uma passadinha lá e confere como anda o ranqueamento da palavra-chave escolhida, você vai ver como são os títulos das postagens em que ela mais aparece, qual o volume de buscas, pode até ser que você encontre um termo melhor para usar e melhorar o seu desempenho no Google.
O Ubersuggest tem uma versão paga e outra gratuita, você consegue fazer até 3 pesquisas por dia sem gastar nada. Esta ferramenta vai te ajudar.
O queridinho de quem não sabe usar o Photoshop, rei nas redes sociais, o canva vai te ajudar a fazer imagens mais bonitas para os seus posts, inclusive a plataforma já oferece imagens nos formatos do Pinterest, stories, 1X1, e outras necessidades que temos no dia a dia.
Assim como outras plataformas, ele também oferece uma opção gratuita e outra paga, confesso que uso a opção paga desde o início de 2020 por uma questão de trabalho e não me arrependo. Mas tenho várias amigas que usam apenas o plano gratuito e já é muito bom.
Eu considero um Google Analytics uma ferramenta essencial para quem quer ter um blog profissional. De maneira gratuita, ele vai te fornecer diversos dados diferentes sobre o site, desde as visualizações até a quantidade de tempo que o visitante passou na página, como ele chegou até ali, o país de onde está acessando e até o tipo de aparelho que usa.
Você pode até achar besteira, mas estas métricas vão te ajudar a melhorar o blog de muitas maneiras diferentes. Um exemplo deles é saber quais são as postagens mais acessadas, para, quem sabe, fazer outras similares.
Aconselho até que você faça o curso que o próprio Google oferece sobre o Google Analytics, é 100% gratuito e vai te ajudar muito.
O Search Console é outra ferramenta essencial para um blog profissional, primeiro que é através dele que você vai dizer para o Google que o site é sua propriedade. Isso ajuda no ranqueamento nas plataformas e ainda te avisa quando existe algum problema de indexação com alguma página.
Outra coisa muito importante são as métricas que ele mostra, um pouco diferente do Google Analytics, este vai te dizer quais termos as pessoas usaram para fazer a pesquisa e chegar no seu conteúdo, também vai te falar quantas vezes o seu site apareceu como resultado de uma buscas e quantas dessas vezes recebeu um clique.
Ter conhecimento dessas métricas vai te ajudar a criar um conteúdo que esteja relacionado com as pesquisas que estão sendo feitas e aumentar as suas chances de receber novos cliques.
Se você quer melhorar o blog, vai ser preciso ter planejamento e organização e para isso eu indico o Notion, a versão gratuita já é incrível.
Comecei na vida de blogueira em 2017 e já usei diversas ferramentas para planejar e organizar o conteúdo e suas métricas. No início usava uma plataforma para cada coisa, ficava doidinha, mas conseguia manter controle de tudo. Até que descobri o Notion e consegui colocar tudo em um só lugar, achei incrível.
Em um só lugar eu tenho um banco de ideias, escrevo meus conteúdos e ainda monto planilhas e listas com o que já foi ao ar e as métricas de cada mês. Eu me apaixonei por ele.
Tem uma frase no marketing digital que diz o seguinte: “Rico é quem tem leads”. Então, para ser uma blogueira rica, você vai precisar montar uma lista de e-mail e usar iscas digitais para isso vai te ajudar muito. Aí que entra o Mailchimp.
Eu sou fã desta plataforma, com a versão gratuita, você pode ter uma lista de 2.000 e-mails, isso é muita coisa, e consegue fazer várias coisas como Pop-up com chamada para inscrição, landing page e até um e-mail de boas vindas que já entrega a sua isca digital. Sem contar o fato de poder agendar e-mails para os seus leads.
Na versão paga tem ainda mais opções, inclusive criar uma jornada de e-mails para seu cliente, ele vai recebendo de acordo com a ordem que você escolher.
E aí? Qual dessas ferramentas gratuitas você já usa? Não precisa pirar e começar a usa tudo de uma vez, comece pelo Google Analytics e Search Console, vá incluindo as outras aos poucos, com o tempo você se acostuma, vira rotina e elas vão te ajudar a melhorar o blog.
Ter um blog profissional pode não ser tão simples como muita gente acha, mas não é nada impossível e com organização e planejamento você vai se tornar uma blogueira de sucesso.
Se você ainda não conhece alguma dessas ferramentas gratuitas, deixe a sua dúvida nos comentários e vou te ajudar!
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