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Faça isso toda vez que for criar um post para o seu blog

Para ter um blog de sucesso não basta apenas ter um bom conteúdo, também é preciso que as pessoas vejam e consumam o que estamos compartilhando. Pensando nisso, preparei uma lista com algumas ações para você fazer sempre que for criar um post para o seu blog.

Vamos pensar no processo como um todo, desde a ideia sobre o tema da postagem até a divulgação. Assim como eu, a maioria das blogueiras acaba fazendo tudo sozinha e para isso é imprescindível que tenhamos um mínimo de organização e vou te falar que criar uma rotina para este processo vai te ajudar bastante. Você pode até organizar as tarefas por dias específicos da semana e ir fazendo como for melhor para você.

Eu, por exemplo, adoro tirar momentos apenas para pesquisar novos temas e alimentar o meu banco de ideias.

Faça isso toda vez que for criar um post para o seu blog

Pesquise sobre palavras-chave relacionadas ao tema

Depois de ter a ideia do tema central do seu post, é aconselhável que faça uma pesquisa sobre as palavras-chave relacionadas para escolher aquela que vá funcionar melhor na sua estratégia de ranqueamento.

Vai por mim, a escolha desta palavra, ou conjunto de palavras, pode ser responsável pelo sucesso ou não do seu conteúdo.

Crie um título atrativo

Agora que você já sabe qual palavra-chave vai usar, crie um título atrativo usando a mesma. Pense em algo que as pessoas olhem e tenham vontade de saber o que você está falando.

Lembre-se que nos resultados de buscas do Google, e outras plataformas, estamos sempre concorrendo com outros criadores que também falam sobre o mesmo temo e quanto mais atraente for o nosso título, a famosa headline, melhor.

Crie um conteúdo que tenha valor

Como blogueiras, nosso conteúdo é a base do nosso trabalho e ele precisa ser tão bom que as pessoas vão querer voltar sempre para saber o que falamos sobre diferentes temas.

Qual é o seu diferencial? Como você ajuda os seus leitores? Está ensinando alguma coisa relevante? Compartilhando informações que fazem diferença para alguém? Pode ser também que esteja inspirando ou entretendo. O importante é deixar aquele gostinho de quero mais para a pessoa querer voltar.

Adicione links internos relacionados ao tema

Sempre que for criar um post pense, consigo relacionar ele com algum outro conteúdo que já postei no meu blog? Fazer estas ligações vai te ajudar a adicionar links internos e esta prática é muito boa para o SEO e também para reduzir aquela tal taxa de rejeição.

Pense, quanto mais tempo o leitor passar navegando pelo seu conteúdo, melhor. Então mostre para ele outros posts que estejam relacionados.

Adicione uma CTA (call to action)

Blog também precisa de CTA e isso vai te ajudar a induzir o leito a praticar a ação desejada.

Você quer um comentário? Ou que ele compartilhe com alguém? Pode ser também que a intenção seja clicar em algum link específico ou se inscrever em uma lista de e-mails.

O óbvio precisa ser dito, as pessoas não conseguem adivinhar o que queremos que elas façam.

Adicione imagens de qualidade

Um blog de sucesso precisa ter imagens e elas precisam ser de qualidade. Independente se são fotos ou imagens criadas para aquele post, é importante que sejam de qualidade e que seduzam o leitor de alguma forma.

Crie uma meta-descrição

Na hora de publicar, você vai precisar de uma meta descrição e vou dar aqui uma dica que aplico nos meus posts e dos meus clientes.

Quando for criar um post já pense no seu primeiro parágrafo como se ele fosse a sua meta-descrição, inclusive, eu costumo usar a mesma frase nos dois momentos e super funciona.

Os dois precisam falar sobre o conteúdo da postagem e ter a palavra-chave, então, otimize o seu trabalho.

Otimize o SEO do post

Sempre otimize o SEO, isso vai fazer muita diferença no seu ranqueamento nos sites de buscas. Use a palavra-chave de maneira inteligente, capriche nas imagens, títulos e tudo o que for necessário para o sinal do Yoast SEO ficar verdinho.

Revise o post

Revise todos os seus textos, inclusive, caso tenha tempo, faça a revisão uns 2 dias depois de escrever o seu post. Aprendi isso em um curso e faz muita diferença, nosso olhar fica viciado e dar este intervalo nos ajuda a encontrar melhor as possíveis falhas e até dar aquela melhorada.

Divulgue o post em suas redes sociais

Post pronto e no ar, agora é hora de divulgar!

Use as suas redes sociais para contar para a sua audiência que tem conteúdo novo no blog e faça um convite para lerem.

Crie Pins que levem para o post

Outra forma de divulgar os seus posts é usando o Pinterest de maneira inteligente e estratégica. Crie diferentes imagens, pode variar a chamada também e post os pins que divulgam o seu link.

Uma coisa que faço e me ajuda bastante é já criar as imagens para o blog nas dimensões do Pinterest e depois é só compartilhar.

Envie para sua lista de e-mails

Sabe aquela lista de e-mails que você criou uma isca digital e as pessoas estão se inscrevendo? Faça um e-mail legal divulgue para esta audiência que tem post novo no blog, dependendo da sua frequência de posts, pode enviar uma chamada semanal convidando as pessoas para conferirem as novidades.

Você pode até achar isso besteira, mas faz muita diferença nas visualizações, faço isso em meus blogs e no de uma cliente, o resultado é muito bom.

Faça uma nova divulgação após 15 ou 30 dias

Uma das coisas que amo no blog é que os conteúdos não “morrem” tão rapidamente como nas redes sociais, eles ficam lá, rodando e atraindo visitantes por uma eternidade. Mas, isso não quer dizer que você não posso criar uma nova chamada para estimular a visitação.

Isso não precisa ser feito apenas neste intervalo de tempo, faça sempre que o assunto discutido no post esteja em alta.

Essas são as práticas que tenho toda vez que vou criar um post novo para um blog meu ou de um cliente. Você pode até um organizar um checklist para te ajudar a lembrar de todos os tópicos, por aqui, com o passar do tempo e muita repetição, as coisas foram entrando no automático.

Agora me conta, qual dessas coisas você já faz sempre que vai criar um post?

Maria

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