Blogueira nova na área e está em dúvida sobre os temas que vai abordar? Se…
Uma pergunta que recebo com frequência é: o que postar no Pinterest? Se você também tem essa dúvida, fica aqui comigo que vou te ajudar.
De acordo com a definição que eles mesmo dão: “O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual que conecta as pessoas com o conteúdo que elas amam através de uma experiência personalizada.”
O que isso quer dizer? Que todo mundo que entra no Pinterest já está a procura de alguma ideia, ou solução, para alguma questão a ser resolvida. Pode ser que o usuário esteja em busca de inspirações para a próxima viagem, ou um look, dicas de maquiagem, skin care, decoração para um ambiente ou evento específico, receitas, trabalhos manuais, finanças, desenvolvimento pessoal e profissional, os mais variados nichos são encontrados por lá. E você precisa atrair a atenção do seu público, mostrando que tem a solução para o problema dele.
A grande questão é como fazer isso em uma plataforma 100% visual.
A primeira coisa que devemos pensar quando vem a dúvida, o que postar no Pinterest, é: como você pode inspirar as pessoas com o seu conteúdo?
Dentro do seu nicho, como você pode fazer um conteúdo que inspire e faça com que o usuário tenha vontade de clicar no seu link para saber mais?
O próprio Pinterest tem uma resposta para isso, o time de pesquisa deles trabalhou com muitos especialistas ao redor do mundo e chegaram a seguinte conclusão: “os Pins mais inspiradores tem um visual interessante, são relevantes, positivos, originais e possíveis de realizar”.
Como assim Maria?
Eles definiram 5 dimensões da inspiração e aconselham que os criadores de conteúdo incluam pelo menos 2 delas em cada Pin criado, independente do formato utilizado.
Visualmente atraente – Pense em usar imagens que sejam bonitas e inspiradoras, use cores que se conectam com a sua marca e humanize os conteúdos.
Original – Crie um conteúdo que tenha a sua cara, que seja único, exclusivo e atual. Inspire as pessoas a descobrirem novas ideias, projetos, possibilidades diferentes.
Positivo – O Pinterest é uma plataforma de positividade e devemos aplicar isso em nossos conteúdos. Crie Pins com mensagens inspiradoras, envolventes e pensando na diversidade.
Relevante – Conte uma história que agregue, inclua título, descrição e tags em seus Pins.
Estimule a ação – Dê ideias que sejam possíveis de serem realizadas, coloque o passo a passo, as instruções necessárias. Ensine algo que o seu leitor possa aplicar e que vá de fato ajudá-lo de alguma forma.
Observando essas dimensões da inspiração, percebemos que não é nenhum bicho de sete cabeças planejar o que postar no Pinterest. O que você precisa é alinhar como fazer um conteúdo que tenha a sua identidade e que possa inspirar e/ou ajudar as pessoas, lembrando sempre de caprichar nas imagens, sejam elas estáticas ou em vídeos.
E aí? Me conta: este conteúdo te ajudou?
Se você tem alguma dúvida sobre como usar o Pinterest de maneira estratégica, deixe a sua dúvida aqui nos comentários e vou te ajudar.
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