Uma das maiores dificuldades de muitas blogueiras é dar conta de muitas redes ao mesmo…
Se você quer ser uma blogueira de sucesso ou usar este formato de conteúdo para divulgar o seu negócio, conhecer as estruturas básicas do blog é fundamental para fazer um bom trabalho.
Assim como eu, vejo muita gente caindo no mundo dos blogs de paraquedas e ir fazendo as coisas meio sem saber qual caminho seguir, sem muita certeza dos processos e itens básicos.
Vamos começar com uma das diversas definições de blog que existem por aí, achei a versão do Wikipedia bem interessante e ela diz o seguinte:
Um blog é um endereço eletrônico com uma estrutura que permite a atualização rápida à partir de acréscimos dos chamados artigos, postagens ou publicações. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta pelo blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política da página.
Alguns perfis publicam comentários ou notícias sobre um determinado tema, outros funcionam mais como um diário online. Um blog comum costuma combinar textos, imagens e ligações para outros sites, páginas da web e mídias que estejam relacionadas com o mesmo nicho. E, a possibilidade dos leitores deixarem os seus comentários e interagir com o autor e outros leitores é outro ponto muito importante deste tipo de formato.
Agora que você já sabe o que é um blog, podemos especificar quais são as estruturas básicas, lembrando que muitas outras coisas podem ser adicionadas.
O cabeçalho é primeira coisa que aparece do blog e ele pode ser de vários formatos, tudo depende do modelo de layout usado e a sua vontade.
O mais comum é uma imagem e/ou o nome do blog.
Este menu costuma ficar logo abaixo do cabeçalho e é aconselhável que tenha alguns links importantes como o de retorno ao início do blog, Página Sobre, Página de Contato, as principais categorias do seu blog (não precisa incluir todas) e, caso você disponibilize algum material gratuito ou venda inforprodutos, uma página com os seus links de vendas.
Descendo mais um pouquinho você encontra os artigos mais recentes do blog ou aqueles que estão fixados por serem mais importantes. Está lançando algum produto novo, divulgando um evento, faça um post e fixe como o primeiro pelo tempo que for estratégico tê-lo ali.
Esta é aquela famosa barra lateral e é uma das estruturas básicas do blog que muitas vezes acaba sendo mal aproveitada. Isso é um erro.
Use este espaço para colocar informações que vão te ajudar a manter o leitor por mais tempo no seu blog, como uma caixa de pesquisa, lista com os posts mais recentes e todas as categorias do blog. Também é um ótimo espaço para divulgar suas redes sociais e produtos.
Aquele que fica lá embaixo, muitas vezes esquecido. Aproveite para colocar links que considere relevantes, a política de privacidade do seu site e link para a página de contato.
Muitos até consideram o pop-up como algo supérfluo na estrutura de um blog, mas o marketing digital me ensinou que por aqui rico é quem tem leads e se você tiver uma caixa que pule na tela do seu visitante, com uma boa chamada e uma isca digital interessante, vai aumentar muito as suas chances de ter uma lista de e-mails sempre em crescimento.
Essas são as estruturas básicas do blog e saber usar cada uma delas a seu favor e usando as técnicas de SEO vai te ajudar a atrair cada vez mais visitas para a sua página. Crie um conteúdo de qualidade, aquele que ajuda e entretêm o seu público e você se tornará uma blogueira de sucesso.
Li o livro “A Coragem de Ser Você Mesmo” da Brené Brown e só posso…
Comecei a cuidar mais da minha pele, testei o sérum hydra glam beauty por um…
Quer saber como criar uma rotina matinal eficaz e deixar seus dias mais produtivos? Vem…
Quer saber como organizar a sua biblioteca virtual no Kindle e melhorar ainda mais a…
Você quer sair da zona de conforto mais tem medo do que pode acontecer quando…
Se você está em processo de emagrecimento e sonhando com um corpo escultural, precisa conhecer…
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.
Ler mais