Empreendedorismo

Como Lidar com Críticas e Feedbacks: Transformando Observações em Crescimento

Você sabe como lidar com críticas e feedbacks? Consegue transformar essas observações em crescimento? Não? Vem comigo que vou te mostrar que até aqueles comentários totalmente aleatórios podem nos ensinar alguma coisa.

Receber críticas e feedbacks faz parte da vida. Seja no ambiente profissional, pessoal ou em nossas relações, as opiniões dos outros sobre nós são inevitáveis. Mas, nem todas as críticas são construtivas e nem todo feedback é válido.

Por isso, aprender a diferenciar e lidar com cada um deles é uma habilidade fundamental para o crescimento pessoal e profissional.

Como Lidar com Críticas e Feedbacks: Transformando Observações em Crescimento

A Importância de Saber Diferenciar

A primeira coisa a se entender é que nem toda crítica é um ataque pessoal. Muitas vezes, as pessoas nos dão feedback com a intenção de nos ajudar a melhorar, mesmo que não consigam fazer isso da melhor maneira. No entanto, também existem críticas destrutivas, que visam apenas magoar ou diminuir.

A grande questão está em aprender a diferenciar entre as duas e reagir de forma adequada a cada uma delas.

Críticas construtivas

  • São específicas e focadas em comportamentos ou ações, e não em características pessoais.
  • Oferecem sugestões para melhoria.
  • São dadas com respeito e empatia.
  • Visam o crescimento e o desenvolvimento da pessoa.

Críticas destrutivas

  • São generalizadas e ofensivas.
  • Atacam a pessoa, em vez de seus comportamentos.
  • Não oferecem soluções ou sugestões.
  • Visam diminuir a autoestima da pessoa.

Dicas para Lidar com Críticas e Feedbacks

Mantenha a Calma

Quando receber uma crítica, antes de qualquer coisa, respire fundo e tente manter a calma. Reagir de forma impulsiva pode levar a mal-entendidos e agravar a situação.

Mesmo que a pessoa esteja te “atacando”, quanto mais calma você estiver, melhor.

Ouça Atentamente

Antes de responder, ouça atentamente o que a outra pessoa tem a dizer. Tente entender o ponto de vista dela e não interrompa.

Por mais nervosa que você fique e tenha vontade de rebater, deixe a outra pessoa terminar de falar.

Faça Perguntas

Se achar que vale a pena, e sentir que algo não ficou claro, peça para a pessoa explicar melhor o que ela quis dizer. Isso demonstrará que você está interessado em entender sua perspectiva.

Separe o Fato da Opinião

Nem tudo o que alguém diz é um fato. Tente identificar o que é uma opinião e o que é um fato concreto. Muitas vezes é apenas uma opinião da outra pessoa e talvez você nem precise levar em conta.

Reflita sobre a Crítica

Após ouvir a crítica, reserve um tempo para refletir sobre ela. Pergunte-se se há algum fundamento no que a pessoa disse. Se não tiver fundamento, apenas siga a sua vida, não gaste a sua energia.

Agradeça pelo Feedback

Mesmo que a crítica seja difícil de ouvir, agradeça à pessoa por ter tomado o tempo para te dar um feedback. Isso mostra que você valoriza a opinião dela, e, nos casos em que for algo que não vale pena ser levado em conta, o agradecimento funciona como uma maneira de finalizar a conversa com elegância e sem atritos.

Foque em Melhoras

Em vez de se concentrar no que te magoou, concentre-se em como você pode usar a crítica para melhorar. Normalmente, quando é algo que pega forte na gente, é porque é uma coisa que de fato precisamos melhorar e por algum motivo estamos negligenciando.

Por isso, aproveite a oportunidade e busque a evolução.

Não Leve para o Pessoal

Nem sempre as críticas são sobre você, às vezes, elas refletem mais sobre a pessoa que as faz do que sobre você. E, é neste momento que você precisa respirar, entender que não é sobre você, agradecer com educação e seguir a sua vida.

Confie em Seu Instinto

Se você sentir que a crítica é injusta ou motivada por má intenção, não se sinta obrigado a aceitar tudo o que a pessoa diz, mas não revide ou brigue. Apenas encerre o assunto com educação e não transforme esta história em um drama.

Busque Outras Opiniões

Se você está insegura sobre como lidar com uma crítica, converse com outras pessoas de confiança. Elas podem te ajudar a ter uma perspectiva diferente e te ajudar a entender se foi algo bom, que vai ajudar no seu crescimento ou não.

Lidando com Críticas Destrutivas

As dicas acima valem para as críticas e feedbacks bons e ruins, mas quando falamos das pessoas que adoram fazer críticas negativas e estão sempre buscando formas de atingir as outras pessoas, cabem algumas dicas extras para lidar com a situação:

  • Limite o Contato: Se a pessoa que te critica constantemente te faz mal, limite o contato com ela.
  • Não Se Deixe Abater: Lembre-se que a opinião de uma pessoa não define quem você é.
  • Busque Apoio: Converse com amigos e familiares que te apoiem e te ajudem a manter a autoestima.
  • Foque em Seus Pontos Fortes: Lembre-se de todas as suas conquistas e qualidades.

Aprender a lidar com críticas e feedbacks é uma habilidade que pode te ajudar a crescer pessoal e profissionalmente. Ao invés de ver essas “observações” como um ataque, veja-as como uma oportunidade de aprender e melhorar. E, ao adotar uma postura aberta e receptiva, você estará mais preparada para enfrentar os desafios da vida e alcançar seus objetivos.

Maria

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