Você sabe como o Pinterest funciona e como ele pode te ajudar a divulgar o…
Quer saber como fiz para as minhas impressões no Pinterest irem de 20k para 300k em apenas 1 mês? Leia este post até o final e confira tudo o que apliquei.
Comecei a trabalhar o Pinterest do Maria na Cozinha em 2019, foi muito estudo, muitos testes e aos poucos fui encontrando um caminho. Em 2020 cheguei no auge do meu perfil, atingi a marca de mais de 2M de impressões, foi quando o blog chegou a ter mais de 100.000 visualizações por mês, sendo mais 60% vindo do Pinterest.
Continuei seguindo a estratégia, mas a plataforma começou a fazer algumas atualizações, incluir novos formatos de postagens e pins patrocinados. Na mesma época comecei a atender como social media e as coisas declinaram. Foquei em outros projetos, não estudei as novas atualizações e os números começaram a cair drasticamente. Confesso que isso acabou me desmotivando e até deixei o perfil quieto por um tempo.
Muita coisa aconteceu e no final de 2021 voltei a mergulhar no mundo dos blogs, criei o Maria Mandarino e passei a atender mais clientes de blog e Pinterest do que Instagram, fui estudar sobre as atualizações e usar as minhas contas para testar todas as novidades.
Em fevereiro eu já tinha entendido que precisava investir nos Idea Pin para aumentar as minhas impressões, e continuar a fazer os outros Pins para compartilhar links que levassem tráfego para os meus blogs. A minha dúvida era como fazer isso.
Em março participei do Programa de Aceleração para Criadores do Pinterest, tive a oportunidade de uma consultoria individual com a equipe e lá fui aplicar tudo o que tinha sido sugerido.
Primeiro comecei a fazer dois Idea Pins semanais, aproveitei alguns carrosséis antigos do Instagram, redimensionei para o formato certo (o mesmo formato dos stories) e postei.
Depois de duas semanas mudei a estratégia.
Passei a postar 3 Idea Pin por semana, faço um com dicas de receitas relacionadas com um tema específico (x receitas de bolo, x receitas para o café da manhã, x maneiras de preparar cenoura…) e um com dicas de culinária, aproveito algum post do blog (dicas para montar um cardápio semanal, como deixar a fritura sequinha e crocante …).
Só para registrar, eu não desperdiço o meu tempo, já aproveito o mesmo carrossel que faço para o web-story e posto nos mesmos dias, segunda, quarta e sexta. Ainda vamos conversar sobre os web-stories por aqui.
Nos dois carrosséis que faço com dicas de receitas, já faço imagens para receitas específicas, aproveite estes mesmos cards e agendo com link para o blog, desta forma posto Pins diários, todos os dias tem pelo menos 1 pin que direciona o público diretamente para a minha página, deixo vários agendados de uma vez. Outra coisa que também faço é compartilhar a capa dos carrosséis como Pin e neste caso aproveito para colocar o link do web-story referente.
Também passei a me preocupar mais foi com os títulos dos Pins, estou estudando sobre escrita e Copy e aplicando meus novos conhecimentos. Aproveito que tenho uma lista bem grande de headlines que chamam a atenção, e vou adaptando para o meu tema. Ter um título atrativo ajuda muito na conversão das imagens.
O Idea Pin também te dá a opção de escolher tags relacionadas ao tema, escolha as que estejam relacionadas com o seu nicho e postagem e use com vontade.
Estas são as estratégias que estou usando no perfil do Pinterest e que me fizeram passar de 21.461 impressões em fevereiro para 326.468 impressões em março. Sem contar nos outros números que também cresceram e levaram ainda mais audiência para o meu blog, o números de cliques nos meus links passou de 329 em fevereiro para 4.065 em março.
Estas foram as estratégias que apliquei em março e me trouxeram um resultado muito bom, vou seguir aplicando essas e também testando outras, o Pinterest está sempre trazendo novidades para os criadores de conteúdo e quanto mais você aproveitar, melhores vão ser os seus resultados.
Você já usa o Pinterest para divulgar o seu blog? Me conta aqui como tem sido a sua experiência.
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