Estas 6 curiosidades sobre Niterói vão te surpreender, você vai ver que esta cidade, conhecida…
Já ouviu falar nos Caminhos de Darwin? Não? Então se você curte uma caminhada na natureza e com direito a fatos históricos, vem comigo que vai gostar desta aventura.
Para quem nunca ouviu falar, os Caminhos de Darwin é uma trilha de longo curso com aproximadamente 170 km de extensão, percorrendo paisagens exuberantes entre as cidades de Niterói e Maricá, no estado do Rio de Janeiro.
A trilha leva o nome do famoso naturalista Charles Darwin, que visitou a região em 1832 a bordo do navio Beagle e ficou fascinado com a rica biodiversidade local.
Vou confessar que moro perto desta trilha a vida toda, sempre via as placas mas nunca tinha me aventurado, até que fui convidada para um passeio com o pessoal da academia e me encantei.
A trilha completa se inicia no Parque da Cidade, em Niterói, e termina na Praia de Itaipuaçu, em Maricá, o percurso é dividido em 8 etapas, cada uma com cerca de 20 km de extensão e o trajeto é bem sinalizado e pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo.
Eu moro perto do último trecho, que vai do Engenho Mato (Região Oceânica de Niterói) até Maricá, e foi este que fizemos a caminhada.
Para quem for fazer a trilha completa, ela é considerada de dificuldade moderada, com alguns trechos mais desafiadores e é recomendável ter um bom preparo físico e experiência em trekking antes de se aventurar.
Para quem for fazer os trechos menores da trilha, assim como eu e meus companheiros, é mais tranquilo e o percurso que fizemos tinha até uma criança no grupo, super de boa. Levamos aproximadamente 2 horas para percorrer o caminho com ida e volta, incluindo paradas para tirar fotos e ouvir histórias locais.
Charles Darwin visitou a região em 1832 e fez diversas anotações sobre a flora e fauna local, seus estudos na região contribuíram para o desenvolvimento da teoria da evolução das espécies, e ao longo da trilha, é possível encontrar diversos pontos que foram visitados por Darwin.
No trecho que fica entre o Engenho do Mato e Maricá, existe uma casa no meio da trilha em que é possível ver algumas animais empalhados, um mapa da trilha e até conversar com guias e ouvir as histórias do local. Além da passagem de Darwin, existia uma grade fazendo de cana na região e com elas muitas histórias.
Antes de iniciar a trilha, aconselho fazer um bom planejamento e leve em consideração seu preparo físico, o tempo disponível e as condições climáticas. Divida os trechos e faça em dias diferentes.
É recomendável levar água, comida, protetor solar e repelente de insetos. Outro ponto importante são as regras de conduta da trilha, pedestres e ciclistas precisam dividir o mesmo espaço com respeito e lembre-se de respeitar o meio ambiente.
Para quem vem de outras cidades, há diversas opções de hospedagem tanto em Niterói como em Maricá, você pode escolher entre hotéis, pousadas, hostels e até camping.
Uma dica para quem vier na alta temporada, reserve com antecedência, a região fica cheia durante os meses do verão, já que também temos belas praias como pontos turísticos.
Site oficial dos Caminhos de Darwin: https://www.geoparquecostoeselagunas.com/caminhos-de-darwin/
Os Caminhos de Darwin oferecem uma oportunidade única de conhecer a rica biodiversidade da região de Niterói e Maricá e seguir os passos de um dos maiores naturalistas da história. É uma ótima oportunidade de fazer um passeio histórico e apreciar as belezas da natureza.
Se você também está querendo saber como equilibrar vida pessoal e profissional, vem comigo e…
Li o livro “A Coragem de Ser Você Mesmo” da Brené Brown e só posso…
Comecei a cuidar mais da minha pele, testei o sérum hydra glam beauty por um…
Quer saber como criar uma rotina matinal eficaz e deixar seus dias mais produtivos? Vem…
Quer saber como organizar a sua biblioteca virtual no Kindle e melhorar ainda mais a…
Você quer sair da zona de conforto mais tem medo do que pode acontecer quando…
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.
Ler mais