Empreendedorismo

As melhores práticas para criar vídeos para o Youtube

Se você está pensando em criar vídeos para o Youtube ou já cria e quer melhorar a qualidade deles, precisa conferir este post até o final.

O YouTube é uma das plataformas de mídias mais populares do mundo, com bilhões de usuários ativos assistindo a bilhões de horas de vídeos todos os dias. Com tantas pessoas assistindo vídeos no YouTube, criar conteúdo neste formato se tornou uma necessidade para muitos criadores de conteúdo e empresas que desejam expandir seu alcance e engajamento.

No entanto, criar vídeos de qualidade para a plataforma pode ser um desafio para muitos, especialmente para aqueles que estão começando e não sabem qual primeiro passo dar. É por isso que é importante saber quais são as melhores práticas para criar vídeos que sejam atraentes e de alta qualidade que irão cativar a audiência e mantê-la engajada com seu conteúdo.

Decidi compartilhar aqui as melhores práticas para criar vídeos para o YouTube, independentemente do seu nicho de conteúdo, essas dicas e estratégias irão ajudá-la a criar vídeos atraentes que irão se destacar e atrair mais inscritos e visualizações para o seu canal. Aprenda como escolher o equipamento certo, como escrever roteiros eficazes, como otimizar seus vídeos para SEO, como promover seus vídeos em outras plataformas de mídia social e muito mais.

Mas, antes de começarmos, quero que você lembre de uma máxima da internet, comece antes de estar pronto, mesmo que você não consiga colocar tudo em prática já de cara, escolha as suas batalhas e se joga. Por favor, não se trave e deixe de começar por não ter tudo “perfeito”. Os meus vídeos estão longe de serem perfeitos, mas sei que melhoram a cada dia e continuo o meu trabalho.

Clique AQUI e confira o meu canal no Youtube.

As melhores práticas para criar vídeos para o Youtube

Conheça o seu público

Antes de começar a criar um vídeo, é importante que você conheça o seu público. Saiba quem são as pessoas que assistem aos seus vídeos e quais são seus interesses. Com essa informação, você pode criar conteúdo que seja relevante para a sua audiência e assim atrair cada vez mais inscritos para o seu canal.

Clique AQUI e veja como descobrir qual é o seu público-alvo.

Defina o objetivo do seu vídeo

Qual é o objetivo do seu vídeo? Você está tentando educar o seu público sobre um tópico específico? Ou você está tentando vender um produto? Definir o objetivo do seu vídeo é importante porque ajudará você a determinar o tipo de conteúdo que deve ser incluído.

Essa é uma questão que acaba atrapalhando muito gente, o fato de não ter clareza sobre os objetivos do canal e de cada vídeo. Vai ser mais fácil crescer e ter resultados se você souber onde quer chegar com o seu conteúdo e como vai fazer isso.

Planeje seu vídeo

Antes de começar a gravar, é importante que você planeje o seu vídeo. Isso inclui a criação de um roteiro, definir a duração do vídeo e decidir quais equipamentos serão necessários para gravar.

Lembro muito bem quando comecei o meu canal, na época eu filmava minhas receitas e a preparação começava na escolha dos pratos que seriam gravados, depois tinha a lista de ingredientes, ida ao mercado… e por aí em diante.

Crie um título atraente

O título do seu vídeo é a primeira coisa que as pessoas verão. Um título atraente e relevante pode ajudar a atrair mais visualizações para o seu vídeo. Certifique-se de que o título reflita o conteúdo do vídeo e seja atraente o suficiente para que as pessoas queiram clicar para assistir.

Também é bom lembrar que o Youtube é um canal em que as técnicas de SEO fazem diferença nos resultados e ter a palavra-chave do seu conteúdo neste título é muito importante.

Crie uma miniatura atraente

A miniatura do seu vídeo também é importante. É a segunda coisa que as pessoas verão depois do título. Certifique-se de que a miniatura seja atraente e represente o conteúdo do vídeo.

Você pode fazer uma pesquisa para dar um olhada nas imagens que mais fazem sucesso no seu nicho para ter ideias de como montar as suas. Outra dica é seguir uma identidade digital e não sair fazendo capas aleatórias que falam entre sim.

Use iluminação adequada

A iluminação é uma parte crítica da produção de vídeo e pode fazer ou quebrar a qualidade do seu conteúdo. Se possível, procure gravar seus vídeos em um local com muita luz natural. Se não for possível, certifique-se de que está usando iluminação adequada, como lâmpadas com temperatura de cor neutra ou branca.

Ainda não tem grana para comprar materiais de iluminação? Grave de frente para uma janela e escolha um horário de boa iluminação.

Grave em um local silencioso

O áudio é tão importante quanto a qualidade da imagem. Grave em um local silencioso e, se possível, use um microfone externo para garantir que a qualidade do som esteja excelente.

Ainda não tem dinheiro para investir em microfone? Use o seu telefone mesmo e depois faça os investimentos de forma gradativa.

Mantenha a duração do vídeo

Os vídeos mais populares no YouTube são aqueles que têm entre 5 e 10 minutos. No entanto, o tempo ideal para o seu vídeo dependerá do tipo de conteúdo que você está criando. Certifique-se de que o vídeo não seja muito longo e que o conteúdo seja conciso.

Nada de ficar enchendo linguiça para ter um vídeo maior, isso acaba fazendo com que as pessoas não assistam tudo e saiam antes do final do vídeo. Passe a sua informação sem enrolação.

Faça edições profissionais

A edição do seu vídeo é tão importante quanto a gravação. Certifique-se de que a edição seja profissional e que o vídeo tenha um fluxo natural. Você pode usar softwares como o Adobe Premiere Pro ou o Final Cut Pro para fazer edições profissionais.

Calma, não se desespere com a palavra “profissionais” ali em cima, isso é quando estamos falando as melhores práticas, comece com os apps que você usar e vá estudando com o tempo. O capcut tem um versão para o computador que eu uso e gosto muito.

Adicione legendas

Adicionar legendas ao seu vídeo pode ajudar a torná-lo acessível para um público maior. Além disso, as legendas também podem ajudar a melhorar a compreensão do conteúdo.

Otimize o vídeo

A otimização de um vídeo para que ele seja encontrado por mais pessoas começa na escolha da palavra-chave que será usada no título, descrição e tags. Além disso, compartilhar seu vídeo em suas redes sociais e pedir para seus seguidores assistirem e compartilharem é uma prática que também ajuda na melhora da entrega, pois o algoritmo do Youtube vai entender que é um bom conteúdo e aumentar a entrega orgânica.

Seguindo essas práticas você pode criar vídeos incríveis para o Youtube e aumentar o alcance e o engajamento do seu canal. Também vale de sempre monitorar e avaliar o desempenho dos seus vídeos para saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Mas lembre-se sempre de não ficar presa a um ideal de perfeição e deixar que isso te trave e te impeça de começar. Dê o primeiro passo, faça o melhor com o que você tem hoje e verá que com o tempo, prática e dedicação, você pode se tornar um criador de conteúdo de sucesso no YouTube.

Agora me conta, você já cria vídeos para o Youtube ou está pensando em começar?

Maria

View Comments

Recent Posts

Como Criar uma Rotina Matinal Eficaz

Quer saber como criar uma rotina matinal eficaz e deixar seus dias mais produtivos? Vem…

15 horas ago

Como Organizar Sua Biblioteca Virtual no Kindle: Dicas para Uma Leitura Mais Prazerosa

Quer saber como organizar a sua biblioteca virtual no Kindle e melhorar ainda mais a…

2 dias ago

Sair da Zona de Conforto: Como Enfrentar Seus Medos e Crescer

Você quer sair da zona de conforto mais tem medo do que pode acontecer quando…

3 dias ago

Mitos e Verdades sobre a Barriga Chapada: Desvendando os Segredos de um Abdômen Definido

Se você está em processo de emagrecimento e sonhando com um corpo escultural, precisa conhecer…

4 dias ago

Afirmações Positivas Funcionam? Desvendando o Poder das Palavras

Será que as afirmações positivas funcionam mesmo ou é história? Leia o artigo até o…

5 dias ago

Esteja, Viva, Permaneça 100% Presente: Um Guia para a Vida que Você Deseja

Já ouviu falar do livro Esteja, Viva, Permaneça 100% Presente do Joel Jota? Não? Então…

6 dias ago