Mario Sergio Cortella é um dos maiores filósofos brasileiros e suas obras, como “Por que Fazemos o que Fazemos?”, nos convidam a uma profunda reflexão sobre o sentido do trabalho e da vida. Não é sobre fazermos só aquilo que gostamos, mas encontrar um sentido no que fazemos e o quanto isso impacta em nossos resultados.
Você anda se questionando sobre a sua vida profissional e não sabe nem por onde começar uma possível mudança? Então você precisa ler o livro “Por que fazemos o que fazemos?” do Cortella, ele vai te ajudar!
“Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço.”
“Temos de trabalhar! Podemos fazê-lo para mera obtenção da sobrevivência ou também como um modo de marcar nossa presença no mundo!”
“Não acredito, de maneira alguma, que a pessoa que sofra demais com a chegada da segunda-feira esteja apenas cansada. Na verdade, ela não está se encontrando naquilo que faz, precisa rever os propósitos que tem para aquilo que está fazendo.”
“Motivação é uma atitude interna. Quais são as minhas razões para fazer o que faço? A resposta revelará a fonte da minha motivação.”
“Uma pessoa motivada faz algo decisivo: ela procura excelência. A expressão latina excellens significa “aquilo que ultrapassa”, “aquilo que vai além”.”
“Não existe decisão sem abdicação. Não existe escolha sem exclusão. Se eu entendo a minha vida como resultante de opção livre, consciente, deliberada, intencional, todas as vezes que escolho, sei que deixo outras coisas de lado.”
“caminhamos para o futuro, com propósito, esforço e alegria, sabendo que ciladas e sobressaltos exigem de nós paciência na turbulência e sabedoria na travessia…”
Essas passagens te fizeram refletir? Agora te convido a ler “Por que fazemos o que fazemos?” e encontrar um propósito em seu trabalho, algo que te faça trabalhar com mais motivação, que faça com que você tenha vontade de buscar a excelência, fazer as pazes com a segunda-feira e ser mais feliz.