Blogueira nova na área e está em dúvida sobre os temas que vai abordar? Se…
Se você quer que o seu blog seja encontrado pelos leitores vai precisar ter um bom ranqueamento no Google e alguns fatores influenciam muito nisso.
Uma das coisas que sempre repito é que não adianta escrever um texto inspirador ou ter fotos incríveis no seu site para que as ferramentas de buscas entendam que o seu conteúdo é relevante e entregue para quem está pesquisando. É preciso otimizar todo o blog, é aí que as estratégias de SEO entram na jogada e você precisa aprender a usar pelo menos as mais importantes.
Para quem usa o Wordpress, assim como eu, já aconselho a instalar o plug-in Yoast SEO, a versão gratuita já é ótima, e ir seguindo todas as suas orientações. Desde quantas vezes a palavra-chave aparece no texto até a quantidade de imagens, os subtítulos e a inclusão de links.
Mas, além disso também é preciso ter atenção com a velocidade de carregamento das suas páginas e a otimização para outros aparelhos além dos computadores, tem muita gente que só usa o celular para acessar a internet e isso faz muita diferença.
Para te ajudar a ficar de olho em tudo isso, preparei esta lista com os 8 fatores que influenciam o ranqueamento no Google e você deve ficar de olho se sonho em ter o seu blog no topo das pesquisas.
A preocupação com a velocidade de carregamento do blog não é apenas para gerar uma boa experiência para o visitante, as ferramentas de buscas também levam este fator em consideração. Se o site anda demorando para carregar, e isso pode acontecer por diferentes fatores, o ranqueamento vai ser prejudicado.
Busque por plug-ins que otimizem as imagens, e todo o blog, para ter uma boa velocidade de carregamento. Alguns sites também fazem análises e até mostrar o que está precisando melhorar.
Não deixe que este fator te impeça de chegar ao topo dos resultados de pesquisas.
O seu blog precisa ser Mobile Friendly! Na hora de fazer a pesquisa, o Google também vai conferir a versão mobile do seu site, e, se ela estiver desconfigurada, impossibilitando que o visitante tenha uma boa experiência, as suas chances de aparecer entre os primeiros resultados vai diminuir bastante.
Para blogs em Wordpress também existem bons plug-ins que já fazem esta otimização automaticamente, você pode inclusive conferir o resultado e fazer as alterações necessárias antes de publicar.
Fique sempre atento a este fator, muitas pessoas só acessam a internet pelos celulares e isso vai fazer muita diferença no sucesso do seu blog.
Incluir links internos nos posts nos ajudam a manter o leitor por mais tempo em nosso blog e isso faz com que o Google entenda que o conteúdo é bom e relevante. Já que o visitante passa bastante tempo navegando por ali.
Direcione o público para outros conteúdos que estejam relacionados ao tema do post, sejam outros posts ou páginas.
A estrutura e organização do seu texto também é outro fator que vai influenciar muito no seu ranqueamento no Google.
O Título (H1) só pode ter um no texto, já os subtítulos (H2, H3, H4…) devem ser usados de maneira estratégica e conter as palavras-chave na medida certa. Além de sinalizar para o Google qual é o tema daquele conteúdo, eles também devem organizar o texto e facilitar a leitura do público.
Esta é aquela pequena descrição que o Google mostra abaixo do título do post e deve ser otimizada e conter as palavras-chave para que o seu conteúdo possa estar entre os primeiros resultados nas buscas.
Outra informação importante é que o nosso amigo Pinterest também usa a meta descrição como um fator de ranqueamento.
A URL (endereço na internet) de cada post deve ser simples, conter a palavra-chave e não ser muito longa.
Nas configurações do blog, você já coloca quais informações vai querer que apareçam na URL e a minha sugestão é que use o nome do blog e o título do post (se for grande, deixe apenas a parte mais importante). Algumas pessoas colocam a data de postagem e/ou a categoria referente, mas usar o título com a palavra-chave vai ajudar a melhorar o seu ranqueamento no Google.
Toda vez que adicionamos imagens nos posts do blog podemos acrescentar mais algumas informações para otimizá-las e ajudar que elas apareçam nos resultados de pesquisas por imagem do Google, mas uma maneira de aparecer para a internet que não deve ser desperdiçada.
Muita gente acredita que o importante é fazer uma boa legenda, mas se enganam e acabam desperdiçando o poder do “texto alternativo” (alt text). Você deve preencher esta informação com a palavra-chave do post, só não exagere, faça isso em 75% das imagens do seu post.
Isso mesmo, a qualidade do seu conteúdo vai influenciar no ranqueamento do seu blog no Google.
Aí você me pergunta, mas como o algoritmo vai saber se o meu conteúdo é bom ou não? Uma das coisas que vai sinalizar isso é o tempo de permanência dos visitantes nas suas páginas, quanto mais tempo as pessoas passarem navegando pelo seu site, significa que estão gostando e o algoritmo vai guardar esta informação.
Por isso, todos os outros fatores são importantes, pois além de mostrar para o Google qual é o tema do seu post, também vão ajudar a manter as pessoas no seu conteúdo por mais tempo. Vamos dizer que é uma bola de neve do bem e devemos usar tudo isso a nosso favor para melhorar o ranqueamento no Google.
Agora me conta, você já anda de olho nestes fatores ou atem algum que está precisando de mais atenção?
Se você também está querendo saber como equilibrar vida pessoal e profissional, vem comigo e…
Li o livro “A Coragem de Ser Você Mesmo” da Brené Brown e só posso…
Comecei a cuidar mais da minha pele, testei o sérum hydra glam beauty por um…
Quer saber como criar uma rotina matinal eficaz e deixar seus dias mais produtivos? Vem…
Quer saber como organizar a sua biblioteca virtual no Kindle e melhorar ainda mais a…
Você quer sair da zona de conforto mais tem medo do que pode acontecer quando…
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.
Ler mais