Empreendedorismo

8 Erros de Quem Começa a Trabalhar com Marketing Digital

Você está começando a trabalhar com marketing digital e já que iniciar com o pé direito? Então fique de olho e não cometa esses erros que são tão comuns e muita gente repete por aí.

O marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para empresas e profissionais que desejam se destacar no mercado online. No entanto, para alcançar o sucesso nessa área, é fundamental evitar alguns erros comuns que podem comprometer seus resultados.

Eu mesma já cometi alguns deles e diariamente vejo muita gente tropeçando no digital por erros que são bobos e simples de serem evitados.

Foi pensando nisso, que decidi detalhar aqui os 8 erros mais frequentes de quem começa a trabalhar com marketing digital, e, trago também algumas dicas valiosas para que você possa evitá-los e construir uma carreira sólida nesse mundo de possibilidades.

8 Erros de Quem Começa a Trabalhar com Marketing Digital (e Como Evitá-los)

1. Não criar lista de e-mails

Uma lista de e-mails engajada tem um valor inestimável para qualquer profissional de marketing digital. Através dela, você pode estabelecer um relacionamento direto com seu público-alvo, nutri-lo com conteúdo relevante e convertê-lo em clientes fiéis.

A sua lista pode ser usada tanto para divulgar conteúdos, sejam eles no seu blog, site ou canal do Youtube, como fazer vendas, seja de produtos próprios ou afiliados.

Para evitar este erro você pode:

  • Oferecer algo de valor em troca do e-mail do assinante: E-books, webinars, cupons de desconto ou materiais informativos são ótimas opções para atrair leads.
  • Criar um fluxo de e-mail nutritivo: Envie conteúdo relevante e segmentado para cada etapa da jornada do cliente, desde o reconhecimento até a fidelização.
  • Segmentar sua lista de e-mails: Divida seus contatos em grupos com base em interesses, comportamentos e necessidades para enviar mensagens personalizadas.

2. Ter apenas uma fonte de renda

Eu sei que no início isso é mais difícil, mas, o quanto antes, diversifique suas fontes de renda. Isso é crucial para garantir a estabilidade financeira no marketing digital, se dá ruim de um lado, o outro salva.

Depender de apenas uma estratégia de vendas, um único produto ou um cliente exclusivo, pode te deixar vulnerável a mudanças nos algoritmos, orçamentos limitados e até dependente de outras pessoas.

Vou confessar que mesmo tendo mais de um cliente, eu já passei pelo perrengue de todos cancelarem os contratos no mês, bateu aquele desespero. Depois outros clientes vieram, o retorno com o blog melhorou e tudo se resolveu.

Para não passar esse mesmo aperto que eu passei, meu conselho é que você explore diferentes fontes de receita, como oferecer serviços de consultoria, vender cursos, fazer parcerias com marcas e explorar as possibilidades que o mercado de afiliados oferece.

Você também pode investir em diferentes plataformas, não só para divulgar o seu trabalho, mas também para aumentar as vendas e até monetizar com anúncios, como o Blog e o Youtube permitem.

3. Fazer tudo ao mesmo tempo

Acredite, tentar gerenciar diversas tarefas e projetos simultaneamente pode levar à sobrecarga de trabalho, à perda de foco e à diminuição da qualidade do seu trabalho. Você não vai dar conta e nada vai funcionar direito.

Antes de sair atirando para todos os lado, defina quais são as suas prioridades, determine quais tarefas são mais importantes e urgentes e concentre a sua energia nelas.

Se o seu orçamento permitir, delegue tarefas que possam ser realizadas por outras pessoas, liberando o seu tempo para que você possa se concentrar naquilo que é mais estratégico e vai trazer melhores resultados financeiros para o seu negócio.

Uma outra dica é usar ferramentas de organização que te ajudem a organizar projetos, tarefas e prazos, eu uso um planner de papel (gosto de anotar diariamente) e o Notion, nele eu coloco todas as informações necessárias para que meus projetos funcionem.

4. Depender apenas de uma fonte de tráfego (pago ou orgânico)

Diversificar suas fontes de tráfego é essencial para garantir um fluxo constante de visitantes para seu site, blog ou perfis das redes sociais. Depender apenas do tráfego orgânico pode fazer com que os resultados demorem um pouco mais, já a dependência do tráfego pago, pode ser caro e instável a longo prazo.

Para diversifica as suas fontes de tráfego você pode:

  • Invistir em SEO (Search Engine Optimization): Otimize seu site e conteúdo para os mecanismos de busca para atrair tráfego orgânico gratuito e qualificado.
  • Criar conteúdo de alta qualidade: Publique artigos informativos, vídeos envolventes e outros materiais que atraiam e engajem seu público-alvo.
  • Utilizar as redes sociais: Promova seu conteúdo nas redes sociais para aumentar o alcance e direcionar tráfego para seu site.

5. Focar apenas nas métricas de vaidade

Nem todas as métricas são criadas iguais e vou te falar que para mim, a mais importante é o dinheiro no bolso.

Para que o seu negócio seja lucrativo, é importante focar nas métricas que realmente indicam o sucesso do seu negócio, como taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e valor da vida útil do cliente (LTV). Esses números são os que realmente importante e mostram o seu faturamento e lucro, curtidas não pagam contas.

Para não cair na cilada de ficar de olho apenas nas famosas métricas de vaidade, a primeira coisa que você deve fazer é definir os objetivos do seu negócio. Determine exatamente o que você deseja alcançar ao trabalhar com marketing digital e isso vai te ajudar a ver quais métricas te ajudarão a medir seu progresso.

Sempre fique de olho nas métricas de conversão, monitore a taxa de conversão de diferentes páginas, formulários e CTAs para identificar quais áreas precisam ser otimizadas. Além de analisar o ROI (retorno sobre investimentos) de suas campanhas para saber quais delas trazem os melhores resultados.

6. Esquecer que é sobre pessoas e não sobre números

Trabalhar com marketing digital é sobre conectar-se com pessoas reais e entender suas necessidades e desejos. Criar conteúdo relevante, oferecer um bom atendimento ao cliente e construir relacionamentos genuínos é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Pessoas são mais importantes do que números.

Para lembrar sempre das pessoas, o primeiro passo é conhecer seu público-alvo, pesquise e entenda quais são as reais necessidades, desejos, desafios e pontos de dor da sua audiência. Desta forma, você vai poder criar conteúdos que sejam mais centrados no seu cliente em potencial, que agreguem valor, que resolvam problemas e atendam os interesses de quem está do outro lado da tela.

E, lembre-se sempre de ser humana e acessível, responda a comentários e mensagens, mostre seu lado “gente como a gente”.

7. Não divulgar seu trabalho

Por favor, você começou a trabalhar com marketing digital, faz um ótimo trabalho, agora é preciso divulgá-lo para o mundo. Seja proativo na promoção do seu trabalho e na construção da sua marca pessoal.

Dicas para divulgar o seu trabalho:

  • Crie um site ou blog profissional: Tenha uma presença online sólida onde você possa apresentar seu trabalho, experiência e cases de sucesso.
  • Ative-se nas redes sociais: Publique conteúdo relevante nas redes sociais para aumentar sua visibilidade e atrair novos clientes.
  • Construa sua rede de contatos: Participe de eventos da área, conecte-se com outros profissionais e busque oportunidades de networking.
  • Faça networking online: Participe de grupos do LinkedIn, fóruns online e comunidades relevantes para o seu nicho de mercado.

8. Buscar por uma perfeição inalcançável

Com certeza, a busca incessante pela perfeição é um dos maiores erros de quem começa a trabalhar com marketing digital e isso pode te impedir de colocar o seu trabalho no mundo e te levar à procrastinação.

Lembre-se, o importante é começar, aprender com os erros e ir aperfeiçoando suas estratégias ao longo do caminho. Uma frase que amo e define isso é: “O feito é melhor do que o perfeito”.

Ao invés de ficar guardando as coisas para si por achar que ainda não está perfeito, se joga e vão colocando seu trabalho em prática, compartilhando com o público, aprendendo com os resultados e ajustando de acordo com as necessidades. Para isso, também é bom estar aberta a receber críticas construtivas e utilizar os feedbacks para melhorar e buscar melhores resultados.

E, um conselho de amiga, comece a comemorar as pequenas vitórias. Reconhecer e valorizar os pequenos avanços vai te ajudar a se manter motivada e buscando evoluir a cada dia.

Trabalhar com marketing digital é uma jornada de aprendizado contínuo e que pode te levar a lugares nunca antes imagináveis. Por isso, tenha calma, tente não cometer erros bobos e aproveite os tropeços para aprender e fazer cada vez melhor.

Maria

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