A vida aqui no digital não é molezinha e para ajudar outras blogueiras ocupadas como…
Para quem trabalha em casa, e este é o meu caso, uma das maiores dificuldades é melhorar a gestão do tempo e aqui vou te mostrar como é possível fazer isso com algumas estratégias e ajustes na rotina.
Eu gosto muito de trabalhar em casa porque isso me oferece mais flexibilidade e autonomia, além de não perder horas do meu dia no trânsito, mas é uma situação que para muitas pessoas também pode trazer alguns desafios como a falta de estrutura e a dificuldade em separar a vida profissional da pessoal. E, com certeza, uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem trabalha remotamente é a gestão do tempo.
Afinal, como manter a produtividade e evitar as distrações que um ambiente doméstico oferece?
Como sabemos muito bem que uma boa gestão do tempo é fundamental para otimizar tarefas, aumentar a produtividade e, consequentemente, alcançar melhores resultados. Neste artigo, vou te apresentar 7 dicas para te ajudar a organizar sua rotina e aproveitar ao máximo o seu tempo de trabalho em casa.
A gestão do tempo é uma habilidade essencial para qualquer profissional, mas para quem trabalha em casa ela se torna ainda mais crucial. Ao dominar essa habilidade, você:
Primeiro de tudo, crie uma lista de tarefas diárias ou semanais, priorizando as atividades mais importantes, aquelas que de fato vão te deixar mais próxima de alcançar seus objetivos. Feito isso, defina horários específicos para cada tarefa, incluindo as domésticas e as pausas necessárias. Lembre-se de que você não é um robô.
Por último, relaxe e seja flexível, é imprescindível ficar aberta para adaptar os seu planejamento sempre que for necessário, imprevistos acontecem o tempo e não podemos surtar cada vez que formos surpreendidas.
Como diz o gato do filme Alice no País das Maravilhas, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Sendo assim, estabeleça metas claras e específicas para cada dia e/ou a semana.
Lembra que falei no tópico acima que não somos robôs? Lembre-se disso na hora de estipular as metas, elas devem ser desafiadoras, mas realistas, você deve ser capaz de alcançá-las, mesmo que seja preciso fazer um pouco mais de esforço.
Metas alcançadas? Comemore! Isso ajuda a manter a motivação e ainda alimenta a nossa autoestima, pois vemos que somos capazes de fazer aquilo que nos propomos.
Uma coisa que atrapalha muitas pessoas na hora de melhorar a gestão do tempo é não ter clareza sobre as prioridades das tarefas. Com certeza tem aquelas que são verdadeiramente mais importantes e urgentes e você precisa priorizá-las.
Uma sugestão é usar a Matriz de Eisenhower para visualizar e organizar suas tarefas, desta forma terá mais clareza sobre o que é importante e urgente, importante e não urgente, urgente mas não importante e não urgente e não importante.
Agora que já tem clareza sobre o que precisa ser feito primeiro, concentre-se em uma tarefa de cada vez e fuja das distrações e interrupções.
Vou te lembrar mais uma vez, você não é um robô. Por isso, evite realizar várias tarefas ao mesmo tempo, isso não só pode diminuir sua produtividade como aumentar o risco de cometer erros. Pare e concentre-se em uma única tarefa até terminá-la.
Ao terminar uma tarefa, não comece outra logo em seguida, faça uma pausa, basta levantar por 5 minutos, beber uma água e olhar ao horizonte antes de voltar ao trabalho. Você pode até achar besteira, mas estes 5 minutos vão dar ao cérebro a pausa necessária para ele conseguir dar aquela resetada antes de começar outra tarefa.
Nossa conversa aqui é sobre como melhorar a gestão do tempo trabalhando em casa e para isso, uma das coisas que você precisa fazer é aprender a definir prazos realistas para cada tarefa a ser feita. Não adianta nada colocar intervalos muito curtos, se atrasar e embolar todo o dia, ou, colocar prazos muitos longos e passar longos períodos sem fazer nada porque terminou uma tarefa e ainda não está na hora de fazer a próxima. Falo isso porque quando converso com outras pessoas que também trabalham em casa ouço cada absurdo.
E ainda sobre esta questão do tempo, vou deixar aqui duas dicas de ouro:
Com certeza as distrações são um grande desafio para quem trabalha em casa, principalmente para aquelas que tem crianças. Por isso, a sugestão é criar um ambiente de trabalho livre de distrações, como notificações do celular, televisão e conversas. Trabalhar na sala, no meio de todos é péssimo e você não vai conseguir se concentrar naquilo que precisa ser feito.
Para evitar as distrações virtuais, uma dica é usar aplicativos e extensões que bloqueiem sites e aplicativos que te distraem. Você também pode deixar o telefone longe do alcance de suas mãos, vou falar que já cheguei a deixar em outro cômodo.
Para lidar com a família, converse, deixe bem claro quais são os seus horários de trabalho e peça com carinho para que respeitem seu tempo.
Vou te lembrar mais uma vez, porque eu mesma tive dificuldades com isso quando comecei no digital, seu corpo não é uma máquina e você precisa fazer pausas curtas a cada hora para descansar a mente e corpo. Marque o tempo e levante para beber uma água e fazer um xixi, sua saúde física e mental agradecem.
Além das pausas curtas, estabeleça algumas um pouco maiores ao longo do dia e use-as para se alongar, caminhar ou realizar atividades relaxantes. Você sentirá que após a pausa, irá retornar ao trabalho com mais foco e energia.
Trabalhar em casa pode ser uma experiência gratificante, mas exige disciplina e organização, sem essa dupla você se perde pelo caminho e não consegue alcançar seus objetivos. Ao implementar essas dicas, você poderá melhorar sua gestão do tempo, aumentar sua produtividade e alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
E, tenha em mente que melhorar a gestão do tempo é um exercício diário e por isso você deve se sentir livre para experimentar diferentes técnicas e descobrir quais funcionam melhor para a sua realidade. O mais importante é encontrar um sistema que te permita trabalhar de forma eficiente e produtiva, sem comprometer sua saúde e bem-estar.
Ao investir em uma boa gestão do tempo, você estará investindo em seu sucesso profissional e pessoal.
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