Se você está procurando motivos para incluir as atividades físicas na sua rotina, vem comigo…
Procurando por bons motivos para acabar com a vida sedentária? Então confira estes 7 benefícios de praticar exercícios e veja como eles vão fazer muito bem para a saúde física e mental.
Preciso repetir que a importância da atividade física para a saúde é indiscutível? Acho que não né? Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda ficam buscando desculpas e motivos para não incluir os exercícios em sua rotina. Seja por falta de tempo, motivação ou conhecimento sobre os benefícios, as desculpas são diversas, e muitas chegam a ser até engraçadas.
Mas, assim como faço no perfil do Instagram todos os dias, venho aqui te lembrar que a prática regular de exercícios traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. E para te provar, vou listar 7 benefícios da atividade física que podem te motivar a começar a se movimentar.
Chega dessa vida sedentária e vamos movimentar este corpinho!
A maioria das pessoas desconhecem esta informação, ou simplesmente ignoram mesmo, mas a atividade física é um poderoso antidepressivo natural. Ao praticar exercícios, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar e felicidade, aliviando o estresse e a ansiedade. Além disso, o exercício regular pode ajudar a prevenir a depressão e a melhorar a autoestima.
Também tem a parte social, praticar exercícios em grupo pode te ajudar a fazer novas amizades, o que é muito bom para nossa saúde mental. Eu me divirto na academia, mesmo o meu treino sendo individual, sempre damos pitaco um no treino da outra.
A prática regular de exercícios pode ajudar a reduzir a dor crônica, como a dor nas costas e nas articulações. A atividade física fortalece os músculos, melhora a postura e aumenta a flexibilidade, aliviando a tensão muscular e a dor.
Para com essa história de que não faz exercícios porque sente dores nos joelhos, na coluna e sei lá mais onde, é justamente fazendo o exercício certo para as suas questões que vai parar de sentir dores e ter mais qualidade de vida.
Embora possa parecer contraintuitivo, a atividade física ajuda a relaxar o corpo e a mente, promovendo um sono mais profundo e reparador. O exercício regular regula os hormônios do sono, como a melatonina, e ajuda a reduzir o estresse, que é um dos principais causadores da insônia.
Tá vendo, se você tem problemas para dormir, é justamente fazendo exercícios que vai melhorar a qualidade do seu sono. Mas fique atenta ao escolher a modalidade e o horário da prática, eu sempre aconselho treinos de musculação na parte da manhã, e falo isso como uma professora de ballet de formação e filha de um educador físico.
A atividade física aumenta a circulação sanguínea, o que ajuda a levar mais oxigênio e nutrientes para as células da pele, promovendo a renovação celular e deixando a pele com um aspecto mais saudável e radiante. Além disso, o suor produzido durante o exercício ajuda a eliminar as toxinas do corpo.
Sabe todos esses produtos de skin care que você compra? Se fizer exercícios os resultados vão ser muito melhores, a sua pele vai estar mais saudável e isso ajuda a potencializar o efeito dos cosméticos usados.
Ao se exercitar, você está treinando seu corpo a ser mais eficiente. Com o tempo, você notará que terá mais energia para realizar suas atividades do dia a dia. A atividade física também melhora a capacidade respiratória e cardiovascular, aumentando a resistência física.
Sabe aquele seu desejo de ser uma pessoa mais produtiva? Praticar exercícios vai te ajudar, como você terá mais energia para realizar as tarefas ao longo do dia, isso vai te ajudar a otimizar o tempo. Sem contar que o exercício também melhora a nossa capacidade de focar nas tarefas e aumenta a nossa disciplina para fazer o que precisa ser feito.
Os exercícios físicos são essenciais para fortalecer os músculos e ossos, prevenindo a osteoporose e outras doenças relacionadas ao envelhecimento. Além disso, a atividade física ajuda a melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a capacidade de cognição, nosso cérebro funciona melhor.
Estudos mais recentes também tem mostrado uma relação entre a musculatura das pernas e o bom funcionamento do cérebro, segundo eles, quanto mais a gente desenvolve a musculatura dos membros inferiores, menores as chances de desenvolvermos demências e outras doenças do cérebro na velhice. Vá fazer exercícios para ser uma velhinha que não dá trabalho para os mais novos.
A prática regular de exercícios, combinada com uma alimentação equilibrada, é fundamental para perder peso e manter o peso ideal. A atividade física aumenta o gasto calórico e ajuda a queimar a gordura corporal.
Se contar que, quanto mais músculos tivermos, mais calorias gastamos nas atividades que fazemos. Quer emagrecer? Pense em fazer musculação, quanto mais músculos, melhor.
Mas afinal, como começar a praticar exercícios?
Os benefícios de praticar exercícios são inúmeros e abrangem todos os aspectos da nossa saúde, e, ao se exercitar regularmente, você estará investindo em sua qualidade de vida e em um futuro mais saudável e feliz.
E só para deixar claro, você não precisa se matar na academia para aproveitar os benefícios de praticar exercícios e = ter resultados, encontre algo que te dê prazer e te ajude a desenvolver massa muscular. Comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde e do seu corpo!
Lembre-se: Este artigo tem caráter informativo e não substitui a orientação de um profissional de saúde. Consulte sempre seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
Quer saber como criar uma rotina matinal eficaz e deixar seus dias mais produtivos? Vem…
Quer saber como organizar a sua biblioteca virtual no Kindle e melhorar ainda mais a…
Você quer sair da zona de conforto mais tem medo do que pode acontecer quando…
Se você está em processo de emagrecimento e sonhando com um corpo escultural, precisa conhecer…
Será que as afirmações positivas funcionam mesmo ou é história? Leia o artigo até o…
Já ouviu falar do livro Esteja, Viva, Permaneça 100% Presente do Joel Jota? Não? Então…
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.
Ler mais