Quer saber como se tornar uma pessoa mais interessante e cativar a todos ao seu…
Se você quer ser uma pessoa melhor, isso é um ótimo sinal de maturidade e aqui vamos bater um papo sobre o que podemos fazer em nosso dia a dia em busca de evolução e desenvolvimento pessoal.
Antes de tudo, vamos entender que buscar ser uma pessoa melhor, significa uma busca por aprimorar nossas qualidades e corrigir (ou pelo menos amenizar) nossos defeitos. Dessa forma, não apenas melhoramos nossas relações com as outras pessoas, mas também construímos uma vida mais leve, satisfatória e feliz.
Agora que já estamos na mesma sintonia sobre o que é essa busca por ser uma pessoa melhor, vou compartilhar 6 segredos que me ajudam diariamente e que podem te guiar nessa jornada de autodesenvolvimento pessoal.
O autoconhecimento é o primeiro passo para ser uma pessoa melhor. Isso acontece porque, ao se conhecer profundamente, você compreende seus pontos fortes, suas fraquezas, seus valores e seus desejos. E, é essa compreensão que permite que você trabalhe em suas áreas de melhoria e viva uma vida mais alinhada com seus princípios.
Como praticar o autoconhecimento:
Pessoas proativas não esperam que as coisas aconteçam, elas fazem com que as coisas aconteçam. Ao assumir a responsabilidade por suas ações e resultados, você se torna mais independente e capaz de alcançar seus objetivos.
Saia da sua zona de conforto, pare de esperar as coisas acontecerem e se coloque em ação. Na busca por ser uma pessoa melhor, não tem como ficar esperando que outras pessoas façam tudo por você.
Como ser mais proativo:
Vamos combinar aqui que nem sempre é necessário expressar sua opinião? Muitas vezes, o silêncio é a melhor resposta. Ao reservar suas opiniões para momentos mais adequados, você evita conflitos desnecessários e demonstra respeito pelas opiniões dos outros.
E nem venha com aquele discurso de que somos livres para falar o que quisermos, porque a nossa liberdade acaba exatamente onde começa a liberdade do outro. Então, se o seu comentário vai ofender alguém, guarde para você.
Por que isso é importante:
A lei do mínimo esforço também se aplica à comunicação. Se você não tem nada construtivo a dizer, é melhor ficar quieto.
E aí temos dois pontos a serem analisados, primeiro que não existe a menor necessidade de se fazer comentários que vão diminuir ou desmerecer a outra pessoa. Vai fazer um elogio ou comentário que realmente seja construtivo? Faça! Mas se for para desmerecer ou diminuir um trabalho ou conquista, feche a boca e guarde para você.
Outro ponto é a questão de falar mal dos outros ou espalhar boatos, essa prática não só prejudica sua reputação, mas também gera um ambiente negativo. Sendo assim, se você quer ser uma pessoa melhor, está na hora de parar de fazer fofocas e comentários maldosos.
Os benefícios de ser positivo:
Respeitar o espaço do outro é fundamental para construir relacionamentos saudáveis. Isso significa reconhecer os limites dos outros, respeitar suas decisões e não impor suas opiniões.
Você não concorda com as atitudes da outra pessoa? Ignore. Não concorda com o que estão falando? Se posicione de maneira respeitosa ou ignore. Alguém tomou uma decisão que você acha que não é certa? Ignore também e deixe que o outro lide com as consequências.
Nada é mais chato do que alguém intransigente e que fica tentando impor a sua opinião e vontades para as outras pessoas. Cada um tem as suas próprias escolhas, que estão relacionadas com as suas vivências, respeite para também ser respeitada.
Como praticar o respeito:
A caridade é uma forma de expressar amor ao próximo e de contribuir para um mundo melhor. Ao ajudar os outros, você se sente mais realizado e conectado com a comunidade.
E não precisa fazer nada mirabolante para ajudar outras pessoas, o simples ato de ter mais paciência e doar parte do seu tempo para as pessoas idosas da sua família já vai fazer muita diferença para eles e para você. Depois, comece a expandir este tipo de ato para outras pessoas da sua comunidade, como vizinhos e colegas de trabalho.
São gestos aparentemente simples, mas que importam para quem recebe.
Formas de praticar a caridade:
Como você pode ver, ser uma pessoa melhor é um processo contínuo que exige dedicação, autoconsciência e um pouco de esforço. Mas, ao incluir esse hábitos e práticas na sua rotina, você estará investindo na sua jornada de desenvolvimento pessoal e em busca de uma vida mais feliz e significativa.
E, lembre-se que este é um processo único e individual, tenha paciência com você mesma e celebre cada vitória.
Li o livro “A Coragem de Ser Você Mesmo” da Brené Brown e só posso…
Comecei a cuidar mais da minha pele, testei o sérum hydra glam beauty por um…
Quer saber como criar uma rotina matinal eficaz e deixar seus dias mais produtivos? Vem…
Quer saber como organizar a sua biblioteca virtual no Kindle e melhorar ainda mais a…
Você quer sair da zona de conforto mais tem medo do que pode acontecer quando…
Se você está em processo de emagrecimento e sonhando com um corpo escultural, precisa conhecer…
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.
Ler mais